quinta-feira, 31 de maio de 2012

CINEMA

 OS FONDA - A FAMÍLIA DOS GRANDES ATORES HÁ OITO DÉCADAS FAZENDO SUCESSO NO CINEMA

 
HENRY FONDA NO FILME "ALTA TENSÃO"
 
Henry, Jane, Peter e Bridget, a família Fonda, décadas sucesso. Tudo começou em 1935, com o primeiro filme de Henry Fonda, “Amor Sincero”. Em 1936, casou-se com Francis Seymour Broukwaw, tiveram dois filhos, Jane e Peter, também artistas famosos. Henry Fonda nasceu em 16/05/1905, em Grand Island, Nebraska, EUA e faleceu em 12/08/1982, em Los Angeles, EUA. Henry era sucesso em qualquer gênero, western, drama, comédia, etc. Várias vezes premiado e homenageado. O mais velho ator a ganhar um Oscar, em 1991, como ator principal em, “Num Lago Dourado”, onde contracena com a grande Katherine Hepburn e com sua filha, Jane Fonda, que faz o papel da filha do casal encenado por Henry e Katherine. Henry trabalhou também com seu filho Peter Fonda no filme Wanda Nevada, onde Peter Fonda faz o papel principal e também é o diretor. Henry Fonda fez quase cem filmes, entre eles: “Num Lago Dourado”; “As Vinhas da Ira”; “Jesse James”; “O Retorno de Franck James”; “A Serpente”; “Alta Tensão”; “Assim Nascem os Heróis”; “Jezebel”; “Wanda Nevada”; “A Vida de Alexandre Graham Bell”; “Assim Que Elas Gostam”; “A Mocidade de Lincoln”; “Era Uma Vez no Oeste”; “Amor Sincero”; “Os Últimos Dias de Mussolini”; “Os Impiedosos; “Cidade em Chamas”; Cinzas do Passado”; “Consciências Mortas”; “Dez Homens e Uma Sentença”; “Sangue de Herói” e muitos outros.

 
JANE FONDA, UM SÍMBOLO SEXUAL EM SUA ÉPOCA

Jane Fonda, a mais velha dos filhos de Henry Fonda, nasceu em 21/12/1937, em Nova York, como Lady Jayne Seymour Fonda, antes do cinema, foi modelo de sucesso, capa de revistas, entre elas a Vogue. Foi para o cinema nos anos 60, lindíssima, logo se tornou símbolo sexual, principalmente, após sua participação nos filmes, “Barbarella” e “Dívida de Sangue”. Premiada duas vezes com o Oscar, melhor atriz principal, em “O Passado Condena”, de 1972 e “Amargo Regresso” de 1979. Jane Fonda protagonizou também com sucesso; ”A Noite dos Desesperados”; “Julia”; “Síndrome da China”; “Qualquer Quarta Feira”; “Descalços no Parque” e “Num Lago Dourado”, ao lado de seu pai, Henry Fonda. Foi casada com Roger Vadim, com Tom Hayden e com Ted Turner. Ativista de esquerda desde os anos 70, quando foi a Hanói, antiga capital do Vietnam do Norte e protestou contra a intervenção norte americana, na política daquele país, posando para fotos, sentada em um canhão, antiaéreo, o que lhe valeu a ira do governo de Nixon e da direita radical dos EUA, que a chamam até hoje de “Hanói Jane”. Hoje, afastada das telas cinematográficas, Jane Fonda, 73 anos, faz sucesso nas carreiras de orientadora de ginástica aeróbica e de escritora.



 
 PETER FONDA NO CARTAZ DO FILME "O OURO DE ULISSES" QUE LHE VALEU UMA INDICAÇÃO PARA O OSCAR
 
Peter Fonda, segundo filho de Henry Fonda, nasceu em 23/02/1940, em Nova York, Começou a carreira de ator de cinema nos anos 60. Em 1999 foi indicado ao Oscar, por sua atuação como um apicultor, no filme “O Ouro de Ulisses”. Em 1970, contracenou com seu pai Henry Fonda, em “Wanda Nevada”, onde além de fazer o papel principal, Peter Fonda também dirigia o filme. Entre outros filmes, seus maiores sucessos além dos dois acima citados são; “Motoqueiros Selvagens”; “Nadja”; “A Estrada do Medo”; “O Motoqueiro Fantasma”; “A Fúria da Tempestade”; “Fuga de Los Angeles”; “Sem Destino”; “Fuga Alucinada” e “Histórias Extraordinárias”. Com Susan Brewer, uma atriz divorciada que já tinha uma filha, chamada Noah Dietrich, ele, Peter Fonda casou-se em 1961, deste relacionamento, nasceram dois filhos Bridget Fonda, também atriz e que já faz sucesso e Justim Fonda. Em 1972, Peter Fonda, divorciou-se de Susan Brewer e em 1975 casou-se pela segunda vez, agora com Portia Rebecca Crockett.

 
BRIDGET FONDA EM CANNES, NA FRANÇA, EM 1991 QUANDO INDICADA AO PRÊMIO EMMY
 
Bridget Fonda, filha de Peter Fonda com Susan Brewer, neta de Henry Fonda, sobrinha de Jane Fonda, nasceu em 27/01/1964, em Los Angeles. Aos cinco anos de idade, em 1969, estreou nas telas, ao lado do pai Peter Fonda, no filme, “Sem Destino”. Em 1988 conseguiu um papel no filme “O Escândalo” e sua carreira começou a progredir. Foi indicada para o prêmio Emmy, por sua atuação no filme “Armadilha Selvagem, feito especialmente para a televisão. Em sua carreira também se destacam os filmes: “O Poderoso Chefão lll”, onde faz uma jornalista; “Jackie Brown”; “Vítimas do Medo”; “Um Estranho Chamado Elvis”; “Camilla”; “Vida Bandida” e “Beijo do Dragão”. Bridget Fonda tem um filho chamado Oliver e é casada com o compositor Danny Elfman.
 
Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

MONTANHISMO EM TERESÓPOLIS  

 

PEDRA DA GALINHA


FOGRAFIA DA ELEVAÇÃO "PEDRA DA GALINHA"

Como a maioria de vocês devem saber,Teresópolis é a capital nacional do montanhismo e como tal, possui diversas pedras e montes espalhados pelo município. Hoje irei falar de uma pedra que não é tão conhecida, como o Dedo de Deus ou, a Pedra do Sino, mas nem por isso deixa de ser alvo de montanhismo na cidade. A pedra a qual me refiro é a Pedra da Galinha, também conhecida como Pedra dos Cadetes.Com 1350 metros acima do nível do mar, essa bela pedra possui esse nome "característico" devido ao fato do cume da mesma ter um contorno parecido com o de uma "crista de galinha". Esta pedra pode ser facilmente visualizada da entrada do Hospital São José e também do bairro Agriões, tendo-se a impressão de que o caminho para ela seja acessado através do bairro de Corta Vento.Mas na verdade a Pedra da Galinha fica localizada entre os bairros Iúcas e Jardim Serrano. Atualmente a base da pedra conta com diversas trilhas para a escalada e caminhada. Uma delas fica em Iúcas, mas está em desuso atualmente, devido a falta de segurança. Em compensação o bairro Jardim Serrano conta com diversas trilhas para a montanha, sendo que a principal delas fica próxima ao nº 121, na estrada Abelardo da Cunha. Começando a caminhada avista-se a mata atlântica que fica no entorno e na extensão da pedra. Subindo-se um pouco mais dá para se ter uma noção do que ela nos proporciona, avistando-se os bairros Iúcas,Corta Vento, Agriões, Panorama, Jardim Serrano e Quebra Frascos. No cume da Pedra da Galinha temos uma visão panorâmica de toda a cidade e também da Serra dos Órgãos. No topo da montanha há uma nascente que abastece a população do Jardim Serrano e proximidades. A natureza também dá um show de exuberância com sua fauna e flora presentes. Há porém um lado triste neste maravilhoso passeio. Infelizmente algumas pessoas enchem a trilha da Pedra da Galinha com entulhos e sujeiras de toda a espécie, em toda a sua extensão, até mesmo próximo a nascente, além de rabiscarem os paredões da pedra, sem contar que a pedra sofreu um incêndio recentemente devido a razões não esclarecidas, mas muito provavelmente devido a ação de vândalos.Tudo isso é fruto da falta de educação e senso ecológico de muitas pessoas. As montanhas devem ser usadas para serem visitadas, apreciadas e preservadas para nosso próprio bem e para o bem das futuras gerações.   

Pesquisa realizada por Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
PREFEITURA APRESENTA PROJETOS TURÍSTICOS PARA EMPRESÁRIOS DA HOTELARIA

A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Teresópolis realizou nesta quarta-feira, 30, em sua sede, no Soberbo, uma reunião com os empresários do ramo da hotelaria da cidade. O encontro teve como pauta a apresentação das ações e projetos promovidos pela atual gestão que visam fomentar o turismo no município. Na ocasião, representantes do Sebrae e do Teresópolis Convention & Visitors Bureau também informaram sobre o trabalho realizado pelas instituições. O Secretário de Turismo, Flavio Gueiros, enumerou as iniciativas que estão em andamento, como a parceria com a CRT (Concessionária Rio-Teresópolis) para aumentar a visitação na cidade. “Desde que assumimos a Secretaria, já conquistamos importantes avanços, como a questão do ‘pare e siga’ da estrada Rio-Teresópolis devido à construção da terceira pista. O tempo de espera dos carros já está menor. Além disso, vamos divulgar material institucional no informativo da concessionária, que possui tiragem de 35 mil exemplares e é entregue aos motoristas na Praça do Pedágio nos finais de semana e o município também utilizará um dos outdoors da rodovia”, explicou. Flavio Gueiros falou ainda sobre a visita técnica à Feirinha de Teresópolis. Na ocasião, foi realizada uma pesquisa de opinião com visitantes e expositores para analisar a infraestrutura do local. Com base nas informações colhidas, a equipe da Secretaria traçará um diagnóstico apontando os pontos positivos, que devem ser reforçados e mantidos, e também os negativos, que serão trabalhados e aperfeiçoados através de treinamento ou, até mesmo com mudanças. Outra iniciativa implantada é a capacitação dos funcionários da Secretaria para atendimento ao turista. Promover um trabalho de mídia positiva também está no planejamento. “Na próxima semana, teremos uma reunião com o Secretário Estadual de Turismo, Ronald Ázaro, que nos convidou para desenvolver em conjunto uma campanha de promoção da Região Serrana”, anunciou o Secretário. Outro projeto citado por Flavio que está em fase de finalização é o City Tour, em parceria com a Viação Teresópolis, no qual a Secretaria vai disponibilizar um guia que acompanhará visitantes a pontos turísticos da cidade em um ônibus cedido pela viação. Revitalização dos atrativos, produtos e serviços e melhorias dos acessos e sinalização também estão inseridos no plano de ações. Disponibilizar o Centro de Informações Turísticas, localizado na sede da Secretaria, no Soberbo, para exposições e outros eventos de promoção dos setores ligados ao turismo é mais uma iniciativa. Além disso, a Secretaria investe no Projeto de Captação de Recursos para Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo e na estruturação do Conselho Municipal de Turismo, que contará com membros do Poder Público, setor privado e 3º setor e teve sua criação aprovada pelos vereadores em sessão ocorrida nesta terça-feira, 29. Para Valéria Beato, proprietária de uma pousada no Alto, a integração entre os diversos setores do turismo é fundamental para o incremento da atividade. “Esse trabalho de aproximação entre os empresários é importante porque os hospedes perguntam sobre as atividades e atrações que a cidade oferece e precisamos estar bem informados”, ressaltou. Os empresários participaram de uma pesquisa de opinião na qual puderam apontar sugestões e demandas para o fortalecimento de Teresópolis como cidade turística. A gerente executiva do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Ana Maria Machado, falou sobre os Jogos Jurídicos Estudantis, que acontecerão em Teresópolis de 7 a 10 de junho, feriado de Corpus Christi, e que contará com a participação de cerca de 4 mil jovens. A vinda do evento esportivo tem o apoio da Prefeitura e da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e movimentará a economia na cidade. A analista técnica do Sebrae/RJ em Teresópolis, Maria Cristina Peixoto, informou sobre os projetos da entidade disponíveis para os empresários, entre eles, o Sebraetec, que visa à inovação tecnológica nas empresas, com subsídio de 80%.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Texto: Mara Lúcia

