sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

 MÚSICA
JOÃO CARLOS MARTINS A DETERMINAÇÃO E A LUTA DE UM GRANDE MÚSICO


  JOÃO CARLOS MARTINS O PIANISTA
João Carlos Martins é um grande, ex-pianista brasileiro, de fama internacional, que agora é um grande maestro, reconhecido internacionalmente. João Carlos Martins nasceu em São Paulo, capital do Estado de São Paulo, em 25 de junho de 1940, em uma família de classe média. Ele começou sua carreira de pianista aos 08 (oito) anos, quando seu pai passou a incentivá-lo, já que o menino, João Carlos, já se mostrava um virtuoso pianista. Assim, aos 08 (oito) anos, seu pai o inscreveu em concurso para jovens pianistas, para execuções de composições de Bach. João Carlos venceu o concurso, impressionando em suas apresentações. A partir daí, a carreira do pianista, João Carlos Martins passou a deslanchar rapidamente. Logo, João Carlos Martins, já era internacionalmente conhecido, como um grande pianista. Em 1960, com apenas 20 (vinte) anos de idade,  apresentou-se no Carnegie Hall, em Washington, nos Estados Unidos, onde teve altos elogios da crítica. A partir de então, o grande pianista João Carlos Martins tocou com inúmeras orquestras norte americanas e passou a ser considerado como um dos maiores pianistas do mundo, se apresentando em diversos países. Porém, infelizmente, no auge de sua carreira, João Carlos Martins, passou por um sério problema, quando em um momento de lazer, sofreu um acidente, jogando futebol e teve rompido um nervo da mão direita. Com muita determinação e diversos tratamentos, João Carlos Martins, conseguiu recuperar, parte dos movimentos da mão. Porém, anos depois, adquiriu uma doença chamada de Contratura de Dupuytren, que de novo, atacou as lesões sofridas em sua mão. Mais uma vez, João Carlos Martins, parou de se apresentar e entrou em novos tratamentos. De novo, com muita determinação e muito esforço e ainda, depois de muitos tratamentos, novamente, recuperou os movimentos de parte da mão direita e voltou a se apresentar. Porém, com os problemas sofridos, ele, já não era o virtuose que havia sido. Mas, apesar disso e a despeito de tudo, ainda sim, era considerado um espetacular pianista e voltou a se apresentar em diversas partes do mundo. Porém, mais um revés estava destinado a João Carlos Martins e a sua carreira de pianista. No de 1995, logo depois de se apresentar em um concerto, na cidade de Sofia, capital da Bulgária, João Carlos Martins foi assaltado e agredido, com um violento golpe na cabeça, o que vez com que, mais uma vez ele perdesse os movimentos da mão direita. De novo, João Carlos Martins voltou aos dolorosos tratamentos. Mas, fortes dores na mão direita, só o deixavam usar dois dedos. Assim, tristemente, as três fatalidades seguidas, encerraram a carreira de pianista, do grande João Carlos Martins. Triste e deprimido, João Carlos Martins, se viu obrigado a abandonar os palcos e seus fãs, definitivamente, pelo menos era o que parecia. 
   
 JOÃO CARLOS MARTINS O MAESTRO

Mas, a sorte voltou a sorrir, para João Carlos Martins. Embora, ainda dentro da música, desta vez, a sorte se apresentou de forma diferente. Certa noite, conta o próprio João Carlos Martins, ele sonhou que estava tocando piano, na orquestra regida por com seu amigo, o grande maestro brasileiro, Eleazar de Carvalho. No sonho, Eleazar de Carvalho lhe dizia: “Venha cá, João Carlos, que eu lhe ensino, você pode reger uma orquestra”. A partir do sonho, João Carlos Martins passou a se dedicar aos estudos de maestro. Porém, os problemas nos dedos, o impossibilitavam de segurar à batuta. Mas, o determinado, João Carlos Martins, não desistiu. Aprendeu e se aperfeiçoou em todos os movimentos, executados por um maestro e só com as mãos e sem a batuta, passou a reger e, ainda assim, com todas as dificuldades, ele é hoje em dia, considerado um dos maiores maestros brasileiros e um dos maiores do mundo. João Carlos Martins é sempre convidado para reger grandes orquestras, em apresentações teatrais e em aberturas, ou encerramento de grandes eventos, conforme aconteceu ontem, no grande prêmio Brasil de Fórmula Indy, onde ele regeu a orquestra que executou o hino nacional brasileiro. Essa é a vida e a determinação de um grande músico, de um grande homem e de um grande brasileiro.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
Telescópio da Nasa capta fenômeno espacial apelidado de a 'mão de Deus'



 Mão de Deus


Imagem registrada pelo Telescópio Nuclear Espectroscópico, o NuSTAR, mostra os restos energizados de uma estrela morta, uma estrutura apelidada de “Mão de Deus”, devido ao formato semelhante ao de uma mão. A fotografia, feita a partir de emissões de raios X, mostra uma nebulosa localizada há 17 mil anos-luz de distância da Terra que é alimentada por um pulsar (estrela morta) chamado de B1509. O equipamento que captou o fenômeno é da agência espacial americana, a Nasa.  Segundo a instituição, um dos grandes mistérios deste objeto é a interação específica das partículas do pulsar, que criam a aparência de uma mão – tratada pelos cientistas como uma ilusão de ótica.

