quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TESE E OPINIÃO

TROTES NAS FACULDADES

 UM DOS ESTÚPIDOS TROTES
 
Entra ano e sai ano e nas universidades e faculdades do país a situação é sempre a mesma, os trotes continuam, sem que as autoridades, as diretorias e as reitorias das universidades e faculdades tomem qualquer providência. Assim, alunos veteranos que se acham e realmente parecem ser intocáveis, se dão ao direito de humilhar, vilipendiar, machucar, explorar e agredir física e mentalmente estudantes novatos, além de ameaçar aqueles que se neguem a participar da imbecíl, estúpida, retrógrada e paleontólica brincadeira. Essa patética e idiota brincadeira já causou até vítimas fatais ao longo do tempo. Bom só nos resta esperar, o fim do mês de março, para contabilizarmos, às vítimas desta prática, estúpida, covarde e humilhante.

Essa matéria é de inteira responsabilidade de quem a assina - Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire

FRASES CÉLEBRES

“MAIS DO QUE MÁQUINAS, PRECISAMOS DE HUMANIDADE” – Charlie Chaplin

O autor da frase em epígrafe,  Charlie Chaplin,  nasceu  no  dia, 16 de abril de 1889,  às  vinte horas, em um subúrbio,  de  Londres,  na  Inglaterra  e  faleceu  em  25 de dezembro de 1977,  em Corsier-Sur-Vevey, em Vevey,  na  Suíça.  Seu  nome verdadeiro era Charles Spencer Chaplin Jr., adotou o nome  Charlie Chaplin e começou sua carreira, fazendo teatro em seu país, quando tinha cerca de dez anos de idade. Charlie Chaplin, foi ator, diretor, produtor,  roteirista,  criador  de  trilhas  sonoras, de cinema, além também de ser dançarino, músico e compositor. Era um homem super versátil.



Chalie Chaplin, como "Carlitos", o seu mais famoso personagem

No dia 06 de maio de 2010, neste blog, você obtém muito mais inforções sobre a vida e as obras do grande "Carlitos", o Charlie Chaplin. Procure e fique mais bem informado.
 

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.
 CULTURA
 
O BARBEIRO DE SEVILHA, DE UM VELHO BANCO DE JARDIM PARA O MUNDO

Gioachino Rossini, autor de "O Barbeiro de Sevilha"

Gioachino Antonio Rossini, compositor italiano, que deixou em sua carreira mais de cinqüenta obras, nasceu em 29 de fevereiro de 1792 (um ano bissexto), em Pésaro, na Itália e faleceu em 13 de novembro de 1868, em Paris, na França. Considerado até hoje um dos maiores compositores de todos os tempos, Rossini compôs trinta e nove óperas, além de diversos outros trabalhos em músicas sacras e músicas de câmara. Entre seus inúmeros trabalhos pode-se destacar, entre outros, as óperas, “A Cinderela”, “Guilherme Tell”, “Otelo” e “O Barbeiro de Sevilha”, considerada a sua obra mais genial. Interessante é que esta obra prima de Rossini, “O Barbeiro de Sevilha”, foi toda escrita em um velho banco de jardim, no início do século XIX, entre 1805 e 1815. Durante vinte dias consecutivos, Rossini deixava sua casa e caminhava até o velho banco do jardim e ali sentava. No primeiro dia ele começou a fazer “O Barbeiro de Sevilha” e nos dias subsequentes, continuou dia após dia a compor a obra, no vigésimo dia ele a concluiu. O “Barbeiro de Sevilha” foi apresentado ao público pela primeira vez, em fevereiro, do ano de 1816, no Teatro Argentina em Roma e o regente da orquestra, foi o próprio Rossini. A princípio a ópera não agradou aos críticos da época, mas depois foi reconhecida como uma grande ópera e até hoje é tida como uma das melhores e mais famosas óperas de todos os tempos.

Pesquisa e montagem feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire

BEATLEMANIA

 
 
I’M A LOSER A FAVORITA DE JOHN LENNON

 
Após o fim dos Beatles, John Lennon falou, em uma entrevista, a uma revista, sobre o sucesso e fim da banda, The Beatles, sobre a parceria entre ele e Pau McCartney  e a relação profissional e de amizade com Paul, Ringo e George, entre outras coisas. Durante a entrevista, perguntado sobre suas canções favoritas dos Beatles, John surpreendeu ao dizer que as músicas dos Beatles, nada tinham de extraordinário, que eram composições simples e comuns em letra e música, excetuando-se poucas, entre elas, a sua favorita I’M A LOSER (Eu sou um perdedor), que apesar de creditada a Lennon e McCartney, havia sido composta inteiramente por ele, John Lennon. I’M A LOSER composta por Lennon dentro de um avião numa turnê no ano de l964, foi gravada em 14/08/64, com John interpretando-a quase por inteiro, exceto no refrão quando há um dueto entre John e Paul. O solo da gaita também é feito por John; George trabalha em sua guitarra em solo e acompanhamento; Paul, no contra baixo e Ringo, bateria e pandeiro completam o ritmo e seguimento musical na melodia, que, foi incluída em 1964, no L. P. Beatles For Sale, lançado no Reino Unido. No Brasil I’M LOSER foi lançada em 1965, no L. P. Beatles 65, sendo colocada no lado A na terceira faixa. Um pouco mais tarde Paul McCartney declarou que John Lennon havia sido muito corajoso ao escrever I’M A LOSER, música bem diferente do estilo de John Lennon á época. Segundo John Lennon a música I’M A LOSER, que ele fez, sofrera forte influência do estilo do gênero de seu amigo e ídolo Bob Dylan.

Para ver o vídeo da música Beatles - I'm a loser clique no link abaixo:


CAPA DO DISCO BEATLES 65 LANÇADO NO BRASIL ONDE ESTÁ INCLUIDA A FAIXA "I'M A LOSER"
 
 
JOHN LENNON
 
Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

CURIOSIDADES

EXCESSO DE ZÊLO FAZ CRIADO ATIRAR CERVEJA E ÁGUA NO ROSTO DE SIR WALTER RALEIGH

Sir Walter Raleigh

Sir Walter Raleigh, foi uma importante figura, da Inglaterra, nos séculos XIV e XV, nascido em 1552, em Devonshire e falecido em 1618, em Londres, ele era um aventureiro ousado e um protestante ferrenho, Sir Walter Raleigh tornou-se amigo íntimo da Rainha Elizabeth I, filha de Henrique VIII e Ana Bolena, que em 1585 lhe deu o título de Cavaleiro do Reino, Sir, além de ter lhe dado também terras, prestígio e diversos importantes cargos, Sir Walter Raleigh foi também estudante de direito, na faculdade de Middle Temple. Sir Walter Raleigh organizou expedições às Américas; esteve na ilha de Trinidad; navegou explorando o rio Orenoco, na Venezuela, no ano de 1595 e por volta de 1596 fundou na ilha de Roanoke, o primeiro núcleo de colonização inglesa, na América do Norte. Sir Walter Raleigh, além de aventureiro e nobre fidalgo, da corte da Inglaterra, era também poeta e escritor, entre suas obras mais importantes destacam-se: The Discoverie of Guiana (1596) e The History of the World (1614), que foram escritas baseadas em suas viagens. Porém o sucessor da Rainha Elizabeth, o Rei Jaime I, assim que assumiu o trono inglês em 1603, o acusou de traição. Sir Walter Raleigh foi preso e ficou encarcerado até 1616, quando o Rei Jaime I precisou de seus serviços, para organizar uma expedição a Guiana, como a finalidade da expedição fracassou, ao voltar a Inglaterra, em 1618, o Rei Jaime I, novamente mandou prendê-lo e o condenou à morte por decapitação, o que ocorreu em 1618, em Londres. Foi Sir Walter Raleigh, que introduziu na Inglaterra e na Irlanda, a batata, alimento que ele havia conhecido no Peru, na América do Sul, em uma de suas viagens. Além da batata, Sir Walter Raleigh, introduziu também o fumo e o hábito de seu consumo na Inglaterra. Em certa ocasião, recentemente chegado da expedição onde ele trouxera pela primeira vez o fumo para a Inglaterra, Sir Walter Raleigh estava sentado sala de sua mansão, em Myrtle Grove, se deliciando com o seu novo hábito, o de fumar, tendo na mesa ao lado um copo cerveja. Porém, curiosamente, Sir Walter Raleigh se esquecera de mostrar a novidade, ou seja o fumo, aos demais membros da casa. Tinha ele, Sir Walter Raleigh, um criado que era tratado com um filho, o criado por sua vez, que tinha por Sir Walter Raleigh a mesma afeição de carinho, que o patrão, a ele dispensava. Então, zeloso como era para com o patrão, o criado repentinamente adentrou a sala, no exato momento em que sir Walter Raleigh estava fumando e soltava pela boca e pelas narinas uma grande quantidade de fumaça, o criado, não acostumado a tal cena, se desesperou e para apagar o "incêndio", que ele, o criado, acreditava vir das entranhas do patrâo, atirou o conteudo da cerveja, que era pouco, sobre o patrão, como a fumaça, ainda não se discipara por completo o criado apressou-se em trazer um balde cheio de água e atirou sobre o patrão. Este fato curioso é norrado por diversos historiadores e biógrafos de Sir Walter Raleigh.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.
RADIO BRASIL RURAL FM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO




COPA DO MUNDO DE 1958, NA SUÉCIA REGISTRA O PRIMEIRO 0x0 DA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO E O FRANCÊS JUST FONTAINE SE TORNA O MAIOR ARTILHEIRO EM UMA´SÓ EDIÇÃO UM RÉCORDE QUE PERDURA ATÉ HOJE


JUST FONTAINE

O primeiro 0x0 na história das copas do mundo aconteceu na Copa de 1958 realizada na Suécia (após mais de 100 jogos já realizados até então na história das copas), foi na primeira fase daquele evento, fase essa denominada então naquela época,oitavas-de-final.Foi no jogo realizado pela segunda rodada do grupo D, no estádio Nya Uleevi em Gotemburgo, no dia 11 de junho daquele ano, reunindo Brasil x Inglaterra o árbitro da partida foi o alemão ocidental, Albert Dusch e público foi de 30 mil espectadores. O Brasil jogou com Gilmar; De Sordi, Bellini; Dino Sany, Orlando  e  Nilton Santos; Joel, Didi, Mazzola, Vavá e Zagallo. A Inglaterra jogou com McDonald; Howe, Banks; Clamp, Wrhight  e  Slater; Douglas, Robson, Kevan, Haynes e A'Court.  Ao final daquela copa o Brasil foi o Campeão,ao derrotar a Suécia no jogo final por 5x2. Evidentemente a Suécia ficou com a segunda colocação cabendo a França o terceiro lugar e a Alemanha a quarta-colocação. O artilheiro da competição, foi o francês, Just Fontaine com 13 gols uma recorde até hoje em uma só copa. Observação: Antes em 1938 na Copa da França, poderia ter acontecido até mesmo o primeiro 0x0 em copas, porém a partida entre Tchecolosváquia e Holanda foi para a prorrogação, e  os tchecos venceram os holandeses por 3x0, no tempo extra. 

Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire e Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADES


O TANGO
A ARGENTINA,O TANGO,CARLOS GARDEL E A COMPOSIÇÃO ‘’LA CUMPARSITA’’.

Em todo mundo sabe-se que o tango é um gênero musical e uma dança argentina.Porém por mais curioso que possa parecer nem o maior cantor de tangos de todos os tempos Carlos Gardel,nem o mais famoso tango do mundo de todos os tempos ‘’La Cumparsita’’ são argentinos. Carlos Gardel nasceu em 11 de dezembro de 1890 em Tolouse na França e foi para a Argentina com 2 anos de idade,lá se tornou o maior cantor de tango de todos os tempos. Já o tango ‘’La Cumparsita’’,o mais conhecido de todos os tangos é uruguaio, de autoria de Gerardo Matos Rodriguez,que nasceu em Montevidéu capital do Uruguai em 28 de março de 1897 e viveu toda a sua vida em seu país de origem.La Cumparsita, que dizer foliã que participa da Comparsa que é uma espécie de bloco carnavalesco uruguaio,foi escrita por ele, Gerardo Matos Rodrigues em 1917. Por ironia,em 1927 Carlos Gardel gravou ‘’La Comparsita’’,assim reuniram-se os dois maiores símbolos do tango, a música e o cantor,que não eram argentinos.

Pesquisa realizada por Benigno Hermida Pinheiro Freire e Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.
HISTÓRIA




O PROFESSOR E DOUTOR SIGMUND FREUD, O PAI DA PSICANÁLISE, TAMBÉM TINHA SUAS MANIAS
O GRANDE FREUD E ALGUMAS DE SUAS LOUCAS MANIAS

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, era um austríaco, nascido em 06 de maio de 1856, em Freiberg, na cidade de Moravia, que hoje se chama Pribor e pertence à República Tcheca e morreu em 23 de setembro de 1939, com oitenta e três anos, em Londres na Inglaterra. Alguns estudiosos, biógrafos da vida de Freud, dizem que o famoso psicanalista era um homem que em determinados momentos, parecia atormentado, tal o número de estranhas manias e tiques nervosos que ele possuía. Segundo esses estudiosos era comum ver Freud coçar a ponta do queixo, por longos minutos seguidos; outra de suas manias era a de só conseguir conciliar o sono agitando continuadamente os pés, até conseguir dormir; outra de suas manias, uma das mais estranhas entre todas as que ele possuía, acontecia na parte das manhãs, quando assim que acordava, pegava o relógio que sempre estava adiantado vinte e cinco minutos e o acertava, para em ato contínuo adiantá-lo novamente em vinte e cinco minutos; outra de suas estranhas manias, segundo alguns biógrafos, era a de ao receber um paciente, por na mão um lápis e sempre que ele dava o tom à conversa, falando, ou questionando o paciente, ele batia insistentemente com aquele lápis na testa, até terminar o questionamento ou o assunto, cessando imediatamente essa prática, quando a palavra era passada ao paciente, para retomá-la da mesma forma, imediatamente, quando ele, Freud, retomava à conversa.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
TESE E OPINIÃO