quarta-feira, 30 de maio de 2012

HISTÓRIA

A EVOLUÇÃO DO RELÓGIO
 O FREI HERBETO D'AURILLAC INVENTOR DO PRIMEIRO RELÓGIO MECÂNICO DO MUNDO
 
Até quase o ano 1000 (um mil), apenas existiam relógios solares, que determinavam, para o homem, às horas, apenas do dia, é claro e assim mesmo, quando havia sol e o tempo não estava nublado. 

O RELÓGIO DE TORRE DA MANSÃO TAVARES NA CIDADE DE PETRÓPOLIS INSTALADO NA PROPRIEDADE UM DOS PRIMEIROS DO BRASIL E UM DOS MAIS ANTIGOS DO MUNDO AINDA EM FUNCIONAMENTO

Diz-se que por volta do ano 990 (novecentos e noventa), o frei beneditino, Herberto, ou Gerbert d'Aurillac, a controvérsias na história sobre o seu primeiro nome, um francês, do mosteiro de Ravena, na Itália e que mais tarde, viria se tornar o Papa Silvestre II, inventou o primeiro relógio mecânico, que embora precário e com mecanismo deste relógio, muito pouco sofisticado e com pouquíssimos recursos em sua aparelhagem, ainda assim, funcionava com um relativo bom desempenho. Evidentemente, mais tarde, o invento do frei Herberto foi aperfeiçoado e modificado. 
 
 UM ANTIGUÍSSIMO RELÓGIO DE PAREDE FEITO EM MADEIRA
 
Os primeiros relógios mecânicos eram, exclusivamente, ou de torre ou de parede, com o sistema de pêndulo e contra peso.  

 O EXEMPLAR DO FAMOSO PRIMEIRO RELÓGIO DE BOLSO O "OVO DE NUREMBERG" INVENTADO POR PETER HENLEIN EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE STUTTGART NA ALEMANHA

Assim foi o relógio mecânico, durante muito tempo, até que, no começo do século dezesseis, por volta do ano de 1504, Peter Henlein, um inventor e relojoeiro, alemão, inventou o primeiro relógio de bolso, chamado pela sua forma, quase oval,  que então, o novo aparelho sustentava de o "Ovo de Nuremberg”, um aparelho, que  até hoje, no Museu de Stuttgart, na Alemanha, há um de seus exemplares.
   PETER HENLEIN INVENTOR DO RELÓGIO DE BOLSO
 
Alguns, poucos anos depois, apareceu em Veneza, na Itália, o relógio veneziano ou o “Relógio Tamborim”, de pendurar no pescoço, com elegantes fitas, de tecido de boa qualidade e de muito bom gosto, geralmente, muito bonitas. 
UMA VERSÃO MAIS MODERNA DO FAMOSO RELÓGIO "TAMBORIM" INVENTADO EM VENEZA NA ITÁLIA TAMBÉM NO SÉCULO DEZESSEIS ONDE AS FITAS DE PANO SÃO SUBSTITUIDAS POR UMA CORRENTE

No começo do século passado apareceu o primeiro relógio de pulso, inventado por Santos Dumont, que  também inventou o avião e foi justamente,  por conta do invento do avião, que Santos Dumont, inventou o relógio de pulso, já que, ele não podia tirar as mãos do controle, do avião e pegar o relógio de bolso, para ver as horas e para resolver este problema, depois de pensar, por algum tempo, Santos Dumont inventou o relógio de bolso. 
O RELÓGIO "SANTOS DUMONT" ATÉ HOJE MANTIDO NA LINHA DE FABRICAÇÃO DA FÁBRICA DA CARTIER EM HOMENAGEM AO SEU INVENTOR SANTOS DUMONT

A fabricante de relógios Cartier, até hoje mantém, em linha de fabricação, em sua fábrica, um relógio chamado de Santos Dumont,  conservando na medida do possível,  todo o mecanismo usado no relógio inventado pelo próprio, Santos Dumont.  
 O RELÓGIO ATÔMICO DA VERSÃO MODERNA CRIADA EM 1955 POR LOUIS ESSEN UM INGLÊS QUE ERA FÍSICO
 