Fonte: G1

Maduro renova parte do ministério na Venezuela




 Nicolás Maduro


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (9) "ajustes necessários" no gabinete ministerial, após receber a renúncia de seus ministros para facilitar a renovação do governo. Após a renúncia em bloco do gabinete, durante a tarde, Maduro confirmou a permanência dos ministros da Justiça, Miguel Rodríguez, Defesa, almirante Carmen Meléndez, Comunicação, Delcy Rodríguez, e da Mulher, Andreína Tarazona, além de parte do Comando Estratégico Operacional. O presidente designou Antonio El Potro Álvarez para a pasta dos Esportes, Héctor Rodríguez - ex-ministro da Juventude - para o ministério da Educação Superior; e o general Wilmer Barrientos - ex-secretário da Presidência - para o ministério da Indústria. "São movimentos necessários para ajustar, melhorar a marcha (...) ajustes para seguir com a luta pela paz em nossa pátria e fortalecer nossa Venezuela amada e querida", afirmou Maduro. Durante a tarde, Maduro havia recebido "as cartas de todos os ministros entregando os cargos para facilitar a renovação do governo neste ano que se inicia". Maduro venceu a eleição de abril com uma estreita margem de votos - apenas 1,5% dos votos. O resultado das urnas é, até hoje, contestado pela oposição. Seu primeiro ano de governo foi marcado por um forte aumento da inflação, que encerrou o ano em 56%; pelo aumento do dólar no mercado paralelo ilegal até superar em dez vezes a cotação oficial; além de uma crise no abastecimento. Todos esses problemas foram definidos pelo governo como fruto de "uma guerra econômica da burguesia". O anúncio de Maduro foi feito em um momento de comoção nacional pelo assassinato da ex-miss e atriz Mónica Spear e de seu marido, Thomas Berry, em um país com uma das taxas de homicídios mais altas do mundo.

Fonte: G1

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

CURIOSIDADES
FAMOSOS E EXCÊNTRICOS - ELVIS PRESLEY FARIA SETENTA E NOVE ANOS ONTEM 

Entre muitos famosos excêntricos espalhados por todo o mundo, encontramos o cantor e compositor Elvis Presley, o “Rei do Rock”. 

ELVIS PRESLEY

Elvis Presley se vivo fosse, teria completado ontem 79 (setenta e nove anos), anos, de idade. Elvis Presley, cujo, nome completo, era Elvis Aaron Presley nasceu, em 08 de janeiro de l935, em parto de gêmeos, onde o seu irmão Jessie Garon nasceu morto, na cidade de Tupelo, no Estado do Mississipi, nos Estados Unidos da América do Norte e faleceu, em 16 de agosto de 1977, na cidade de Memphis, no Estado do Tennessee, também, nos Estados Unidos da América do Norte, aos, 42 (quarenta e dois) anos, de idade. Antes da fama, ele, Elvis Presley, foi motorista de caminhão. Em 1955, quando dava os primeiros passos na carreira, Elvis presenteou a mãe Gladys Love Smith, mais tarde conhecida como Gladys Presley, com um magnífico carro, mesmo sabendo que ela não sabia dirigir. Com o sucesso vieram muitos outros carros. Roll Royces, BMWs, Ferraris e Stutz Blackhawks e outros. Mas o Cadillac era sua grande paixão. Dizem que ele teve mais de quarenta desses carros, o mais famoso deles, um FleetWood Special, o qual o cantor trocou a cor azul, por cor de rosa. 

O CADILLAC COR DE ROSA

A excentricidade de Elvis Presley não parava aí, dizem que ele sempre presenteava amigos com Cadillacs, chegando a dar tais presentes a “amigos” muito recentes, de apenas alguns minutos de conversa.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014


Ellen DeGeneres usa black tie no pôster do Oscar 2014

Ellen DeGeneres


A atriz e apresentadora Ellen DeGeneres (série “Ellen”) foi fotografada de black tie para o pôster e fotos de divulgação do Oscar 2014. Além do cartaz, ela estampa quatro fotos da premiação, e numa das imagens aparece ao lado dos produtores Craig Zadan e Neil Meron (ambos da série “Smash” e do filme “Chicago”), responsáveis pela cerimônia. A 86ª edição do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acontecerá no dia 2 de março, em Los Angeles, com transmissão no Brasil pelos canais Globo e TNT.