JUANITA CASTRO, SEU LIVRO, SUAS TRAIÇÕES, SUAS MENTIRAS E AMBIÇÕES



Juanita Castro, o retrato de uma mulher sem escrúpulos

Quando foi lançado o livro, "Mis Hermanos, la História Secreta", escrito por Juanita Castro, irmã de Fidel Castro, há alguns anos atrás, a publicação foi recebida, pela crítica e pelo povo cubano, como um folhetim de mau gosto e de baixo nível moral. Porém, para a imprensa cubana, apesar de mentirosa e ofensiva, a publicação guarda um aspecto importante, já que mesmo sem querer, a publicidade inimiga, ajuda a esclarecer os fatos. Em outubro de 2009, Juanita falou ao canal de TV Univision, de Miami, sobre o livro. Hoje aos 78 anos, vivendo nos EUA, dona de uma farmácia, em Miami, Juana de La Caridad Castro Ruz, a "Juanita Castro", confirma no livro, que, de 1961 a 1964, trabalhou como informante para a CIA. Ela era a agente "Donna" e passava direto de Havana, informações secretas do governo de Cuba, para a CIA. Segundo a própria Juanita, foi ela que em 1962 informou a CIA sobre a instalação dos mísseis soviéticos em Cuba, o que provocou a maior crise da Guerra Fria. Aqui, neste ponto, sobre a instalação de mísseis soviéticos em Cuba, deixaremos por instantes, Juanita Castro e seu livro, pois se faz necessário uma nota neste artigo, para se restabelecer uma verdade histórica, que geralmente a grande mídia omite, com o intuito único de deturpar os fatos e responsabilizar Cuba e URSS, por aquele momento delicado, quando quase se deflagrou a 3ª Guerra Mundial. A instalação dos mísseis soviéticos, em Cuba, apontados para Washington a 90 milhas (140Km) de distância, era uma resposta aos EUA, que já haviam instalado na cidade de Izmir, no Mar Egeu, na Turquia, com a aquiescência do governo turco, mísseis Júpiter, com ogivas nucleares, apontados para Moscou, também a 90 milhas (140Km) de distância. Esta atitude dos EUA foi vista pelo então 1º ministro soviético, Nikita Khrushchev, como uma provocação e uma ameaça a URSS, ao seu regime e aos seus aliados de então, alguns até,  muito próximos dali, entre eles a Romênia, a Bulgária (em frente a Izmir, do outro lado do Mar Egeu), a Hungria, a Albânia, a Tchecoslováquia e a Iugoslávia. Khrushchev então chamou Fidel em Moscou, mostrando ao líder cubano a necessidade de uma resposta imediata àquela provocação, já que, até a segurança de Cuba e do então novo regime cubano estavam ameaçados. Assim, Cuba e URSS deram aos EUA, uma resposta do mesmo peso e literalmente na mesma medida, 90 milhas (140 Km). Bem, voltemos a Juanita Castro. Em seu livro ela faz duras críticas a Fidel e ao regime político de Cuba, diz que Fidel e Raul traíram os ideais da Revolução Cubana. Porém, quem realmente traiu e trai até hoje os ideais da Revolução Cubana é ela, Juana de La Caridad Castro Ruz, a "Juanita Castro". Juanita Castro, não passa de uma mulher ambiciosa, mentirosa, mesquinha, venenosa, desagregadora; sem apreço pelos mais pobres; sem amor pela família; sem respeito por seus compatriotas; uma mulher venal,  que traiu sua família e seu povo pelos dólares, que a CIA lhe pagou; despida de qualquer sentimento nobre e de qualquer princípio moral. Como se diz na gíria popular, Juanita Castro não passa de um zero à esquerda. Não se pode negar que ela festejou a vitória da Revolução Cubana em 1959.  Porém, o que Juanita festejava não era a vitória do povo cubano, sobre a opressão e a tirania imposta pelo regime de Fulgêncio Batista, mas a queda do próprio Fulgêncio Batista e seus aliados, já que ela achava que nada iria mudar. Ela achava que os revolucionários trairiam o povo e que as ostentações e desmandos, apenas mudariam de mãos, saindo das mãos de Fulgêncio Batista, de sua família e de seus comensais, para as mãos dos Castros (Fidel, Raul, Ramon, ela e os demais Castros) e seus aliados; Che "Guevara", Camilo Cienfuegos e outros heróis da revolução. Mas enganava-se a famigerada Juanita, já que os verdadeiros heróis da revolução mantiveram-se fiéis aquilo que preconizaram durante toda a luta armada. Quando Fidel Castro começou a reforma agrária em Cuba e começou justamente pelos latifúndios da sua própria família, Juanita, então, se desesperou, sentiu que a revolução era do povo e para o povo e que as coisas haviam mudado realmente em Cuba. Juanita, então, procurou amigos para se queixar que Fidel e Raul estavam dilapidando o patrimônio da família. Credita-se a ela, a informação de que na época o irmão mais velho de Fidel, Ramon Castro havia jurado de morte o outro irmão, Raul Castro, pois Raul havia desapropriado terras da família. Uma mentira deslavada, já que Ramon apesar de ser menos conhecido que Fidel e Raul, sempre foi fiel a revolução, sempre aprovou a reforma agrária, mesmo sendo nas terras da sua própria família e teve participação importante durante a luta armada, quando dava apoio logístico, enviando suprimentos e armas aos revolucionários. Até hoje, Ramon, é figura importante em Cuba, responsável por inúmeras iniciativas agrícolas e também no desenvolvimento do álcool, como combustível em Cuba. Consta que foi a Embaixatriz brasileira, Virgínia Leitão da Cunha, esposa do então Embaixador, Vasco Leitão da Cunha (amigos íntimos de Fidel), que em 1961 ajudou Juanita a ser cooptada pela CIA, como a agente "Donna". Secretamente, Juanita Castro, a "Donna" , trabalhou de 1961 a 1964, para a CIA, em território cubano. Muitas de suas informações serviram como base para inúmeros atentados contra a vida de seu irmão, Fidel Castro, atentados estes que nunca lograram êxito. Tentando ainda, semear a discórdia entre seus irmãos e desrespeitando a figura de sua mãe, Lina Ruz, falecida em 1964, vítima de um ataque cardíaco, Juanita afirmou que diversas vezes escondeu na casa de Lina Ruz, com consentimento e apoio dela, muitos inimigos de Fidel e do Regime de Cuba. Juanita disse ainda que Raul sabia de tudo e que quando Fidel estava prestes a descobrir, foi Raul que a ajudou a sair de Cuba e fugir para o México. Assim, que desembarcou no México, Juanita Castro, como uma serpente peçonhenta, continuou a destilar todo seu veneno. Ela convocou uma coletiva com a imprensa daquele país, para proferir ataques pessoais contra Fidel, Raul (que segundo ela foi quem a ajudou a fugir) e Ramón, seus irmãos de sangue e, também nesta mesma coletiva, proferiu ataques contra o Regime Cubano. Hoje aos 78 anos, Juanita Castro é o retrato de uma mulher ambiciosa e frustrada, já que nunca conseguiu materializar seus sonhos de fortuna e poder. Sonhos estes, que ela se pudesse, materializaria a qualquer preço, fosse com o sangue de sua família, ou com a infelicidade e a exploração de seus compatriotas. Há de se esclarecer ainda que, apesar de Juanita e de todo o boicote sofrido, Cuba hoje tem a medicina preventiva mais adiantada do mundo; apesar de Juanita e de todo boicote, Cuba hoje tem um dos menores índices de analfabetismo do mundo, sendo o menor da América Latina; apesar de Juanita e de todo boicote, nas olimpíadas Cuba é sempre destaque, conseguindo mais medalhas olímpicas que muitos países, com populações muito maiores. Medalhas essas que só vieram pós Revolução Cubana, com Castro no poder. Mais isso com certeza o livro, "Miss Hermanos, la Historia Secreta", de Juanita,  não traz.

Este artigo é de responsabilidade única de quem o assina - Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire
PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis


Prefeitura e Associação dos Corredores de Teresópolis confirmam parceria






Em solenidade realizada na sede do Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, a nova diretoria da Associação dos Corredores de Teresópolis (ACT) foi empossada. A assembléia, presidida por Renata Ramalho, confirmou Gilson Paim como presidente da associação, que pretende realizar um trabalho que incentive desde os atletas mais novos até o mais experientes na prática do esporte. A ACT é formada por um grupo de amigos que se reúne semanalmente para correr. Conforme as conquistas das competições foram aparecendo, o grupo passou a ganhar força e, dessa forma, seus integrantes resolveram formar a associação com o objetivo de conquistar mais benefícios e participar de mais provas, inclusive em outros estados. O grupo já participou da Corrida da Pampulha, do Circuito Atenas, do Circuito Adidas, da São Silvestre, da Maratona do Rio, entre outras competições. O presidente eleito, Gilson Paim, faz planos para sua gestão. “Quero trazer três competições para a cidade, a corrida para adultos, para crianças e a fase 21 da Embratel. Estou procurando parcerias para conseguir uniformes para os membros da associação e já temos a planilha com as corridas que irão acontecer em 2012”, disse Gilson, que corre há mais de 25 anos e já participou de diversas competições em diversos países. “Agradeço ao Prefeito Arlei e ao Secretário de Esportes, Demerval Casemiro, pelas conquistas nesse ano da ACT”, afirmou Gilson. Adonias Dantas, ex-presidente e fundador da ACT, se mostrou satisfeito com a escolha de Gilson Paim para a presidência da associação. “Espero frutos positivos nessa nova empreitada”. A nova diretoria da ACT é formada por Cláudia Eliza, vice-presidente; Jorge Gaspar, tesoureiro; e Maria Rodrigues, secretária geral.  A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) é parceira da ACT. Dentre as solicitações feitas, algumas já foram atendidas, como a utilização de espaço do Ginásio Pedrão para seus projetos; transporte garantido para as principais corridas de ruas do Brasil, reuniões todas as primeiras terças-feiras do mês no Ginásio do Pedrão, aos domingos, às 9h; treinos realizados na Praça Santa Teresa; serviço médico, ortopédico e fisioterapêutico; convênio odontológico; e a utilização da academia no Ginásio Pedrão. Para Demerval Casemiro, Secretário de Esportes, a ACT suprirá, em 2012, as necessidades dos corredores, uma vez que, desde o ano passado, a diretoria da associação vem se reunindo com o governo municipal, buscando maior integração com a Secretaria. “Atualmente, conseguimos traçar novas metas com a Associação dos Corredores de Teresópolis, com entendimento, participação e parceria”, disse Demerval. Interessados em fazer parte da Associação dos Corredores de Teresópolis-ACT podem fazer contato pelo telefone 9325 0446, com Cláudia Eliza, ou através da Secretaria de Esportes e Lazer, no Ginásio Pedrão, em horário comercial. Os documentos necessários para filiação na ACT são cópia da Carteira de Identidade, CPF, Tipo Sanguíneo e uma foto 3x4. O valor da mensalidade da ACT é de R$ 10 mensais e a identificação como atleta através de carteira da PVA é de R$ 8 mensais.
Texto: Rachel Claussen




Teresópolis/Comary faz amistoso e se prepara para o Campeonato Carioca de Futsal 2012




Buscando um treinamento forte para o Campeonato Carioca de Futsal 2012, o Teresópolis/Comary realizou na última sexta-feira, 24, um jogo amistoso contra o América, no Ginásio Pedrão, para ganhar ritmo e observar o condicionamento dos jogadores, visando a competição estadual. A equipe perdeu por 3 a 1, mas avaliou a partida como um bom teste para a equipe, que estreia no Campeonato Carioca, em março, contra o Vasco, no Pedrão. Para o Secretário de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro, a tarefa do Teresópolis é recuperar a história no salonismo. “Nosso objetivo é colocar Teresópolis novamente no cenário do futsal estadual. Temos uma história no salonismo e pretendemos confirmá-la nessa temporada. Sabemos que é uma tarefa difícil, mas faremos o nosso melhor no Campeonato Estadual, na Super Liga e nos Jogos Abertos do Interior”, afirmou. Depois de três anos fora de competições oficiais, a equipe volta ao futebol de salão com o apoio da Prefeitura Municipal em parceria com o Clube Comary. “Nossa expectativa é muito boa para as competições que vamos enfrentar. Formamos um grupo jovem e tecnicamente forte para alavancar novamente o Teresópolis”, disse o ex-goleiro e atual integrante da comissão técnica, Sid Tavares. O Teresópolis/Comary faz sua estreia no Campeonato Carioca de Futsal 2012 contra o Vasco da Gama e ainda vai enfrentar, ao longo da competição, grandes equipes, como Flamengo e Botafogo. Mesmo com uma ótima equipe, o Teresópolis/Comary não resistiu ao experiente time do América e ainda que mantendo o empate sem gols no primeiro tempo, não conseguiu segurar o ataque da equipe visitante na segunda etapa.
No primeiro tempo, o América mostrou que a vida dentro do Campeonato Carioca não vai ser muito fácil para o Teresópolis/Comary. Com um time bem estruturado, a equipe visitante aproveitou as jogadas trabalhadas e, por diversas vezes, assustou o goleiro Douglas Costa. O Teresópolis/Comary não conseguia dar continuidade às chances de ataque e, recuado, não colocou em perigo o América. Em uma partida estudada, o primeira etapa terminou em 0 a 0. Voltando à partida, o America mostrou sua experiência e abriu o placar com Lucas, seguido por Edmilson e Gustavo. Com três gols de vantagem, a equipe visitante recuou, buscando apenas segurar o resultado. Entretanto, o Teresópolis/Comary correu atrás do prejuízo e faltando menos de três minutos para o término da partida, Leonardo abriu o marcador da equipe da casa, encerrando o jogo em Teresópolis 1 x 3 América. O Teresópolis/Comary jogou com Douglas Costa, Daniel Jurema, Leonardo, Paulo Victor, Renan Wallace, Ronaldo, Yuri, Cleber, Felipe, Luiz Felipe, Ramon, Renan Souza e Rodolpho. O América jogou com João Vitor, Diogo, Fernando, Diego, Willian, Vinicius, Raphael, Lucas, Edmilson, Marcos Silva, Carlos Eduardo, Alex, Gustavo e Bernardo. Rodrigo Souza e Carlos Henrique Oliveira apitaram a partida.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADES


ALBERTO SANTOS DUMONT, O GRANDE INVENTOR.
ALBERTO SANTOS DUMONT

Alberto Santos Dumont, o pai da aviação nascido na cidade de Palmira,Minas Gerais,não inventou apenas o avião,diversas outras invenções foram por ele criadas e uma delas devemos ressaltar, pois até hoje é usada em todo o mundo,trata-se do relógio de pulso. Em 1904 ele entregou ao seu amigo, o famoso relojoeiro e joalheiro francês Louis Cartier,um desenho de um relógio com duas correias para serem colocadas no pulso.Santos Dumont disse a Cartier que aquele sistema facilitaria a ele;Santos Dumont saber as horas quando estava voando pois não poderia tirar as mãos do controle da aeronave para consultar um relógio de bolso com corrente. A Cartier até hoje fabrica a linha de relógio Santos Dumont,conservando na medida do possível todo o mecanismo usado no relógio encomendado por Santos Dumont.

Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire e Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.
RÁDIO BRASIL RURAL FM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO





ARTILHEIRO DE ÓCULOS FAZ SUCESSO E SELEÇÃO DO BRASIL TEM PARTICIPAÇÃO PÍFIA


Cartaz promocional da Copa de 1934.


Na copa do mundo de 1934 realizada na Itália o atacante suíço Kielholz foi o artilheiro de sua seleção com três gols. Ele marcou dois gols na vitória por 3 x 2 da Suíça contra a Holanda, na primeira fase e mais um gol na segunda fase, quando sua seleção foi eliminada da Copa ao ser derrotada por 3 x 2 pela Tchecoslováquia de virada, Kielholz havia feito o primeiro gol do jogo.  O interessante é que Kielholz, jogador que pertencia na época ao Servette da Suíça, sofria de problemas de visão e jogava de óculos. Diferente dos tempos atuais onde Davids da Holanda que tem glaucoma e joga usando óculos especiais de fibra de carbono, projetados especialmente para ele, Kielholz naquela época jogava com óculos comuns, como esses que vemos todos os dias usados pelas pessoas nas ruas. Kielholz ao final da Copa estava entre os cinco principais artilheiros da competição, superado apenas por Nejedly da Tchecoslováquia, artilheiro maior do torneio, com 5 gols; por Conen da Alemanha e Schiavio da Itália com 4 gols cada e empatava com Orsi da Itália com três gols, porém a sua média era a melhor dos cinco pois em apenas dois jogos obteve uma média de 1,5 gols por partida, os outros citados haviam disputado 4 ou 5 jogos e a melhor média era de 1,26 gols de Nejedly, em quatro jogos.  Kielholz jogou no Servette; Baser SC; Old Boys; FC Basel Black Star;FC Basel; FC Berne; FC ST Gallen; SC YF Juventus, na Suíça além do Stade Reims da França, ao parar de jogar futebol foi treinador do Stade Reims de da seleção da suíça em duas ocasiões. Leopold Kielholz nasceu em 09 de junho de 1911-Basel/Suíça e faleceu aos 68 anos em 04 de junho de 1980 em Zurique/Suíça. Na Copa de 1934 na Itália, a Itália foi a campeã; a Tchecoslováquia foi a segunda colocada; a Alemanha obteve a terceira colocação, ficando a Áustria com o quarto lugar. Ao perder para a Espanha de 3 x 1, o Brasil teve nesta Copa a sua pior participação sem nenhuma vitória, sem nenhum ponto ganho, a nossa seleção ficou na vergonhosa 14ª e antepenúltima colocação superando a
penas a Bélgica, 15ª colocada e os EUA em 16º assim mesmo no saldo de gols. O Artilheiro foi o húngaro, Oldrich Nejedly, com 05 (Cinco) gols.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.
CULTURA