De lá para cá, os relógios vem sofrendo modificações e novas adaptações. Em 1949, nos Estados Unidos, foi inventado o relógio atômico e no ano, de 1955, na Grã-Bretanha, um físico, inglês, Louis Essen, apresentou uma versão moderna e aprimorada, do relógio atômico, com base na transição do átomo de césio-133, que levou a uma definição internacional, que foi aceita, acerca do segundo, baseado no tempo atômico.
 CELULAR COM MOSTRADOPR DE HORAS
 
Com isso, hoje em dia, os relógio são ultramodernos e tanto os de ponteiro, como os novos relógio digitais, são extremamente precisos e foram até,  adaptados a outros aparelhos, como os telefones celulares, por exemplo, e ainda, a televisores, computadores e outros aparelhos usados no dia a dia, de todas as pessoas.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

FRASES CÉLEBRES

"NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A FELICIDADE. A FELICIDADE É O CAMINHO" - MAHATMA GANDHI



 
MAHATMA GANDHI

Mahatma Gandhi nasceu em 02 de outubro de 1869, em Kathiawar,estado de Porbunder na Índia, casou-se com só 13 anos com Kasturbai Makanji, também de 13 anos. Em 1891 formou-se em direito na Inglaterra e voltou para a Índia para trabalhar com advocacia. Pacifista contrário ao regime de castas que predominava na Índia, Mahatma Gandhi começou em 1893 a lutar contra o domínio britânico que perdurava há mais de 200 anos no país, sempre apregoando em sua luta pela independência indiana a não violência e a luta pacífica não armada. Foi preso duas vezes uma por 06 anos e outra por 02 anos, pelo regime britânico que dominava a Índia. Depois de lutar pacificamente por mais de 50 anos viu o seu sonho e o sonho de seus compatriotas indianos se tornar uma realidade em 1947 quando finalmente a Índia se libertou do julgo britânico se tornando independente. Em 30 de janeiro de 1948 menos de um ano depois de ver seu sonho realizado Mahatma Gandhi foi assassinado por um hindu de casta, possivelmente inconformado com a outra luta de Gandhi, que era o fim das castas, que tornava todas elas do Brâmane ao Dallit iguais perante a Deus e as leis do homem.

Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire/apoio Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.
SUPREMA CORTE BRITANICA PERMITE EXTRADIÇÃO DE ASSANGE

 JULIAN ASSANGE

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, pode ser extraditado para a Suécia como suspeito de quatro supostos crimes de agressão sexual, decidiu a Suprema Corte britânica, que, no entanto, concedeu à defesa um prazo de 14 dias para pedir a reabertura do caso. "O pedido de extradição de Assange foi feito legalmente e sua apelação contra a extradição é, por consequência, rejeitada", declarou Nicolas Phillips, presidente do principal tribunal britânico, ao anunciar a decisão aprovada com os votos de cinco dos sete juízes do painel. O australiano, de 40 anos, não compareceu ao tribunal para a audiência de 10 minutos, na qual, em uma mudança inesperada, seus advogados solicitaram - e conseguiram - um adiamento de duas semanas da aplicação da sentença para poder solicitar formalmente uma reabertura do caso por "uma questão de procedimento". "Eles nos deram duas semanas para apresentar nossos argumentos por escrito sobre o fato de a maioria dos juízes ter decidido com base em elementos que nunca foram discutidos durante a análise dos recursos nos dias 1 e 2 de fevereiro", declarou Gareth Peirce, uma das advogadas de Assange.
Segundo ela, a referência da Suprema Corte no veredicto à Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados Internacionais constitui uma "violação de seu direito a um julgamento justo". Se a Suprema Corte rejeitar este requerimento inesperado, Assange terá uma última possibilidade de apelar em um prazo de sete dias à Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH) de Estrasburgo (França), que, por sua vez, disporia de outros 14 dias para pronunciar-se sobre a admissibilidade. Tudo isto poderia prolongar por vários meses adicionais a saga judicial de Assange, que começou em dezembro de 2010 com a detenção do australiano por uma ordem de prisão europeia emitida pela promotoria sueca. Antes da Suprema Corte britânica, um tribunal de primeira instância e o Tribunal Superior de Londres já haviam autorizado a extradição. As autoridades suecas querem interrogar Assange como suspeito de quatro supostos crimes de agressão sexual, incluindo um estupro, denunciados por duas mulheres em Estocolmo. Até hoje, Assange não foi acusado formalmente pelos crimes. A Suprema Corte se pronunciou apenas sobre se o caso representava um ponto de "interesse geral", se um promotor tem a competência para solicitar uma extradição. A defesa do australiano argumentou na audiência que, como o promotor é parte envolvida no caso, a ordem de prisão não tem validade ante a lei. Quase 20 simpatizantes de Assange, com cartazes com frases como "Não atirem no mensageiro", se reuniram diante do tribunal, ao qual o ativista virtual não compareceu por problemas no trânsito, segundo os advogados. Apesar de ter admitido relações sexuais consentidas com as duas denunciantes durante uma estadia em Estocolmo, o australiano afirma desde o princípio que o caso tem motivação política pela divulgação no site WikiLeaks de milhares de telegramas diplomáticos americanos confidenciais e documentos secretos das guerras do Iraque e do Afeganistão, que provocou a indignação de Washington. O australiano teme que a Suécia seja apenas uma etapa antes de ser entregue aos Estados Unidos, país que procura uma maneira de acusá-lo e que, segundo informações não confirmadas, pode ter feito isto de maneira secreta. A mãe de Assange, que viajou da Austrália para ficar ao lado do filho, afirmou que os "principais governos do mundo caçam" o criador do WikiLeaks.