Fonte: Pipoca Moderna

 

Coreia do Norte publica detalhes sobre aniversário de Kim Jong-un


Kim Jong-un


A Coreia do Norte ofereceu nesta quinta-feira detalhes sobre a celebração do aniversário do líder Kim Jong-un, com a disputa de uma partida de basquete em homenagem ao ditador entre ex-jogadores americanos da NBA e uma equipe norte-coreana em Pyongyang. Por ocasião de seu aniversário, o 31º de acordo com informações não oficiais, Kim compareceu na quarta-feira, junto com sua esposa Ri Sol-ju, ao jogo no Estádio Poliesportivo de Pyongyang entre o conjunto dos EUA e o combinado norte-coreano Hwaebul ("Tocha Flamejante"), segundo a agência estatal KCNA. O maior protagonista no evento, além do próprio Kim, foi o antigo astro da NBA Dennis Rodman, que cantou "parabéns" para o líder na quadra do pavilhão esportivo, segundo o relato da KCNA e imagens da agência divulgadas pela imprensa internacional. A visita de Rodman a Pyongyang é a quarta desde que o ex-jogador americano estabeleceu uma relação de amizade no ano passado com Kim Jong-un. Rodman disse uma vez que o considera como "um grande amigo". Nos dois primeiros períodos do jogo se enfrentaram a equipe norte-coreana e o combinado americano. Já nos dois últimos, foram formadas duas equipes mistas com jogadores de ambos os países, segundo a agência. As fotos da KCNA mostraram a primeira-dama do país ao lado do homenageado Kim Jong-un. Além disso, a agência informou em seu comunicado que dirigentes do alto escalão do regime norte-coreano como Choe Ryung-hae, Park Pong-ju e Kang Sok-ju também assistiram à partida com suas esposas. O jogo de basquete parece ter sido o único evento importante do aniversário do jovem dirigente, uma data que, assim como no ano passado, transcorreu de forma bastante discreta. Isso contrasta com os grandes festejos que a Coreia do Norte dedica todos os anos aos aniversários dos falecidos Kim Il-sung e Kim Jong-il, avô e pai respectivamente do atual dirigente e antigos líderes do Estado comunista fundado em 1948. Por outro lado, o elevado hermetismo de Pyongyang impede que se confirme a idade de Kim, mas a maioria dos especialistas estimam que o ditador acaba de completar 31 anos, o que o transforma em um dos chefes de Estado mais jovens do mundo na atualidade.

Fonte: Portal Terra
CURIOSIDADES

FAMOSOS E EXCÊNTRICOS - ELVIS PRESLEY FARIA SETENTA E NOVE ANOS HOJE 

Entre muitos famosos excêntricos espalhados por todo o mundo, encontramos o cantor e compositor Elvis Presley, o “Rei do Rock”. 

ELVIS PRESLEY

Que se vivo fosse, completaria desta data 79 (setenta e nove anos), anos, de idade. Elvis Presley, cujo, nome completo, era Elvis Aaron Presley nasceu, em 08 de janeiro de l935, em parto de gêmeos, onde o seu irmão Jessie Garon nasceu morto, na cidade de Tupelo, no Estado do Mississipi, nos Estados Unidos da América do Norte e faleceu, em 16 de agosto de 1977, na cidade de Memphis, no Estado do Tennessee, também, nos Estados Unidos da América do Norte, aos, 42 (quarenta e dois) anos, de idade. Antes da fama, ele, Elvis Presley, foi motorista de caminhão. Em 1955, quando dava os primeiros passos na carreira, Elvis presenteou a mãe Gladys Love Smith, mais tarde conhecida como Gladys Presley, com um magnífico carro, mesmo sabendo que ela não sabia dirigir. Com o sucesso vieram muitos outros carros. Roll Royces, BMWs, Ferraris e Stutz Blackhawks e outros. Mas o Cadillac era sua grande paixão. Dizem que ele teve mais de quarenta desses carros, o mais famoso deles, um FleetWood Special, o qual o cantor trocou a cor azul, por cor de rosa. 

O CADILLAC COR DE ROSA

A excentricidade de Elvis Presley não parava aí, dizem que ele sempre presenteava amigos com Cadillacs, chegando a dar tais presentes a “amigos” muito recentes, de apenas alguns minutos de conversa.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire


Prisão imediata do deputado João Paulo Cunha depende da decisão de Cármen Lúcia


João Paulo Cunha


Está nas mãos da ministra Cármen Lúcia a decisão de ordenar ou não a prisão imediata do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no processo do mensalão. Cármen assume o Supremo Tribunal Federal (STF) como presidente interina, enquanto o ministro Joaquim Barbosa está de férias. Barbosa, relator do processo do mensalão, saiu em férias nessa terça-feira (07/01) sem assinar o mandado de prisão e a carta de sentença contra João Paulo, os dois documentos são necessários para que a Polícia Federal prenda o deputado e o encaminhe ao Presídio da Papuda, no Distrito Federal. Segundo a assessoria do STF, os dois documentos, preparados pela secretaria judiciária do Supremo, ficaram prontos na noite de ontem e estão à disposição da ministra Cármen Lúcia, que poderá assiná-los se avaliar que há urgência no caso. Outra alternativa é o ministro Joaquim Barbosa assinar digitalmente, durante as suas férias, o mandado de prisão e a carta de sentença contra João Paulo.