DANTE ALIGHIERI E BEATRIZ SUA MUSA ETERNA


BEATRIZ PORTINARI A MUSA DE DANTE ALIGHIERI

Segundo muitos, Dante Alighieri, foi o maior poeta que já existiu. Nascido em 29 de maio de 1265, em Florença e falecido em 14 de setembro de 1321 em Ravena, com cinqüenta e seis anos de idade, Dante Alighieri é o autor de clássicas obras, como “Divina Comédia”, que é uma epopéia cristã, dividida em três partes, a saber: “O Inferno”, “O Purgatório” e “O Paraíso”. Segundo os historiadores, tanto essa obra, como em todas as outras obras de Dante Alighieri, “Vita Nuova” (Vida Nova), “Le Rimes” (As Rimas), “Vulgare Eloquentia” (Eloquência Vulgar), e “Il Convívio” (O Convívio), entre outras, além de centenas de sonetos e inúmeros versos, muitos até perdidos ao longo dos tempos, foram escritos tendo uma única fonte de inspiração, uma mulher de nome Beatriz. Beatriz Portinari, filha de Folco Dei Portinari, um político, amigo do pai de Dante Alighieri. Dante a viu pela primeira vez quando tinha nove anos e Beatriz, oito anos, foi amor à primeira vista. Aos doze anos, por acordo de famílias, costume da época, Dante casou com Gemma di Manetto Donati, tiveram quatro filhos. Dante respeitava Gemma, mas nunca esqueceu Beatriz, a “Bice”, assim tratada pelos íntimos.


DANTE ALIGHIERI, O POETA DOS POETAS


Foi esse amor platônico, que inspirou o grande poeta, por toda a vida, mesmo depois que Beatriz, que também haviacasado, morreu assassinada aos vinte e quatro anos, fato que causou a Dante profunda tristeza. A partir daí, embora ainda genial Dante passou a escrever menos, passando à vida política, o que lhe valeu, derrotado por seus inimigos, o exílio. Mas mesmo no exílio Dante Alighieri, não se esquecia de Beatriz Portinari, seu grande amor, que já deixara este mundo. Quando Dante Alighieri morreu, ele escrevia um belo poema de amor dedicado a memória de Beatriz Portinari.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.
FRASES CÉLEBRES


"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de camburão" - Oscar Niemayer.
Oscar Niemeyer
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho, ou simplesmente, Oscar Niemeyer, tem 104 anos. Carioca, nascido no bairro de Laranjeiras, em 15/12/1907, considerado um dos arquitetos mais influentes em todo o mundo, é para muitos, o maior arquiteto de todos os tempo, exaltado como grande artista, Oscar Niemeyer é figura importante, não só na arquitetura, como na história do Brasil. Logo depois de seu primeiro casamento, em 1928, com Annita Baldo, uma filha de imigrantes italianos, ingressou na escola profissional de Belas Artes e formou-se em 1934, como arquiteto e engenheiro. Comunista assumido filiou-se ao PCB - Partido Comunista Brasileiro, em 1945 pouco depois de ter conhecido Luiz Carlos Prestes. Oscar Niemeyer esteve sempre presente nas lutas por uma sociedade mais justa e igualitária. Oscar Niemeyer e Lúcio Costa que projetaram Brasília para ser a capital do País. Chamados para a grande empreitada, pelo então, Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Os prédios de Brasília, projetados por Oscar Niemeyer, passados hoje, quase cinqüenta anos da inauguração da nova capital do país, guardam ainda, uma arquitetura ultra-moderna. O Palácio do Planalto, os prédios da Praça dos Três Poderes e a Catedral de Brasília são apenas algumas das maravilhosas obras de Oscar Niemeyer em Brasília. Durante o Regime Militar, perseguido, Oscar Niemeyer foi obrigado a deixar o país, retornando no início dos anos 80 com o fim da Ditadura Militar. Em 1988 recebeu o prêmio Pritzer de Arquitetura nos Estados Unidos da América. Em 2007 presenteou ao presidente cubano e seu amigo, Fidel Castro, com uma escultura onde um grande monstro, que simbolizava os EUA, ameaçava um pequeno homem cuja única arma era uma bandeira de Cuba. Em 1982 se posicionou ao lado de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro nas eleições para o governo do estado do Rio de Janeiro. Com a eleição de Leonel Brizola como Governador, Niemeyer projetou diversas obras no estado, entre elas o Sambódromo e tornou realidade a idéia do Vice-Governador Darcy Ribeiro projetando as CIEPS – Centros Integrados de Educação Pública. São inúmeras as obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer tanto no Brasil como no exterior tais como, os prédios do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro; a Obra do Berço, sua primeira e grande obra arquitetônica, situada na Lagoa, na cidade do Rio de Janeiro – RJ; o famoso Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte – MG; o Memorial JK, em Brasília; a sede da Rede Manchete, no Rio de Janeiro-RJ; o Panteão da Pátria em Brasília; o Memorial da América Latina em São Paulo-SP; a Universidade de Constatine, na Argélia; a Mesquita de Constatine, na Argélia; o Cassino de Funchal em Portugal; Levocan(Centro Cultural de Le Havre) na França; a sede do edifício Mondadori, na Itália; a sede do Partido Comunista Francês, em Paris, França. Junto com o famoso arquiteto francês Le Corbusier, Oscar Niemeyer projetou a sede da ONU – Organização das Nações Unidas. Até mesmo aqui, em Teresópolis há uma importante obra projetada por Oscar Niemeyer. Tratra-se da Escola Ginda Bloch, situada na Praça Nilo Peçanha, no bairro do Alto. No final dos anos noventa, por indicação do gabinete socialista do vereador Paulo Maia, de Teresópolis, Oscar Niemeyer recebeu o título de cidadão honorário de Teresópolis. Em 2004 Oscar Niemeyer ficou viúvo e em novembro de 2006 casou-se com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira. Apesar da avançada idade, Oscar Niemayer trabalha até hoje, há dois anos atras, ele foi o responsável, em Nierói, no Estado do Rio de Janeiro pelo projeto,"O Caminho Niemeyer". Além da frase em epígrafe, acima, ainda existem muitas e muitas outras frases célebres, atribuidas ao grande arquiteto, Doutor Oscar Niemeyer.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
C. R.    FLAMENGO


AOS FLAMENGUISTAS - MENSAGEM ENVIADA A PATRÍCIA AMORIM:




Sei o quanto é dificíl, para você, que preside o clube de maior torcida do mundo, atender a todos que lhe enviam mensagens. Porém, vou tenter, chegar até você, tentando driblar os assessores de seu face book, só para lhe dizer que muitos livros já foram, são e serão escritos, sobre o nosso glorioso Flamengo. Porém, acho que o Flamengo é tão grande, que não precisa de livros, mas sim, de uma enciclopédia, com pelo menos, 20 (vinte), volumes, para seram vendidos, o que com toda a certeza seria uma grande fonte de renda para o Flamengo e ao fim de cada ano, mais um volume seria publicado e também vendido, para atualizar a história do nosso querido e grande CLUBE DE REGATAS FLAMENGO! Um FORTE ABRAÇO RUBRO NEGRO, PARA VOCÊ!
 