Fonte: AFP

terça-feira, 29 de maio de 2012

BEATLEMANIA

 
 
I’M A LOSER A FAVORITA DE JOHN LENNON

 
Após o fim dos Beatles, John Lennon falou, em uma entrevista, a uma revista, sobre o sucesso e fim da banda, The Beatles, sobre a parceria entre ele e Pau McCartney  e a relação profissional e de amizade com Paul, Ringo e George, entre outras coisas. Durante a entrevista, perguntado sobre suas canções favoritas dos Beatles, John surpreendeu ao dizer que as músicas dos Beatles, nada tinham de extraordinário, que eram composições simples e comuns em letra e música, excetuando-se poucas, entre elas, a sua favorita I’M A LOSER (Eu sou um perdedor), que apesar de creditada a Lennon e McCartney, havia sido composta inteiramente por ele, John Lennon. I’M A LOSER composta por Lennon dentro de um avião numa turnê no ano de l964, foi gravada em 14/08/64, com John interpretando-a quase por inteiro, exceto no refrão quando há um dueto entre John e Paul. O solo da gaita também é feito por John; George trabalha em sua guitarra em solo e acompanhamento; Paul, no contra baixo e Ringo, bateria e pandeiro completam o ritmo e seguimento musical na melodia, que, foi incluída em 1964, no L. P. Beatles For Sale, lançado no Reino Unido. No Brasil I’M LOSER foi lançada em 1965, no L. P. Beatles 65, sendo colocada no lado A na terceira faixa. Um pouco mais tarde Paul McCartney declarou que John Lennon havia sido muito corajoso ao escrever I’M A LOSER, música bem diferente do estilo de John Lennon á época. Segundo John Lennon a música I’M A LOSER, que ele fez, sofrera forte influência do estilo do gênero de seu amigo e ídolo Bob Dylan.

Para ver o vídeo da música Beatles - I'm a loser clique no link abaixo:


CAPA DO DISCO BEATLES 65 LANÇADO NO BRASIL ONDE ESTÁ INCLUIDA A FAIXA "I'M A LOSER"
 
 
JOHN LENNON
 
Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
CURIOSIDADES
 
 TAPAH UM DESCONHECIDO RARO E DELICIOSO PEIXE
O TAPAH EM SEU HABITAT NATURAL

Alguns gourmets, especialistas em carnes de peixe, que tiveram a sorte de degustar o Tapah, consideram este peixe, como o mais saboroso peixe do mundo. Segundo eles, sua carne tem um sabor único e inigualável. Mas, por que então o Tapah é tão pouco conhecido nas artes culinárias? E por que até mesmo muitos apreciadores de carnes de peixe, desconhecem a sua existência? Acontece que o Tapah, ou Ikan Tapah, como também é conhecido, é um peixe de água doce raríssimo, que é encontrado em poucos lugares, sua ocorrência maior está em alguns rios da Ilha de Bornéu, na Ásia.
UM PESCACADOR DE SORTE COM SEU TAPAH
   
Além de tudo isso, o Tapah, que tem hábitos noturnos, é astuto, não se deixando apanhar com facilidade. Mesmo os nativos da Ilha de Bornéu, acostumados com a sua pesca, tem dificuldades para encontra-los e para pega-los. Por isso, é tão pouco conhecido. Seu nome científico é Attu Wallago, mas mesmo a ciência, sabe pouco sobre ele.   

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire


DESMÓSTENES: "NÃO SOU SÓCIO OCULTO DA DELTA"
                                                              DEMÓSTENES TORRES

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), em continuidade ao depoimento iniciado por volta das 10h desta terça-feira ao Conselho de Ética do Senado Federal, negou que seja "sócio oculto" da empresa Delta Construção, suspeita de integrar suposto esquema comandado pelo empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira. "O sócio oculto da Delta não sou eu. Se tem algum sócio oculto da Delta procurem com uma lupa maior aí, porque não sou eu", disse o senador, ao defender-se no Conselho de Ética do Senado em processo de quebra de decoro parlamentar que responde contra si. Na primeira parte do depoimento, já afirmou que não conhecia os negócios de Cachoeira. Demóstenes é suspeito de ligações estreitas com Carlinhos Cachoeira e de ter usado seu mandato para beneficiar o suposto esquema comandado pelo empresário. O empresário goiano está preso desde 29 de fevereiro, acusado de ligação com jogos ilegais e de comandar uma rede de influência envolvendo agentes públicos e privados. O senador negou ainda envolvimento com o esquema de exploração de jogos ilegais atribuído pela polícia a Carlinhos Cachoeira. "Eu queria dizer às senhoras e aos senhores que todas as autoridades que atuaram nesse inquérito disseram textualmente que eu não tenho nada a ver com jogo", disse o senador. O relator do processo, senador Humberto Costa (PT-PE), sustentou em seu relatório preliminar, apresentado no dia três de maio, que Demóstenes entrou em contradição com relação à posição sobre a legalização de jogos no Brasil. Hoje, Demóstenes negou que tenha votado a favor da legalização de jogos quando o Senado apreciou uma medida provisória sobre o assunto editada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não estávamos votando o mérito. Tratava-se de matéria preliminar de cunho constitucional e acompanhei orientação partidária", explicou Demóstenes, que leu a relação dos demais senadores que votaram com ele, contra a urgência da votação. "Nenhum deles pode ser acusado de ter votado a favor do jogo", disse o senador. Ao se defender da acusação de ter tentado influenciar ministros do governo e de tribunais superiores do Judiciário com pleitos de interesse de Cachoeira, Demóstenes confirmou a relação com os ministros citados no inquérito da Polícia Federal, mas negou que tivesse feito pedidos de interesse pessoal. "Fui a praticamente todos os ministros [do governo], ainda que sendo de oposição. Quase sempre  a resposta era não. Entendi que esse era meu papel.  Mas nunca com um pleito escuso", defendeu-se.