Fonte: Ceará Agora

Ex-astro do basquete canta parabéns para o líder norte-coreano


Dennis Rodman


"Começou de um jeito surreal, aí as pessoas aderiram e baixou um pouco, mas parecia bastante sincero da parte de Rodman", disse Simon Cockerell, guia turístico que assistiu ao jogo em Pyongyang. O "Parabéns a Você", segundo ele, "foi inesperado, provavelmente não planejado". "Kim Jong-un parecia sorrir, mas não parecia esperar." Cockerell, que acompanhava clientes da sua agência Koryo Tours, especializada em Coreia do Norte, disse que a plateia se levantou e aplaudiu Kim por até seis minutos quando ele apareceu com sua esposa. "Dennis Rodman proferiu um discurso charmosamente caótico, onde agradeceu a Kim Jong-un e sua esposa por aparecerem, e aos outros jogadores por terem a coragem de se juntarem a ele nesse ‘esforço de aproximação'." Essa foi a quarta viagem de Rodman a Pyongyang. Nas duas primeiras ele jantou com Kim, com quem diz ter uma genuína amizade, mas na terceira vez não houve encontro com o líder comunista, filho e neto dos primeiros governantes norte-coreanos. A visita ocorre semanas depois da execução do outrora influente tio de Kim, Jang Song Thaek, acusado de traição ao regime. O ex-jogador norte-americano de basquete Dennis Rodman comandou nesta quarta-feira o "Parabéns a Você" para o líder norte-coreano Kim Jong-un diante de uma plateia em Pyongyang, um dia depois de fazer declarações polêmicas durante visita ao país comunista. Rodman é o guia de outros ex-astros da NBA em Pyongyang para a disputa de uma partida de exibição como parte das celebrações do aniversário do "Querido Líder". Acredita-se que o aniversário seja nesta própria quarta, o que não foi confirmado. Tampouco se sabe a idade exata de Kim, estimada em torno de 30 anos. Rodman diz que não pretende interferir na política norte-coreana, mas causou polêmica nos EUA ao insinuar numa entrevista televisiva na terça-feira que o missionário coreano-americano Kenneth Bae é culpado por estar preso na Coreia do Norte. "Se você entender o que Kenneth Bae fez.. Você entende o que ele fez neste país? Por que está prisioneiro neste país?", disse Rodman numa entrevista cheia de palavrões à CNN, e recusando-se a explicar o sentido das suas declarações. Terri Chung, irmã do missionário, disse que a família está "ultrajada" com as declarações do ex-atleta. "Ele está claramente desinformado sobre o caso de Kenneth, e certamente não em condições de fazer qualquer julgamento", disse Chung, acrescentando que seu irmão nunca teve intenções hostis contra o Estado norte-coreano. Bae, de 45 anos, foi preso em 2012 quando comandava um grupo de visitantes no norte do país asiático. Ele foi sentenciado a 15 anos de prisão, sob a acusação de estar usando as visitas turísticas como fachada para desestabilizar o regime.

Fonte: Portal Terra

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

 CULTURA
 

 
O BARBEIRO DE SEVILHADE UM VELHO BANCO DE JARDIM PARA O MUNDO

  
 

GIOACHINO ROSSINI AUTOR DE O BARBEIRO DE SEVILHA
 
 
 

Gioachino Antonio Rossini, compositor italiano, que deixou em sua carreira mais de cinqüenta obras, nasceu em 29 de fevereiro de 1792 (um ano bissexto), em Pésaro, na Itália e faleceu em 13 de novembro de 1868, em Paris, na França. Considerado até hoje um dos maiores compositores de todos os tempos, Rossini compôs trinta e nove óperas, além de diversos outros trabalhos em músicas sacras e músicas de câmara. Entre seus inúmeros trabalhos pode-se destacar, entre outros, as óperas, “A Cinderela”, “Guilherme Tell”, “Otelo” e “O Barbeiro de Sevilha”, considerada a sua obra mais genial. Interessante é que esta obra prima de Rossini, “O Barbeiro de Sevilha”, foi toda escrita em um velho banco de jardim, no início do século XIX, entre 1805 e 1815. Durante vinte dias consecutivos, Rossini deixava sua casa e caminhava até o velho banco do jardim e ali sentava. No primeiro dia ele começou a fazer “O Barbeiro de Sevilha” e nos dias subsequentes, continuou dia após dia a compor a obra, no vigésimo dia ele a concluiu. O “Barbeiro de Sevilha” foi apresentado ao público pela primeira vez, em fevereiro, do ano de 1816, no Teatro Argentina em Roma e o regente da orquestra, foi o próprio Rossini. A princípio a ópera não agradou aos críticos da época, mas depois foi reconhecida como uma grande ópera e até hoje é tida como uma das melhores e mais famosas óperas de todos os tempos.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e monagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

LG lança pulseira e fones de ouvido que monitoram frequência cardíaca

 
Jim Clayton


A LG anunciou nesta segunda, na CES 2014, em Las Vegas, a pulseira inteligente LifeBand Touch e o fone de ouvido Heart Rate que são capazes de monitorar a frequência cardíaca. Apresentando um painel OLED sensível ao toque para exibir o tempo, biometria, as chamadas recebidas e controles de música , o built -in acelerômetro de 3 eixos e altímetro permite que o dispositivo para medir com precisão os principais indicadores de desempenho, tais como distância, velocidade, número de passos , calorias consumidas e ritmo cardíaco. Toda esta informação é visível com um toque de um dedo no visor OLED. Projetada para ser leve e simples de usar , ela incorpora um algoritmo de motion-sensing única que liga automaticamente na tela quando o usuário gira o seu pulso.  Já o fone de ouvido verifica os batimentos cardíacos através de umatecnologia de sensor óptico, que permite controlar o fluxo de sangue do ouvido do utilizador e, assim, determinar a frequência cardíaca e e o consumo máximo de oxigênio ( VO2 max). Conectado a smartphones ( Android e iOS), os dispositivos podem transmitir dados para o app da LG ou para uma série de outros aplicativos de terceiros, como myfitnesspal , Runkeeper ou MapMyFitness. "Queríamos introduzir produtos de fitness wearable que atendessem às expectativas de consumidores high-tech de hoje e trouxemos algo novo, que no nosso caso significava design excepcional, conforto e funcionalidade ", disse Jim Clayton, vice-presidente executivo de Novos Negócios da LG no Home Entertainment Company."

Fonte: Portal Terra


STF nega recurso e Barbosa manda prender deputado João Paulo Cunha


Joaquim Barbosa


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, determinou a prisão do deputado federal do PT, João Paulo Cunha, condenado no julgamento do mensalão. Ele deve cumprir a pena em regime semiaberto. O deputado foi condenado a seis anos e quatro meses de prisão, pelos crimes de corrupção passiva e peculato. O presidente do Supremo Tribunal Federal negou os últimos recursos do deputado em relação a esses dois crimes. Na decisão, Joaquim Barbosa chamou os recursos de incabíveis e protelatórios, já que João Paulo Cunha não tinha direito aos embargos infringentes. Esses embargos só cabem se o condenado tiver recebido pelo menos quatro votos favoráveis no julgamento, o que não ocorreu. João Paulo Cunha, que já foi presidente da câmara ainda pode ter o regime de prisão alterado de semiaberto pra fechado. Isso porque o supremo vai analisar, sem data prevista, o embargo infringente para o crime de lavagem de dinheiro. A assessoria de João Paulo Cunha informou que ele está em Brasília e vai se entregar amanhã. A defesa está acertando o local. A Câmara ainda não foi notificada da decisão do Supremo. Por causa do recesso parlamentar, a casa só deve decidir sobre uma possível abertura de processo de cassação de mandato no começo de fevereiro. Segundo a assessoria do deputado, ele não pretende renunciar. Até agora, três deputados federais presos por causa do julgamento do mensalão renunciaram para evitar uma eventual cassação de mandato: José Genoino, Pedro Henry e Valdemar Costa Neto.

Fonte: Jornal da Globo

                                           MEDICINA ORTOMOLECULAR


UMA TÉCNICA AVANÇADA DE MEDICINA ALTERNATIVA OU UMA FRAUDE?

DOUTOR LINUS PAULING


 Assistimos neste final de semana em rede nacional de televisão, uma reportagem sobre medicina ortomolecular, técnica usada em muitos países, incluindo o Brasil. A medicina ortomolecular, criada no início dos anos sessenta, por um bioquímico, o famoso Dr. Linus Pauling, duas vezes Prêmio Nobel, só muito tempo depois chegou ao Brasil. A medicina ortomolecular, tem como alguns de seus objetivos principais, restabelecer o equilíbrio químico do organismo, combatendo os radicais livres; neutralizar efeitos tóxicos de diversas substâncias, entre elas o fumo, proporcionando uma melhor qualidade de vida; tratar as deficiências de nutrientes no organismo e tratar a obesidade, evitando a diabetes, entre outros.  Diferente de outros tratamentos de medicina alternativa, como a acupuntura e a fitoterapia, por exemplo, que são aceitas sem maiores questionamentos por parte dos médicos tradicionalistas, a medicina ortomolecular, ao contrário, vem causando polêmica entre estes profissionais e, entre eles, poucos acreditam na eficiência do tratamento, muitos até alertaram, durante a reportagem mostrada na televisão, para os riscos que correm as pessoas que buscam este tipo de tratamento. Realmente, durante a reportagem constatamos diversos absurdos ditos e até mesmo receitados, por profissionais que empregam esta técnica. A reportagem foi realizada em quatro clínicas de medicina ortomolecular, em algumas capitais de estados da federação, por uma repórter, que se fez passar por  paciente. Foi constatado que em muitas dessas clínicas, os responsáveis pelo tratamento, nem médicos eram, alguns são terapeutas. Em uma dessas clínicas, uma terapeuta examinou a repórter e depois de fazer um diagnóstico estapafúrdio, indicou remédios caros, que deveriam ser manipulados em um laboratório, pertencente a um sócio da clínica.  Em uma clínica no Rio, foi um médico que atendeu a repórter e chegou a dizer que o seu problema de sangue decorria do fato de que ela, ou sua mãe, ou ainda a sua avó haviam freqüentado o espiritismo. Realmente um absurdo, um diagnóstico sem pé e sem cabeça. Depois de “diagnosticar” a “paciente”, ainda vendeu a ela diversos medicamentos, o que é irregular, já que é proibido por lei, o comércio de medicamentos, em clínicas médicas, (a terapeuta de São Paulo, também vendeu os remédios). Na clínica do Rio os remédios custaram R$ 3.100,00 (Três mil e cem reais), para o tratamento por um mês e o médico ainda disse que, para o caso daquela “paciente”, a repórter, o tratamento tinha que ser de no mínimo dois meses. Esses remédios foram enviados a um laboratório credenciado pela ANVISA, para análises e os resultados devem sair dentro de poucos dias. O mesmo profissional, do Rio, em um dado momento da reportagem, disse que a “paciente”, precisava receber injeção de água oxigenada na veia. Para tal absurdo, o conceituado médico hematologista, Doutor Daniel Tabak, disse que a água oxigenada é para aplicação externa e só mesmo na cabeça daquele homem, ela poderia ter uso injetável, uma barbaridade. Apesar da reportagem, alguns profissionais e até pacientes adeptos da medicina ortomolecular, disseram que a técnica é séria e eficaz e que apesar do grande número de irresponsabilidades, desconhecimentos e explorações, mostradas na reportagem, ainda sim, são casos isolados, onde charlatões e pessoas desqualificadas e irresponsáveis procuram tirar proveito, explorando pessoas leigas e inocentes, que procuram por um tratamento sério na medicina ortomolecular. Agora a sociedade brasileira, espera as providências que devem ser tomadas por parte dos órgãos e das autoridades competentes no assunto, esperando que caso a medicina ortomolecular tenha sua eficácia comprovada cientificamente, que ela seja reconhecida pelo Conselho Nacional de Medicina, de forma total e não com ressalvas (por que ressalvas?), como acontece atualmente, regulamentando, normatizando e principalmente fiscalizando a sua prática, para que outros absurdos, como os expostos acima, não voltem acontecer. Em caso contrário, ou seja, se cientificamente a eficácia da medicina ortomolecular, não for comprovada, o que passa a ser uma fraude, que ela então seja proibida em todo o território nacional e, que aqueles que insistirem em sua prática, sejam processados na forma da lei, por charlatanismo e sejam levados às barras dos tribunais e até as prisões.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Mulheres dirigiram apenas 2 dos 100 filmes mais rentáveis de 2013 nos EUA


Sandra Bullock


Em 2013, filmes protagonizados por Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes”), Sandra Bullock (“Gravidade”) e Melissa McCarthy (“As Bem-Armadas” fizeram grandes bilheterias, mas nenhum destes filmes, que trazem forte personagens femininas, foi dirigido por um mulher.  Segundo artigo do editor de filmes Ramin Setoodeh para a “Variety”, a história resiste a mudanças. Quatro anos depois de Kathryn Bigelow vencer o Oscar de direção por “Guerra ao Terror”, a indústria ainda tem um histórico terrível em relação à igualdade de gênero por trás das Câmeras. Se forem analizados os cotados  para o Oscar, a temporada de premiações é mais uma vez deles: Alfonso Cuarón (“Gravidade”), Steven McQueen (“12 anos de Escravidão”), David O. Russell (“Trapaça”), Paul Greengrass (“Capitão Phillips”), Martin Scorsese (“O Lobo de Wall Street”), Woody Allen (“Blue Jasmine”), Spike Jonze (“Ela”). Com exceção de “Frozen – Uma Aventura Congelante”, dirigido pela dupla Chris Buck e Jennifer Lee, nenhum grande sucesso  de bilheteria americano foi dirigido por uma mulher. O mais bem sucedido nesse sentido foi “Carrie”, de Kimberly Peirce, que ficou na 77ª posição de 2013 ao faturar US$ 35,3 milhões nas bilheterias. Esses são os únicos dois filmes dos 100 primeiros colocados. Segundo pequisa feita pelo Centro de Estudos de Mulheres na Televisão  e no Cinema, em 2011, apenas 5% dos 250 filmes mais bem sucedidos foram dirigidos por mulheres. Em 2012, esse número foi de 9%.

Fonte: Boa Informação

Guns N' Roses anuncia que vai fazer shows no Brasil em março e abril


Guns N' Roses


O Guns N' Roses anunciou nesta segunda-feira (6) que vai fazer sete shows no Brasil em março e abril. O site oficial lista que a banda vai passar por Rio, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto AlegreA nota informa que a turnê na América Latina tem, por enquanto, apenas outros três destinos: México, em 18 de março; Argentina, em 6 de abril; e Paraguai, em 9 de abril. Ainda não há informações sobre vendas de ingressos e local dos shows.

Fonte: G1

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014






CULTURA


BALZAQUIANA

HONORÉ DE BALZAC

ILUSTRAÇÃO DO LIVRO "A MULHER DE TRINTA" A PERSONAGEM JULIA D'AIGLEMONT SENTADA
NA CADEIRA


UMA DAS CAPAS DO LIVRO "A MULHER DE TRINTA DE HONORÉ DE BALZAC LANÇADO NO BRASIL 
O termo “balzaquiana”, muito usado para designar mulheres com mais de 30 anos é uma derivação do nome de Balzac. Honoré de Balzac, francês nascido em 20 de maio de 1799 em Tours na França e falecido em 18 de agosto de 1850 em Paris, é considerado até hoje um dos maiores escritores de todos os tempos autor de inúmeras grandes obras. Entre as obras mais famosas de Honoré de Balzac, está “A Mulher de Trinta”, dividida em seis partes e escrita entre os anos de 1829 e 1842, esta famosa obra de Balzac retrata a personagem “Julia D’Aiglemont”, que frívola e desmiolada, a despeito dos avisos de seu pai, se casa muito jovem com um oficial do exército de Napoleão,Victor D’Aiglemont e é extremamente infeliz no casamento desde o primeiro dia. Num trecho do livro,Julia em carta, revela a uma amiga que na noite de núpcias ficara horrorizada com a brutalidade de seu marido. Na verdade pelo que se percebe na história Victor D’Aiglemont não fazia muita distinção entre sua mulher Júlia D’Aiglemont e o seu cavalo. Com 26 anos eJúlia conhece o jovem Arthur e com ele mantém um romance, mas se sente infeliz com o adultério. A personagem do livro, só encontra a verdadeira e plena felicidade quando aos 30 anos, já mais experiente, conhece Carlos Vandenesse e com ele mantém um grande romance. (para quem lê esta obra é a partir desse ponto que se pode entender o que viria ser a balzaquiana dos dias de hoje). Ignorando todo e qualquer preconceito e colocando o amor acima de tudo, Julia D’Aiglemont trai seu marido,Victor D’Aiglemont, abertamente, escandalizando a sociedade e os padrões morais vigentes naquele tempo. Polêmico para a época, o livro se tornou muito conhecido e na verdade podemos dizer que Honoré Balzac com esse livro muito colaborou para liberdade das mulheres e de preconceitos diversos contra muitas delas, que cansadas de serem vítimas de maus tratos em seus casamentos buscavam a felicidade nos braços de outros homens.



Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com o apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Lobista do cartel dos trens de SP participava de reuniões com a CPTM


Arthur Teixeira


Apontado pela PF (Polícia Federal) como um dos consultores utilizados para pagar propina das empresas Siemens e da Alstom a políticos do PSDB e servidores públicos, o lobista Arthur Teixeira frequentou reuniões técnicas e acompanhou contratos dentro da sede da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). É o que informa nesta quinta-feira (2) o jornal Folha de S. Paulo. A participação do lobista nas reuniões foi revelada por José Luiz Lavorente, diretor de operação e manutenção da CPTM, em depoimento à Corregedoria Geral da Administração, o órgão do governo paulista que investiga a conduta dos servidores suspeitos de envolvimento com o cartel de trens, e ao qual a públicação teve acesso. Segundo a reportagem, o lobista representou a Alstom, de origem francesa, a CAF, da Espanha, e a Bombardier, do Canadá. "Arthur Teixeira chegava a representar as empresas na fase de execução do contrato", disse Lavorente em seu depoimento. A CPTM afirma que são as empresas que decidem quem vai representá-las. Alstom, CAF e Bombardier venderam trens da série 2000 à CPTM, entregues em 2000. Meses depois, essas três empresas e a Siemens foram escolhidas, entre outras, para fazer a manutenção de três lotes de trens da estatal. Os três contratos, assinados em 2000 e 2001, custaram à CPTM R$ 744 milhões em valores atualizados. Os contratos de manutenção –os dos trens das séries 2000, 2100 e 3000– foram alvos de cartel, segundo denúncia que a Siemens apresentou ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão do governo federal que cuida da defesa da concorrência. Um dos papéis entregues pela empresa alemã indica que se não houvesse conluio a companhia ofereceria proposta com valor 30% menor que o apresentado para ganhar a concorrência. A Siemens diz nesse documento que foi procurada à época das licitações por Arthur Teixeira e Sérgio Teixeira, que organizavam uma reunião entre empresas para combinar os preços. Segundo o jornal, foi entre 1999 e 2000 que Lavorente diz ter conhecido Arthur Teixeira. Ele foi levado à CPTM por João Roberto Zaniboni, que ocupou o cargo de diretor de manutenção e operação entre 1999 e 2003. Nessa época, Lavorente era gerente de manutenção. A PF indiciou Zaniboni por suspeita de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de cartel. Teixeira foi indiciado pela PF como suspeito de ter cometido corrupção passiva, cartel, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Em resposta à reportagem da Folha de São Paulo, a CPTM disse que são as empresas que indicam os representantes delas em reuniões. A Alstom não quis comentar por que os lobistas representavam a empresa. Já a bombardier afirmou em nota que "jamais concedeu ao sr. Arthur Teixeira poderes para representá-la legalmente". A companhia canadense ainda negou "qualquer tipo de comportamento antiético ou que não respeite as leis de cada país onde está presente". O advogado de Arthur Teixeira, Roberto Garcia, disse que desconhece o depoimento de José Luiz Lavorente e a atuação de Teixeira em reuniões técnicas ou na execução de contratos da CPTM. Já o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende José Roberto Zaniboni, afirmou que seu cliente nunca participou de reuniões com Teixeira na CPTM e não cometeu quaisquer crimes em sua atividade profissional. O jornal não conseguiu localizar Lavorente nem representantes da CAF.

Fonte R7

Fim das doações de empresas para políticos está na pauta do STF em 2014


Teori Zavascki


O Supremo Tribunal Federal (STF) retornará aos trabalhos em 2014 com diversos temas pendentes de julgamento, como a proibição de doações de empresas privadas para campanhas políticas; a proibição da publicação de biografias não autorizadas; e assuntos penais, como o julgamento do processo do mensalão mineiro, além dos últimos recursos da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Após a primeira sessão do ano, no dia 3 de fevereiro, o ministro Teori Zavascki poderá liberar o voto-vista no julgamento sobre a proibição de doações de empresas privadas para as campanhas políticas no Supremo. No dia 12 de dezembro, o julgamento foi suspenso pelo pedido de vista de Zavascki. O placar está em 4 votos a favor do fim das doações. Faltam os votos de sete ministros. O STF também terá que decidir se os bancos devem indenizar os poupadores que tiveram perdas no rendimento de cadernetas de poupança por causa de planos econômicos Cruzado (1986), Bresser (1998), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991). O julgamento começou em novembro, mas ficou decidido que os votos devem ser proferidos em fevereiro. As decisões de diversas instâncias da Justiça que têm impedido a publicação de biografias também será definida pelo plenário da Corte. A relatora é a ministra Carmen Lúcia. Na ação, a Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) questiona a constitucionalidade dos artigos 20 e 21 do Código Civil. A associação argumenta que a norma contraria a liberdade de expressão e de informação e pede que o Supremo declare que não é preciso autorização do biografado para a publicação dos livros. Segundo o Artigo 20 do Código Civil, "a divulgação de escritos, a transmissão da palavra ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas'. Na pauta penal, a Corte deverá decidir se condena os envolvidos no processo do mensalão mineiro, caso que apura desvios de dinheiro público durante a campanha a reeleição do então governador de Minas Gerais e hoje deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em 1998. Azeredo e o senador Clésio Andrade (PMDB-MG) respondem às acusações no STF por terem foro privilegiado. O relator das ações penais é o ministro Luís Roberto Barroso. Os demais acusados são processados na primeira instância da Justiça Federal em Minas Gerais. O Supremo também julgará os embargos infringentes, recursos que faltam ser apreciados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. A decisão que for tomada poderá levar mais condenados para a prisão ou diminuir a pena dos que já foram presos.

Fonte: Portal Terra