 
 
AOS FLAMENGUISTAS - A RESPOSTA DE PATRÍCIA AMORIM:




PATRÍCIA AMORIM


Benigno,

'' Você tem toda razão , tenho pensado bastante nisso, inclusive junto com o nosso museu que tem previsão de inauguração prevista para Junho estamos pensando em dar um espaço especial para uma biblioteca sobre o Flamengo.

Obrigada pela sugestão ,

SRN

Patricia
 
 
 
AGRADECIMENTO DE BENIGNO ANTONIO HERMIDA PINHEIRO FREIRE A PRESIDENTE DO FLAMENGO PATRÍCIA AMORIM:


AGRADECIMENTO DE BENIGNO ANTONIO HERMIDA PINHEIRO FREIRE A PRESIDENTE DO FLAMENGO PATRÍCIA AMORIM:

Esta matéria, foi publicada ontem, dia 26 de fevereiro de 2012, domingo, no perfil de Benigno Hermida, confira!
Nova cultivar de amendoim precoce para o mercado de óleo

 Roseane Cavalcenti dos Santos

A indústria do biodiesel está em expansão no Brasil e no mundo, recebendo investimentos do governo brasileiro e de grandes empresas como a Petrobras. Para atender ao aumento da demanda por culturas que possam ser utilizadas na produção de óleo combustível, a Embrapa Algodão desenvolveu o amendoim BRS Pérola Branca, primeira cultivar de amendoim brasileiro específica para a produção de biodiesel, por meio da agricultura familiar. “A principal novidade dessa cultivar é a cor branca da película, que a diferencia dos materiais destinados ao mercado in natura e de confeitaria, que têm a cor creme ou vermelha”, explica a pesquisadora da Embrapa Algodão, Roseane Cavalcenti dos Santos, responsável pelo desenvolvimento da nova variedade. O teor de óleo bruto nas sementes da BRS Pérola Branca varia de 50 a 52%. É também a cultivar mais precoce do mercado, com um ciclo que varia de 100 a 115 dias, enquanto as demais variedades possuem ciclo de 130 a 140 dias. A nova cultivar chega a produzir de três a quatro sementes por vagem, o que proporciona maior produtividade. “A produtividade média dessa nova variedade é de três toneladas por hectare”, afirma Roseane. De porte rasteiro, a BRS Pérola Branca tem haste principal de 15 a 25 centímetros, o que possibilita a colheita manual, abrindo o leque para agricultores que não possuem maquinários específicos para colheita. Além disso, é adaptada ao manejo no ambiente semiárido e tolerante a doenças de folhagens. “Na agricultura familiar ele pode ser consorciado com o algodão, mamona, feijão, milho, gergelim ou ainda culturas fruteiras”, diz. Segundo a pesquisadora, o amendoim pode ser plantado em qualquer região do Brasil, desde que haja planejamento para evitar que a colheita aconteça no período chuvoso, evitando prejuízos. “Numa região que tem um largo período chuvoso, o amendoim deve ser plantado de meados do período chuvoso para a frente, de modo a evitar que o produto seja colhido nas chuvas. Mas se o agricultor tem como secar artificialmente, ele pode fazer de dois a três cultivos ao ano, sem problema de perda de qualidade”, orienta. Além do mercado combustível, a BRS Pérola Branca também pode ser destinada ao mercado de óleo comestível. “Devido as suas propriedades do óleo, essa nova cultivar se adequa bem tanto ao mercado de óleo combustível quanto ao comestível, tem boa relação oxidativa, o que garante maior vida de prateleira”, afirma Roseane. Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural desta semana, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: SigProsa (Embrapa Informação Tecnológica) - Embrapa Algodão (Campina Grande/PB) - Edna Santos - (MTB-CE 01700 JP) -Email: edna.santos@cnpa.embrapa.br - Telefone: (83) 3182- 4312

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADES

A GRAZINA E A FRAGATA

A Grazina é um pássaro de porte médio, encontrado em diversos mares e oceanos. Também conhecido no Brasil como Rabo de Palha ou Viuvinha Branca. A Grazina é uma ave graciosa e no final de sua cauda há penas mais alongadas, daí o nome Rabo de Palha. Esta ave faz seus ninhos nos penhascos das ilhas oceânicas mais remotas. Sua alimentação e, a alimentação de seus filhotes baseia-se em peixes, que ela apanha sobre o mar, nunca mergulhando. 

A GRAZINA EM SEU NINHO NOS PENHASCOS DAS REMOTAS ILHA OCEÂNICAS

Na época de procriação, principalmente, quando tem levar os peixes para alimentar seus filhotes, a Grazina passa por grandes dificuldades, uma vez que, ao conseguir pescar o alimento, para levá-lo ao ninho, quase sempre, ela é perseguida pelas Fragatas, uma das maiores aves oceânicas. Embora a Grazina tenha muita velocidade de vôo, a Fragata tem mais resistência e persegue a Grazina, quando a Fragata consegue apanhá-la a prende pelas pernas com o bico. A intenção da Fragata não é de se alimentar da Grazina, nem tampouco matá-la. A Fragata age dessa forma, para que a Grazina solte o peixe e quando a Grazina abre o bico e o peixe cai no mar, imediatamente, Fragata solta a Grazina e mergulha atrás do peixe, já morto, ou tonto.

A FRAGATA É A AVE QUE PERSEGUE A GRANZINA PARA SE APROPRIAR DO ALIMENTO
 
Mas nem sempre a Fragata leva vantagem, na maioria das vezes, a Grazina consegue fugir e alcançar os penhascos, quando isso acontece, a Fragata se afasta e não consegue roubar o alimento que da Grazina e de seus filhotes.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

FRASES CÉLEBRES

“A NOSSA FELICIDADE SERÁ NATURALMENTE PROPORCIONAL À FELCIDADE QUE FIZERMOS PARA OS OUTROS” - (ALLAN KARDEC)

Allan Kardec nasceu em Lyon, na França, em 03 de outubro de 1804, onde foi registrado com o nome de Hippolyte Leon Denizard Rivail. Professor de matemática e de pedagogia e possivelmente também médico, mais tarde interessou-se ainda pela física, principalmente no magnetismo. Casou-se com Amélie Gabrielle Boudet, na data de 06/02/1832. Como pedagogo lutou pela democratização do ensino público, na França. No ano de 1854, conforme relato de uma de suas obras (Obras Póstumas), ouviu do seu amigo de nome Fortier, um antigo magnetizador, que aconteciam fenômenos estranhos, chamados de mesas girantes. Embora a princípio desinteressado e cético, concordou em acompanhar o amigo para ver tais fenômenos acontecendo. Ao observá-los e constatar que as mesas realmente giravam, ele resolveu estudar tais fenômenos. Tendo a certeza absoluta de que as mesas não poderiam ter vontade própria, aprofundou tais estudos, chegando à conclusão de que as mesas se mexiam, através da influencia dos espíritos. A partir daí, ao estudar cada vez mais todo e qualquer fenômeno mediúnico, codificou o espiritismo e começou a publicar as obras da codificação em 18 de abril de 1857, com o Livro dos Espíritos, um marco na doutrina espírita, já então usando o pseudônimo de Allan Kardec, que segundo seus próprios estudos havia sido o seu nome em uma reencarnação anterior. No dia 1º de janeiro de 1958, lançou a Revista Espírita e ainda no ano de 1858, fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Allan Kardec morreu em 31 de março de 1869, aos sessenta e quatro anos, em Paris, em decorrência da ruptura de um aneurisma. Allan Kardec foi e é até hoje, covardemente perseguido por seus opositores, que tentam em vão desmoralizar sua figura e seus estudos, atribuindo a ele fatos que nunca aconteceram, tais como: o seu arrependimento por ter escrito a doutrina espírita e de que ele havia se suicidado. Estas mentiras são logo desmentidas, por seu próprio atestado de óbito, onde está escrito e assinado pelo médico que constatou a sua morte; as seguintes palavras: “Atesto que hoje dia 31 de março do ano de 1869, de Nosso Senhor Jesus Cristo, em Paris, França, faleceu Hipollyte Leon Denizard Rivail (Allan Kardec), em decorrência da ruptura de um aneurisma, quando o mesmo se encontrava trabalhando em uma obra relacionando magnetismo e espiritismo”. O corpo de Allan Kardec está sepultado no famoso cemitério Père-LaChaise, em Paris, na França e em seu túmulo há uma inscrição dizendo: “NASCER, MORRER, RENASCER AINDA E PROGREDIR SEM CESSAR, TAL É A LEI”. No sepultamento de Allan Kardec, quando o seu corpo baixava ao túmulo,o famoso astrônomo francês Camille Flammariom fez um discurso enaltecendo a figura, a vida e a obra de seu amigo Allan Kardec. Além da frase em epígrafe há diversas outras frases célebres proferidas por Allan Kardec.