Fonte: Band.com.br

segunda-feira, 28 de maio de 2012

RÁDIO BRASILRURALFM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO


BRASIL CONQUISTA A COPA DE 1970 NO MÉXICO E FICA DEFINITIVAMENTE COM A POSSE DA TAÇA JULES RIMET

 
A TAÇA JULES RIMET

O Brasil chegou ao México, para disputar a Copa, desacreditado pela má campanha de quatro anos antes, quando foi eliminado na primeira fase, na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Nos grupos da Copa do México, o Brasil  não foi cabeça de chave. As honras foram da Inglaterra, última campeã; do México, país anfitrião; do Uruguai e da Alemanha Ocidental. Pela primeira vez a CONCACAF, confederação de futebol que agrega os países da América Central e do Caribe,  sediava uma Copa do Mundo, as anteriores foram sempre realizadas ou na Europa, ou na América do Sul. A FIFA escolheu o México em congresso, durante as Olimpíadas de 1964 em Tóquio. Assim, pela primeira vez a Copa do Mundo seria realizada na América Central. A Copa do Mundo de 1970,  trouxe novidades; as substituições que até então não valiam, passaram a valer, duas por time e a introdução dos cartões amarelos e vermelhos, mas só os amarelos foram usados, pois, pela primeira e única vez  na história das Copas do Mundo não houve expulsões. O Brasil ficou no grupo três, em Guadalajara, junto com a Inglaterra, com a Tchecoslováquia e com a Romênia e estreou em 3/6, contra a Tchecoslováquia, que fez 1X0, gol de Petras. O Brasil virou o jogo e venceu por 4x1, Jairzinho (2), Pelé e Rivelino marcaram para o Brasil e foram os destaques do jogo, juntos com o canhoto, Gerson, que com a sua famosa "canhotinha de ouro", que fez lançamentos perfeitos durante todo o jogo e em dois desses lançamentos sairam gols. 
 PELÉ
 
O segundo jogo, em 7/6, seria contra a Inglaterra, Paulo Cesar, substituiria Gerson que estava machucado, foi um jogaço, Banks, famoso goleiro inglês fechou o gol e fez a famosa e mais bela defesa de todas as Copas do Mundo, após cabeçada de Pelé. Mas na fase final, aos 14 minutos George Banks não conseguiu defender o arremate cruzado de Jairzinho, após um drible espetacular de Tostão e um passe de Pelé e no final do jogo o placar marcava a vitória da seleção brasileira,  Brasil 1X0 Inglaterra.


BANKS
 
No terceiro jogo, Brasil 3x2 Romênia, Pelé (2) e Jairzinho, anotaram para o Brasil, enquanto Dumitrache e Dembrovski marcaram para a Romênia.

 JAIRZINHO

Primeiro colocado do grupo, o Brasil jogaria agora com o Peru,  uma das surpresas da Copa do Mundo e que armara a sua melhor seleção de todos os tempos, com grandes jogadores, como o goleiro Rubiños; o grande zaqueiro e capitão do time, Chumpitaz;  os meio campistas, Challe, Mifflin e Baylon e os atacantes Perico de Leon, Hugo Sotil, Gallardo, um grande craque, que já havia jogado, aqui no Brasil pelo Palmeiras e o extraordiário Teófilo Cubillas, o maior jogador peruano de todos os tempos. 

 CUBILLAS

Foi uma ótima partida e no final, Brasil 4x2 Peru, os gols da vitória brasileira foram feitos por Tostão (2), Jairzinho e Rivelino, enquanto Gallardo e Cubillas, descontaram para o Peru. 

 TOSTÃO

Veiram então às semifinais, o adversário do Brasil seria o Uruguai, que vinte anos havia causado a maior decepção da seleção brasileira, em toda a sua história, quando o Uruguai ao vencer o Brasil por 2X1, na decisão Copa do Mundo, de 1950, realizada no Brasil, havia conquistado o título, em pleno Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. A partida começou nervosa, com todos os componentes da  rivalidade futebolistica entre os dois países. Aos dezenove minutos,  o atacante uruguaio, Cubillas, não confundir com o Cubillas peruano,  fez 1x0, para o Uruguai, em falha do goleiro brasileiro Felix, que escorregou na bola mal chutada por Cubillas, mas aos quarenta e quatro minutos, Clodoaldo empatou, para o Brasil e assim, com o placar em 1X1, terminou o primeiro tempo. 

 MAZURKIEWICH

Na fase final o Brasil melhorou, com uma defesa mais sólida, onde Brito pontificavae e goleiro Felix agora estava bem defendendo o gol brasileiro, no meio de campo,  Gerson, Clodoaldo e Rivelino dominavam aquele setor e no ataque Pelé e Tostão mandavam no jogo, contando ainda com a velocidade e o oportunismo de Jairzinho. Assim, aos vinte minutos, Jairzinho fez um gol e pos o Brasil na frente no marcador,  Brasil 2X1 Uruguai. Apesar de quase ter tomado um golaço de Pelé, o goleiro uruguaio, Ladislau Mazurkiewich, estava maravilhosamente bem no gol da seleção do Uruguai, mas isso não impediu que aos quarenta e três minutos Rivelino fechasse o marcador, com um potente arremate de perna esquerda, que definiu a vitória da seleção brasileira, de futebol, com o marcador final do jogo em Brasil 3x1 Uruguai. 

  RIVELINO

Era a hora de sair do Jalisco, em Guadalajara e ir para o Estádio Asteca, na capital mexicana, na Cidade do México, para decidir em 21/6, a Copa do Mundo contra a Itália, que tinha um ótimo time, contando com excelentes jogadores como Sandro Mazolla, Roberto Boninsegna, Gianni Rivera, além  do grande zagueiro e capitão Giacinto Facchetti, considerado até hoje um dos maiores "backs", da esquadra azurra, em todos os tempos, além do  o craque da equipe italiana, naquela Copa do Mundo, em 1970, no México, o excelente atacante, Riva,  Luigi Riva, ou "Gigi" Riva.
 








 RIVA

Ambos tanto o Brasil, quanto a itália, tinham duas Copas do Mundo, conquistadas, quem vencesse teria a Jules Rimet, definitivamente. O Brasil começou bem e aos vinte minutos Rivelino cruzou, Pelé subiu e cabeceou, Brasil 1X0; mas aos quarenta minutos, Clodoaldo atrasou de calcanhar, Boninsegna roubou, driblou Felix e empatou, fim da primeira fase. 

 BONINSEGNA



Veio então o segundo tempo do jogo e o Brasil refeito do susto, do gol de empate, retomou às rédeas da partida. Com uma defesa muito sólida, onde Brito que antes da Copa do Mundo, de 1970,  após exames feitos em todos os jogadores inscrito naquela  competição, tinha sido declarado como de todos os jogadores, aquele que tinha a melhor saúde, naquela Copa do Mundo, dominava o perigoso ataque italiano, levando vantagem em quase todas as jogadas. Felix, no arco do Brasil,  parecia então muito mais tranquilo e chegou a fazer algumas boas defesas, sendo uma de fato espetacular. O meio de campo estava como sempre muito bem mais uma vez, em mais uma partida, dominando totalmente aquele setor do campo, com Clodoaldo, Gerson e Rivelino, com arte e habidade tocando à bola aos companheiros de ataque, com relativa facilidade, até que foi o próprio Gerson, que com um gol sensacional, o mais bonito daquele jogo, pois o Brasil na frente do placar, Gerson cortou a zaga italiana  e chutou com a famosa canhota, de fora da área, quando eram decorridos, vinte e um minutos, de jogo. Logo depois, aos vinte e cinco, foi a vez de Jairzinho, veloz e oportunista atacante da seleção brasileira, marcar mais um gol Brasil 3x1; Para fechar o placar, Carlos Alberto, aos quarenta e dois minutos recebeu um passe espetacular e maravilhoso de Pelé e marcou o quarto gol da seleção brasileira,  Brasil 4x1 Itália e a Taça Jules Rimet foi conquistada definitivamente pelo Brasil. Brasil campeão: 2º Lugar, Itália,3ºAlemanha Ocidental,4º Uruguai.O artilheiro, com 11 (onze) gols, Muller, da Alemanha Ocidental.                       
  CARTAZ PROMOCIONAL DA COPA DO MUNDO DE 1970

 TIME DO BRASIL TRICAMPEÃO MUNDIAL NO JOGO FINAL CONTRA A ITÁLIA
EM PÉ DA ESQUERDA PARA À DIREITA: CARLOS ALBERTO, FÉLIX, WILSON PIAZZA, BRITO, CLODOALDO E EVERALDO; AGACHADOS,NA MESMA ORDEM, O MASSAGISTA MÁRIO AMÉRICO E JAIRZINHO, GÉRSON, TOSTÃO, PELÉ E RIVELINO

Vídeo dos melhores momentos do jogo final, Brasil 4x1 Itália:

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem  de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

TESE E OPINIÃO

AS CASAS LOTÉRICAS E OS SEUS BOLÕES

  
 
Há muito tempo, a Caixa Econômica Federal, que é o setor do governo, responsável, pelo funcionamento das casa lotéricas, em todo o país, resolveu baixar uma norma, proibindo terminantemente, o tal  bolão promovido pelas casas lotéricas. Porém, as pessoas que fazem seu jogo, seja da quina, mega-sena, dupla sena, ou outra das diversas modalidades de apostas, legalizadas pelo governo e arrecadas nas casas lotéricas, quando se dirigem a esses locais para às apostas, normalmente, ouvem da atendente: "Quer participar do bolão da casa?" Quanto e quantos de nós já ouvimos isso e sistematicamente, a toda semana, principalmente, nos dias do sorteio da Mega Sena. Ora, não sou a favor, nem contra, os tais bolões, promovidos pelas casas lotéricas, porém, às leis deste pais foram feitas para serem cumpridas, assim como a norma baixada pela Caixa Econômica Federal. Ou a Caixa Econômica Federal, revoga a norma e passa a permitir o uso dos bolões, das casas lotéricas, em todo o país, ou  fiscalize e puna quem nnão esteja cumprindo a norma.Essa bagunça do pode e/ou não pode é que tem que acabar. Com a palavra o presidente da Caixa Econômica Federal!