Pintura de Allan Kardec.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

TESE E OPINIÃO

AS CASAS LOTÉRICAS E OS SEUS BOLÕES

 
 
Há muito tempo, a Caixa Econômica Federal, que é o setor do governo, responsável, pelo funcionamento das casa lotéricas em todo o país, resolveu baixar uma norma, proibindo terminantemente, o tal  bolão promovido pelas casas lotéricas. Porém, as pessoas que fazem seu jogo, seja da quina, mega-sena, dupla sena, ou outra das diversas modalidades de apostas, legalizadas pelo governo e arrecadas nas casas lotéricas, quando se dirigem a esses locais para às apostas, normalmente, ouvem da atendente: "Quer participar do bolão da casa?" Quanto e quantos de nós já ouvimos isso e sistematicamente, a toda semana, principalmente, nos dias do sorteio da Mega Sena. Ora, não sou a favor, nem contra, os tais bolões, promovidos pelas casas lotéricas, porém, às leis deste pais foram feitas para serem cumpridas, assim como a norma baixada pela Caixa Econômica Federal. Ou a Caixa Econômica Federal, revoga a norma e passa a permitir o uso dos bolões, das casas lotéricas, em todo o país, ou  fiscalize e puna quem nnão esteja cumprindo a norma.Essa bagunça do pode e/ou não pode é que tem que acabar. Com a palavra o presidente da Caixa Econômica Federal!

Esse artigo é de inteira responsabilidade de quem o assina -  Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire
 JORNAL A VERDADE DE TERE - O JORNAL QUE SEMPRE FICA AO LADO DO POVO
Principais Manchetes  da edição de amanhã, 25 de fevereiro de 2012, sábado
 
Os bastidores da nossa política - tudo que rola nos bastidores, reuniões partidárias, coligações, pré-candidatos insatisfeitos, novas alianças políticas e as possíveis eleições para prefeito e presidente da câmara que devem acontecer em março na câmara
 Magé - Prefeito Nestor Vidal fala sobre o balanço do carnaval, o desfile das escolas de samba e muito mais
Prefeitura faz obras no Caleme e em diversas partes da cidade. Várias ruas receberam asfaltamento
Entrevista com o Secretário de Planejamento Luiz Fernando - Ex-presidente da Câmara fala tudo sobre o processo que pede devolução de quase 5 milhões aos cofres públicos
Eleições Municipais 2012 - Pelo menos 14 pré-candidatos a prefeito: Salomão, Tricano, Arlei, Maurílio, Dr. Nelson, Wanderley Peres, Valmir Faria, Gerson Ribeiro, Márcio Catão, Rosário, Faria, Petto, Cleyton e Celso Dalmaso
Carnaval 2012 - Os bastidores da festa popular em Teresópolis. Prefeitura anuncia Michel Teló para Feport
Jornal A Verdade de Tere - Gilberto Passos Junior - Diretor Responsável   
 
 
 
PREFEITURA EM FOCO



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
 
 
 
Dia Internacional da Mulher: Prefeitura promove ação social
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura promove, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, no sábado, 10 de março, das 9h às 19h, na Praça da Matriz de Santa Teresa, no Centro, a ação social ‘A Mulher e a Sustentabilidade’, tema escolhido pela Secretaria Nacional das Políticas para as Mulheres para este ano. Entre as atividades estão apresentações culturais, com música, teatro e recreação infantil; oficina de artesanato; e esclarecimentos sobre a saúde feminina, com orientações sobre amamentação, câncer de mama, colo de útero e de pele. O público também poderá aferir a pressão arterial e a taxa de glicemia. Serão sorteados brindes, como cesta de artesanato, bijuterias, óculos de sol e máquina fotográfica. “Estamos finalizando a programação, mas adianto que está bem variada, pois teremos desde atividades físicas, com aula de ginástica para a terceira idade, passando pelas oficinas de artesanato com as profissionais do Espaço Mulher, até contação de histórias e apresentações artísticas de música e teatro. Além disso, a equipe técnica do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), composta por psicóloga, assistente social e advogada, estará à disposição para informações e encaminhamentos”, frisa a Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira. De acordo com a Secretária, o tema ‘A Mulher e a Sustentabilidade’ foi escolhido devido ao evento Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho, na capital fluminense, em comemoração aos 20 anos da Eco-92. Contudo, além das questões ambientais, a proposta para o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, abrange diversos aspectos do termo sustentabilidade, como as questões político-sociais e de empreendedorismo. A ação terá também a exibição de dois filmes, um com dicas de maquiagem, produzido pela Avon, e outro sobre micro crédito individual, voltado para profissionais autônomas. As participantes poderão se cadastrar para vagas de emprego no SINE (Sistema Nacional de Emprego) e terão ajuda para elaboração do currículo. Na ocasião, será disponibilizado serviço de emissão de Carteira de Trabalho, para isso, basta levar uma foto 3x4. A programação completa e o horário de cada atividade serão divulgados em breve. Coordenada pela Secretaria dos Direitos da Mulher, a iniciativa tem a parceria das Secretarias de Saúde, Cultura, Esportes e Lazer, Educação, Trabalho e Emprego, Turismo, Desenvolvimento Social, Obras, Agricultura, Administração e Governo. A ação conta ainda com a colaboração do SindPMT – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis -, do Sindicato dos Bancários de Teresópolis e das empresas Avon, SAF Assistencial e Foto Santa Tereza.
Texto: Mara Lúcia


Teresópolis recebe ônibus escolar do Governo do Estado

Foi entregue à Prefeitura de Teresópolis nesta sexta, 24, um ônibus escolar com capacidade para transportar 61 estudantes. O veículo foi doado pelo Instituto Vivo, da empresa Telefônica, à Secretaria Estadual de Educação, dentro do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação, que garante ônibus para o transporte escolar rural.  “Mais uma vez Teresópolis é beneficiado pelo bom relacionamento que o Prefeito Arlei vem mantendo com os governos Estadual e Federal”, avalia o Secretário Municipal de Governo, José Carlos Cunha, que recebeu o veículo em Teresópolis.  Possuindo chassi com suspensão reforçada, que é indicado para uso em estradas de terra e em condições de relevo acidentado, o ônibus escolar também conta com assento adaptado para transporte de cadeirante e cintos de segurança para o transporte seguro de crianças. O Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, agradece pelo reforço do transporte escolar dos estudantes da zona rural. “Com mais este ônibus vamos ampliar o atendimento dos alunos das escolas municipais do interior, garantindo transporte com segurança e conforto”.
Texto: Silvia Pimentel

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA

ESCOLAS PARA CEGOS, OS ANTECESSORES DE LOUIS BRAILLE


Louis Braille, Inventor do Sistema Braille, para Cegos 

A primeira escola para cegos no mundo foi fundada ainda no século XVII, no ano de 1784, em Paris, na França, pelo professor Valentim Have. O método usava a escrita em relevo, para facilitar o sentido de tato, dos cegos. Em 1820, Charlie Barbier, aperfeiçoou o método ainda mais e instalou uma escola mais moderna ainda. Finalmente em 1828, o francês Louis Braille desenvolveu, ainda mais, o sistema de escrita e leituras para cegos, que ficou conhecido como sistema Braille, que até hoje é aplicado nas escolas para cegos de todo o mundo.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
 FRASES CÉLEBRES

" É MELHOR ACENDER UMA VELA DO QUE AMALDIÇOAR A ESCURIDÃO!" - CONFÚCIO
 
Confúcio

Confúcio, também conhecido como, K'ung Ch'iu, ou ainda, K'ung Chung-ni foi um filósofo e pensador chinês, que nasceu no século VI, A/C, provavelmente, no ano de 551, A/C, em Tsou, uma cidade minúscula, no Estado de Lu, que hoje se chama Shantung e faleceu no século V, A/C com cerca de 72 (Setenta e Dois anos), por volta do ano 479, Antes de Cristo. Em sua filosofia, Confúcio pregava a moralidade, acima de tudo, com atitudes corretas, em todos os sentidos, para todos, tanto para as pessoas comuns, como para as pessoa públicas. A filosofia de Confucio, foi difundida mundo afora, como um sistema filosófico que ficou conhecido como confucionismo. Embora alguns estudiosos sejam reticentes em afirmar que tanto a frase em epigrafe, quando muitas outras frases e pensamentos atribuidos a Confúcio, sejam dele mesmo, a maioria esmagadora dos estudiosos, afirma que sim, que tanto esta, quanto as diversas outras frases atribuidas a Confúcio, são dele mesmo, pertencem ao grande pensador e filósofo chinês, da antihuidade.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e monyagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

BEATLEMANIA

YESTERDAY NO GUINNES BOOK

Yesterday é a canção mais conhecida dos Beatles, não necessariamente a mais bonita. Apesar de creditada a Lennon e McCartney, por força de acordo, sabe-se que Yesterday é uma canção escrita inteiramente por Paul McCartney. O próprio John Lennon em diversas ocasiões deixou isso claro. Paul McCartney escreveu Yesterday, numa manhã de 1965, logo depois de acordar de um sonho. Alguns profissionais do mundo musical e radiofônico afirmam que Yesterday foi e continua sendo até hoje a canção mais tocada em rádios em todo o mundo, em todos os tempos, outros desses profissionais afirmam que ela já foi, mas que hoje em dia a mais tocada nas rádios do mundo, em todos os tempos é Dancing Queen, do grupo sueco Abba, gravada em 1975 e lançada em 1976. Esta dúvida com certeza permanecerá por muito tempo ainda. Mas, o certo, é que em questão de regravações, Yesterday, continua imbatível. Segundo o Guinnes Book, há para Yesterday, mais de três mil regravações, sendo ela a música mais regravada de todos os tempos. Milhares de cantores, cantoras, bandas, orquestras, grupos vocais, etc., regravaram yesterday, desde 1965, quando ela foi lançada, entre grandes nomes da música no mundo que regravaram esta Yesterday, estão entre outros: Frank Sinatra, Elvis Presley, Ray Charles e Plácido Domingo, grande tenor e maestro espanhol. Até diversos artistas brasileiros regravaram Yesterday.


O autor da versão original, Paul McCartney.


Vídeo dos Beatles cantando Yesterday ao vivo em um conserto em Tóquio(clique no link):

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

 RÁDIO BRASIL RURAL FM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO
  
       COPA DO CHILE DE 1962 – UM CIGANO IUGUSLAVO, SEKULARAC, É UM DOS            DESTAQUES   DA  COPA;  GARRINCHA   ENCANTA O MUNDO;   BRASIL É BI-CAMPEÃO MUNDIAL  E  COLÔMBIA  E  BULGÁRIA SÃO AS SELEÇÕES ESTREANTES  NO EVENTO


 Garrincha


A Copa do Mundo de 1962 foi realizada no Chile e rendeu ao Brasil o bi-campeonato mundial de futebol. Garrincha o ponta direita, brasileiro que já havia encantado o mundo na copa anterior, na Suécia em 1958, foi considerado o melhor jogador na copa do Chile.Com suas pernas tortas e seus dribles desconcertantes, Garrincha maravilhou o mundo, além de marcar 4 gols no certame. Embora sendo destro e sendo ainda um jogador relativamente pequeno, Garrincha fez gols de todas as formas, de cabeça; de pé esquerdo; de pé direito e  até  de falta. Na partida contra o Chile válida pelas semi-finais,Garrincha fez 2 gols na vitória brasileira por 4x2, mas acabou sendo expulso. Absolvido da expulsão no jogo contra o Chile, Garrincha pode jogar a partida final,a decisão da Copa. Mesmo jogando com febre ele arrasou com a defesa adversária e o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 3x1, os gols do Brasil foram marcados por Amarildo, Zito (por sinal o seu único gol pela seleção brasileira, em todo do tempo que atuou pelo Brasil)  e Vavá, com Masopust descontando para a Tchecoslováquia. Na Copa do Chile havia dois estreantes, Colômbia e Bulgária participavam do evento pela primeira vez e houve algumas coisas em comum entre ambas. Tanto uma como a outra nas eliminatórias derrubaram os favoritos. A Colômbia eliminou o Peru e a Bulgária eliminou a favorita França e de quebra eliminou também a Finlândia. Porém, nem Colômbia, nem Bulgária passaram da 1ª fase, ambas voltaram para casa com apenas 1 ponto ganho em 3 jogos, 1 empate e 2 derrotas.


 Sekularac

A Copa do Mundo de 1962, no Chile marcou ainda a presença do cigano Sekularac, no ataque da Iugoslávia. Dragoslav Sekularac nasceu na então região da Macedônia, a  Macedônia, que hojé é um país  independente. Dragoslav Sekularac era um cigano da tribo Vasojevici , vinda da região de Montenegro, Hoje, Montenegro também é um país independente. Jogador do Estrela Vermelha de Belgrado, capital da Iugoslávia, atualmente a Sérvia, hoje também um país hoje independente. Sekularac, o ‘’Sekki’’,como era chamado por alguns, já havia jogado bem na copa anterior,em 1958, na Suécia, mas no Chile em 1962,  esteve exuberante.



 Jerkovic

Apesar de não ter feito nem um gol, passou a copa distribuindo as jogadas e dando passes perfeitos ,mtanto assim,que seu companheiro de ataque Jerkovic, foi o artilheiro do certame. Considerado um dos melhores jogadores iugoslavos de todos os tempos, Sekularac virou até garoto propaganda e até mesmo em um filme iugoslavo, que fala da vida de ciganos, podemos ver Sekularac num anúncio em um outdoor .
Na copa do Chile de 1962, a classificação final foi a seguinte:
1º Brasil
2º Tchecoslováquia
3º Chile
4º Iugoslávia
O artilheiro da competição foi Jerkovic da Iugoslávia com 5 gols.

Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com o apoio de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

CURIOSIDADES
 
 
TAPAH UM DESCONHECIDO, RARO E DELICIOSO PEIXE
Tapah em seu habitat natural

Um pescador de sorte com o seu Tapah


Alguns gourmets, especialistas em carnes de peixe, que tiveram a sorte de degustar o Tapah, consideram este peixe, como o mais saboroso peixe do mundo. Segundo eles, sua carne tem um sabor único e inigualável. Mas, por que então o Tapah é tão pouco conhecido nas artes culinárias? E por que até mesmo muitos apreciadores de carnes de peixe, desconhecem a sua existência? Acontece que o Tapah, ou Ikan Tapah, como também é conhecido, é um peixe de água doce raríssimo, que é encontrado em poucos lugares, sua ocorrência maior está em alguns rios da Ilha de Bornéu, na Ásia. Além de tudo isso, o Tapah, que tem hábitos noturnos, é astuto, não se deixando apanhar com facilidade. Mesmo os nativos da Ilha de Bornéu, acostumados com a sua pesca, tem dificuldades para encontra-los e para pega-los. Por isso, é tão pouco conhecido. Seu nome científico é Attu Wallago, mas mesmo a ciência, sabe pouco sobre ele.   

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.