Esse artigo é de inteira responsabilidade de quem assina -  Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire

BLAIR DIZ QUE TEMEU EMBATE COM BARÕES DA MÍDIA BRITÂNICA

 
TONY BLAIR

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair disse em depoimento a um inquérito sobre as relações da mídia britânica com políticos do país que decidiu cortejar os meios de comunicação na Grã-Bretanha em vez de arriscar a ira de poderosos magnatas da mídia durante sua década no poder. O depoimento de Blair foi interrompido por um manifestante gritando slogans contra a guerra e chamando o ex-líder trabalhista de criminoso de guerra por ter ajudado na invasão do Iraque em 2003. O homem entrou por trás da tribuna onde Blair e o juiz estavam sentados e gritou: "este homem deveria ser preso por crimes de guerra. O homem é um criminoso de guerra". Funcionários do tribunal levaram o invasor para fora da sala depois de aproximadamente 20 segundos e o presidente do inquérito, Lorde Leveson, pediu uma investigação imediata sobre como ele tinha conseguido interromper o processo. Blair, o mais poderoso primeiro-ministro britânico desde Margaret Thatcher na década de 1980, disse que mesmo ele não estava disposto a arriscar ofender os grandes grupos de mídia. "Se você é um líder político e você tem grupos de mídia muito poderosos e se desentende com um desses grupos, as consequências são tais que você... está efetivamente impedido de espalhar a sua mensagem", disse Blair ao inquérito sob juramento na Corte Real de Justiça, em Londres. "Eu estou sendo aberto sobre o fato de que, francamente decidi como um líder político, e essa foi uma decisão estratégica, de que eu iria gerenciá-los e não confrontá-los. E nós podemos discutir sobre se isso era certo ou errado mais para frente, mas essa foi a decisão que tomei", disse. A relação de Blair com a imprensa, e Rupert Murdoch em particular, está sendo investigada como parte do inquérito sobre os laços próximos entre políticos, a imprensa e policiais. Inicialmente a investigação era apenas sobre um escândalo de grampos telefônicos em um tabloide de propriedade de Murdoch. Blair disse que a estreita relação entre os políticos e os meios de comunicação era inevitável, mas que se tornou doentia quando grupos de mídia tentaram usar seus jornais como instrumentos de poder político. O inquérito tem se focado até agora na conduta dos meios de comunicação e nos laços estreitos entre o império de Murdoch e os ministros no poder. O líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, da oposição, tem usado a polêmica para realizar ataques ao atual primeiro-ministro britânico, David Cameron.

sexta-feira, 25 de maio de 2012


CULTURA

O LAGO TITICACA O MAIS ALTO LAGO DO MUNDO O SEGUNDO MAIOR DA AMÉRICA LATINA TEM SUAS ÁGUAS SALGADAS

 LAGO TITICACA

O Lago Titicaca, o mais alto do mundo, está situado no altiplano dos  Andes, na América do Sul, na fronteira do Peru, com a Bolívia. Parte no Peru e parte na Bolívia, o Lago Titicaca tem aproximadamente, 8.300 (oito mil e trezentos) quilômetros quadrados e  está situado há 3.821 (três mil oitocentos e vinte e um) metros, acima do nível do mar. Incrivelmente, suas águas são salgadas, como as águas dos mares, o que leva muitos cientistas e também muitos geólogos a crer, que antes o mar ocupava, não só aquela altura, mas também, todo o globo terrestre. O Lago Titicaca é um lago navegável e comercialmente, muito importante, tanto para o Peru, quanto para a Bolívia. Além de lindíssimo, com magníficas paisagens, com pontos turísticos de espetacular beleza, o Lago Titicaca é o segundo maior lago em tamanho de toda a América Latina, só sendo superado pelo Lago de Maracaibo, na Venezuela, que tem aproximadamente, 13.000 (trese mil) quilômetros quadrados. 
 PESCADORES NO LAGO TITICACA

O Lago Titicaca tem um grande diversidade de vida aguática, sendo muito procurado para a pesca esportiva e é também, muito importante, tanto para o Peru, quanto para a Bolívia, para a pesca comercial, que rende riquezas, aos dois países, além de gerar inúmeros empregos, tanto em um país, quanto no outro. Embora sendo apenas cerca de 10% (dez por cento) maior, no lado do território do Peru, conseguentemente, 10% (dez por cento) menor, do lado do território da Bolívia, o Lago Titicaca é muito importante, como fonte de riquezas e de recursos naturais, para os dois países, gerando recursos econômicos importantíssimos, tanto para o Peru, quanto para a Bolívia.  
  MAPA DO LAGO TITICACA E A DIVISÃO DO MESMO ENTRE O PERU E A BOLÍVIA

Em suas margens a biodiversidade é muito rica e, muitas cidades, tanto do Peru, quanto da Bolívia localizam-se às sua margens. Mais de 25 (vinte e cinco) rios deságuam no Lago Titicaca, que tem ainda, 41 (quarenta e uma) ilhas, algumas delas, com grande densidade de habitantes. Além dessas ilhas comuns, de terra, que tem o Lago Titica, há também, ilhas artificiais, que flutuam pelo Lago Titicaca. 
 UMA ILHA DE UROS

Estas ilhas artificiais são chamadas de Uros e são feitas de totoras, que é uma planta, que os nativos da região, chamam de “Rainha dos Vegetais”. Depois de secas ao sol, as totoras são trançadas, em longas extensões e servem de moradia a pequenos povoados, que nelas habitam As pessoas que habitam estas ilhas artificias, também são chamados de Uros. 
 CIDADE DE COBACABANA NA BOLÍVIA AS MARGENS DO LAGO TITICACA

Eles vivem em especial da pesca e dos turistas, que a visitam estas ilhas artificiais e compram de seus moradores, dos Uros, produtos artesanais, confeccionados por eles. Tanto no lado do Peru, quanto no lado da Bolívia existem e convivem os Uros e suas singulares e, até mesmo, porque não dizer excêntricas culturas. 
 CIDADE DE PUNO NO PERU AS MARGENS DO LAGO TITICACA

As principais cidades as margens do Lago Titicaca, são Copacabana, no lado da Bolívia e Puno, capital da região de Puno, no lado do Peru.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire