segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

 PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicaçã da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Curso de Alfabetização de Adultos da Secretaria dos Direitos da Mulher
 está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Curso de Alfabetização de Adultos promovido pela Prefeitura/Secretaria dos Direitos da Mulher em parceria com o Sistema Firjan/RJ. Voltado para o público feminino, o projeto engloba a formação do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As aulas começam no próximo dia 6 de fevereiro e acontecem de segunda a quinta-feira, das 15h às 17h.  Para se inscrever, basta comparecer à Secretaria dos Direitos da Mulher, localizada na Rua Heitor de Moura Estevão, 279, Várzea, munida da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O telefone para mais informações é (21) 2742-4741. Além do curso, a Secretaria oferece outros serviços, como a Roda de Conversa, com psicóloga, Arteterapia e Sessão de Massoterapia. A Roda de Conversa acontece na quarta-feira, das 16h às 18h; a Arteterapia é especifica para as mulheres assistidas pelo CRAM (Centro de Referência de Assistência à Mulher), na terça-feira, das 15h às 17h; e a Seção de Massoterapia, na quinta-feira, das 14 às 18hs.


Encontro Regional - Saúde do Idoso, nesta terça, 31

A Secretaria Estadual de Saúde promove nesta terça-feira, 31, das 10h às 17h, no auditório da Sociedade de Ciências Médicas, na Ermitage, o Encontro Regional em Saúde do Idoso. O evento tem por objetivo dar continuidade ao processo de planejamento regionalizado das ações voltadas para a saúde das pessoas da terceira idade. Será a primeira vez que Teresópolis vai sediar o encontro, que contará com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde de diversos municípios da Região Serrana.




Prefeitura sinaliza e faz limpeza da Rua Armando Vieira no Morro do Tiro

A Prefeitura realizou na Rua Armando Vieira, no Morro do Tiro, pintura de sinalização de meio fio e de colocação de placas, além de limpeza da via e retirada do lixo. A sinalização atende a um pedido da Associação de Moradores e resolve o problema da dificuldade que os ônibus que trafegam na rua enfrentavam já que alguns motoristas estacionam dos dois lados da via, impossibilitando que os coletivos subissem até o ponto final da comunidade. “Conforme a solicitação do Prefeito Arlei de atender aos moradores, a Secretaria de Segurança Pública providenciou a sinalização da via, com a fixação de placas indicando a proibição de estacionar nos trechos críticos. O nosso objetivo é facilitar o acesso dos ônibus e garantir a segurança dos moradores”, explicou o chefe da Divisão de Trânsito da Secretaria, Márcio Salomão, frisando que o trabalho contou com a parceria da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que, além da manutenção de rotina, fez uma limpeza especial na rua, inclusive com a retirada de lixo das caçambas instaladas no local. De acordo com o presidente da Associação de Moradores, José Ramos de Oliveira, a comunidade corria o risco de ficar sem ônibus. “Com a rua atravancada, a gente estava correndo o risco de o ônibus não subir até o ponto final. Os moradores iam ter subir a pé, mas graças ao Prefeito Arlei e ao Secretário Marco Antônio Da Luz, a questão foi resolvida”, afirmou José Ramos de Oliveira. Moradora do local há 56 anos, Nilza Rocha Rodrigues também aprovou os serviços. “Todos nós precisamos dos ônibus, principalmente pessoas com dificuldade de locomoção e idosos, que ficariam ainda mais prejudicados. Agradeço ao Prefeito por esta melhoria em nossa rua”, disse.
Texto: Mara Lúcia

domingo, 29 de janeiro de 2012

Djokovic vence Nadal em final histórica

 
Novak Djokovic

Em uma final sensacional, que certamente entrará para a história mundial do tênis, o sérvio, Novak Djokovic venceu, o espanhol, Rafael Nadal, neste domingo, na decisão do Aberto da Austrália, um dos mais conhecidos Grand Slams, do circuito  profissional de tênis, por 3 sets a 2, parciais de 5/7, 6/4, 6/2, 6/7 (5-7) e 7/5, na final mais longa dos Grand Slams em todos os tempos. Djokovic, número um do ranking e Nadal o segundo colocado, proporcionaram um espetáculo grandioso, talvez só superado pelo grande confronto entre Bjorn Borg e John McEnroe na decisão do torneio Wimbledon em 1980, quando o sueco, Bjorn Borg derrotou, o norte americano, John McEnroe, também por tres sets a dois, em partida também memorável, longa  e épica. No jogo de hoje todos os sets foram muito disputados, Nadal. venceu o primeiro set por 7/5, Djokovic, empatou no segundo set com a parcial de 6/4, no terceiro set o sérvio virou o placar e vez 2 X 1, com uma parcial de 6/2, mas o espanhol, não estava derrotado ainda e empatou o jogo no 4 set em 2 X 2, com a parcial de 7/6 com 7-5 no tiebreak. Os dois grandes tenistas foram para o último set, aquele que decidiria o torneio, vizivelmente cansados. Logo no início do set decisivo, depois de uma tentativa de jogada, o cansaço de  Djokovic, ficou ainda mais vizível,  foi quando o sérvio chegou a se desiquilibrar e quase tropeçar. Parecia então, que Nadal, embora também estivesse muito cansado, estaria em melhor forma física iria vencer. Mas, Djokovik pareceu buscar forças, não se sabe de onde e venceu o set final da eletrizante decisão, depois de cinco horas e 53 minutos de jogo por 7/5, conquistando assim o Australia Open 2012, por três sets a dois. 

BAHPF/YBSHPF

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis




Prefeitura e Firjan realizam encontro com empresários da construção civil

Cursos têm início previsto para 13 de fevereiro

Teresópolis, 27 de janeirto de 2012 - Na manhã desta sexta-feira, 27, o Presidente da Comissão da Firjan em Teresópolis, Helio Neves, e o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Lucas Guimarães, representante da Prefeitura Municipal, receberam empresários da construção civil a fim de apresentar os cursos e os locais onde serão ministradas as aulas e para promover a divulgação dentro do segmento.
“Precisamos divulgar os cursos da Firjan, que são gratuitos e buscam qualificar a mão de obra para a construção civil no município. Os empresários do ramo precisam conhecer as instalações e saber como serão os cursos, para que eles noticiem essa ação a seus funcionários”, disse Helio Neves.
Com início previsto para o dia 13 de fevereiro, os cursos oferecidos buscam formar mão de obra qualificada para promover a recuperação econômica de Teresópolis. “Temos orientação do Prefeito Arlei para dinamizar a economia da nossa cidade. A construção civil está crescendo, com diversos investimentos que beneficiam o município, por isso estamos apoiando as ações realizadas pelo Firjan”, afirmou Lucas Guimarães.
O empreiteiro Elson Jean Fraga, que participou da apresentação, busca qualificação para os seus funcionários. “É um apoio que nos faltava, cursos gratuitos de qualidade. Sem dúvida os meus funcionários participarão do projeto”, concluiu.
Silvio Oliveira, empresário, defende ações que favoreçam a qualificação de mão de obra no município. “Visto que a construção civil carece de gente especializada, essa iniciativa só vem melhorar a capacidade dos profissionais. Por isso, é necessária a participação de todas as construtoras e profissionais liberais ligados à construção civil. Esse projeto é ótimo para o desenvolvimento econômico da cidade”, analisou.
No total, foram disponibilizadas 280 vagas para em cursos de pedreiro, de alvenaria, estucador, ladrilheiro, carpinteiro de formas de bancada, armador de ferragem e pintor de alvenaria. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas na sede da Firjan, localizada no Espaço Higino (Rua Jorge Lóssio, 207, Alto), de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para se inscrever, é necessário a apresentar os seguintes documentos: CPF, comprovante de residência, histórico escolar e autodeclaração de baixa renda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2642-0152.
Texto: Heliny Quintanilha




Prefeitura renova frota da Educação


Onze veículos 0 km atenderão às unidades escolares do interior

Teresópolis, 27 de janeiro de 2012 - A Prefeitura de Teresópolis iniciou o processo de renovação de sua frota de veículos com a aquisição de oito Kombis, duas vans e um Saveiro cabine dupla neste início de ano, todos 0 km. A frota, destinada à Secretaria de Educação, e que não era renovada há seis anos, atenderá já no início deste ano letivo às unidades escolares do interior do município.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, a intenção da Prefeitura é a de melhorar o serviço prestado pela Secretaria. “Estamos trabalhando com a orientação do Prefeito Arlei para proporcionarmos maior mobilidade, segurança e conforto aos profissionais da Educação. Nossos colegas de trabalho merecem todo o nosso respeito”, afirma.
Com a chegada das oito Kombis, cerca de 100 profissionais da zona rural serão atendidos, como explica o professor Eduardo de Lima Duarte, Diretor do Departamento de Manutenção da Secretaria de Educação. “Adquirimos oito veículos que serão utilizados para o transporte dos professores das unidades escolares do interior. Além disso, receberemos, ainda em fevereiro, duas vans para atender aos alunos portadores de necessidades especiais e uma caminhonete Saveiro cabine dupla para a manutenção da rede física das escolas”, enumera.
Texto: Marcelo Ferreira

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DOIS PENSAMENTOS
 "O amor, não se manifesta apenas pela aproximação dos corpos, a isso ele transcende, pois não brota na carne, mas nasce na alma"
(Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire) escrita em março de 1991 - Registrada






"Todos os seres humanos têm o irrefutável dever do trabalho e o sagrado direito ao descanso" 
(BENIGNO ANTONIO HERMIDA PINHEIRO FREIRE) - 21 de janeiro de 2012 - registrada.
PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
  

                         Prefeitura implanta Núcleo Comunitário de Defesa Civil em Santa Rita

                     
A Prefeitura entregou nesta terça-feira, 24, certificados aos moradores participantes do Curso de Agente de Defesa Civil Comunitário, que visa à formação do Nudec de Santa Rita, no 2º Distrito. O encerramento ocorreu na Escola Municipal Pedro Torres Leite, na localidade. Até o momento, 150 pessoas foram capacitadas através dos cursos promovidos pelo Governo Municipal. O treinamento forma multiplicadores dos ensinamentos sobre estratégias de ação em situações de risco. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, existe a previsão de ampliar o projeto. “Temos um planejamento para instalar núcleos em Bonsucesso, Sebastiana, Vale Alpino e Poço dos Peixes, entre outras localidades consideradas pontos estratégicos da nossa ação. Os moradores de outras áreas interessados em ter um núcleo em suas comunidades podem entrar em contato com a Defesa Civil, que vai estudar a viabilidade da implantação”, afirmou. A instalação dos núcleos comunitários faz parte do Plano Municipal de Defesa Civil e os cursos oferecem aulas de noções de riscos geológicos, prevenção de desastres, planejamento em Defesa Civil, primeiros socorros, entre outros assuntos. O treinamento já foi realizado no Rosário, Perpétuo, Parque do Imbui, Vieira e Santa Rita. Moradores de Pessegueiros, no 2º Distrito, e Pimentel, na área urbana, também estão recebendo a capacitação.
Texto: Mara Lúcia




 
 
 
Saúde divulga resultado de dezembro da análise da água das fontes da cidade

Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde está divulgando o resultado da análise microbiológica feita no mês de dezembro de 2011. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo LACENN-RJ – Laboratório Central Noel Nutels, das 10 fontes examinadas, duas estão impróprias para consumo: Fonte Praça Taumaturgo e Fonte Amélia, que apresentam a presença de coliformes totais e fecais. A Secretaria de Saúde já providenciou a divulgação do resultado da análise, através das placas indicativas instaladas nas fontes. Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças. O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.
Confira o resultado da análise: Dezembro/2011  • Fonte Judith (Alto) – Própria para consumo • Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo  • Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo • Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo • Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo • Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) - Própria para consumo  • Fonte Praça Taumaturgo – Imprópria para consumo • Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo • Fonte da Tijuca (Tijuca) – Própria para consumo • Fonte Fonte Santa (Fonte Santa) – Própria para consumo
Texto: Mara Lúcia
PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis


Audax/Fonte Santa e Planet Soccer vencem rodada do Aberto SMEL

 Quem foi ao Ginásio Pedrão na noite desta terça-feira, 24, conferiu a segunda rodada da fase classificatória do Aberto SMEL de Futsal Masculino 2012. Realizado pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Esporte e Lazer, e com apoio da Liga Teresopolitana de Desportos, os jogos acontecem todas as terças e quintas-feiras, a partir das 20h. A primeira disputa foi entre Planet Soccer e Real Madruga, jogando pela chave A. Confirmando seu favoritismo, o Planet Soccer venceu a partida por 4 a 2. Com o resultado, a equipe assumiu a liderança temporária da Chave A. O segundo jogo da noite foi entre Rosário e Audax/Fonte Santa, válido pela Chave B. Em partida bastante disputada, o Audax/Fonte Santa venceu por 1 a 0 e se isolou na liderança do grupo com 6 pontos. O complemento da segunda rodada acontece nesta quinta-feira, 26. O primeiro jogo da noite, as 20h, será entre Beira Linha e Casa Soraya, pela Chave B. Em seguida, as 21h, se enfrentam Casas Bahia e Barra, pela Chave A.
 TABELA DE CLASSIFICAÇÃO
 CHAVE A
Equipe
Jogos
Pontos
Planet Soccer
02
03
Barra
01
03
Real Madruga
02
01
Casas Bahia
01
01

CHAVE B
Equipe
Jogos
Pontos
Audax/Fonte Santa
02
06
Rosário
02
03
Casa Soraya
01
0
Beira Linha
01
0
Texto: Heliny Quintanilha e Rachel Claussen










quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Inscrições para cursos culturais gratuitos na Casa de Cultura vão até sexta


Termina nesta sexta-feira, 27 de janeiro, o período de novas inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura de Teresópolis. Para se inscrever, basta o interessado se dirigir à Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), das 9h às 18h, e preencher a ficha de inscrição. Anote o esquema de inscrições: cursos na Casa de Cultura Adolpho Bloch - Novas inscrições: até 27 de janeiro; renovação de matrícula: de 1º a 17 de fevereiro; divulgação com a listagem dos selecionados das novas inscrições: 5 de março; novas matrículas: 5 a 9 de março; horário de atendimento: 9h às 18h; início das aulas: 12 de março. Cursos no Centro Cultural Bernardo Monteverde - Novas inscrições: de 6 a 17 de fevereiro; renovação de matrícula: de 6 a 17 de fevereiro; divulgação com a listagem dos selecionados das novas inscrições: 5 de março; novas matrículas: 5 a 9 de março; horário de atendimento: das 14h às 18h; início das aulas: 12 de março. O Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, explica que “os cursos gratuitos representam uma importante ferramenta no processo de transformação cultural da cidade. Além de possibilitar a apropriação de novos saberes, os cursos funcionam também como forma de terapia ocupacional”, analisa. O subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello, informa que, só na primeira semana, foram registradas mais de 600 inscrições, com procura maior para os cursos de balé, jazz e violão. Ele destaca que podem ser feitas inscrições para todos os cursos, mas ainda não há como definir quantas vagas estarão disponíveis. “Primeiro avaliaremos a renovação de matrículas e, somente após este período, será possível definir a disponibilidade neste ano para novos alunos”, explica. Ainda segundo o subsecretário Ayrton Rebello, “todos os interessados terão suas fichas avaliadas durante o processo de seleção até chegarmos aos selecionados”, esclarece. Entre os critérios para a definição estão a matrícula escolar, a localidade de residência e a situação socioeconômica da família. Na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), a Secretaria de Cultura está oferecendo os seguintes cursos: atelier infantil (a partir de 7 anos), ballet (a partir de 4 anos), capoeira, cavaquinho, cerâmica, desenho e pintura, flauta, jazz (a partir de 4 anos), piano, teatro infantil, teatro adolescente, teatro adulto, teatro de rua, teatro e animação, e violão. Para os cursos de música, a idade mínima é de 8 anos. No Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja, no Alto), são ministradas aulas de bordado e crochê, canto, canto infantil, teclado, teoria musical, violão, e coral municipal. Para estes cursos, o período para novas inscrições será de 6 a 17 de fevereiro, das 14h às 18h, no próprio Centro Cultural. Nesta fase acontece, também, a renovação das matrículas, com necessidade de apresentação de foto 3 x 4 e declaração escolar. Assim como na Casa de Cultura, a listagem com os selecionados também será divulgada no dia 5 de março, com início das aulas no dia 12.
Texto: Geórgia Jahara

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PREFEITURA EM FOCO


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis






Brazão de Teresópolis


Prefeitura começa limpeza de rio no Rosário

A Prefeitura de Teresópolis deu início, neste final de semana, à limpeza e desassoreamento do rio que corta toda a comunidade do Rosário, situada numa das áreas mais populosas da cidade. A ação foi coordenada pelo Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, e contou com a atuação dos funcionários da Secretária de Obras e Serviços Públicos e integrantes do Nudec (Núcleo Comunitário de Defesa Civil) do Rosário, voluntários que integram o programa de apoio em situações de emergência. Além da limpeza, a ação consistiu no replantio de mudas de árvores na faixa marginal de proteção do rio para recompor o local. A intervenção melhorou as condições de vazão do rio e garantiu a limpeza e a sua preservação. Homens trabalharam durante todo o sábado retirando o mato alto e a sujeira que ao longo dos anos se acumularam causando prejuízos ao meio ambiente. A limpeza do rio, que ocorre de forma manual, vai melhorar a qualidade de vida dos moradores, principalmente das pessoas que moram em suas margens. De acordo com o Secretário Cel. Roberto Silva, a ação, que começou no último sábado, 21, em comemoração ao ‘Dia Nacional de Limpeza do Rio’, é preventiva e tem por finalidade evitar inundações e alagamentos, tão comuns nessa época do ano quando acontecem intensas chuvas de verão. Ele explicou que a grande quantidade de lixo e terra encontrada no leito fez com que o rio se tornasse mais estreito, impedindo o escoamento das águas. Para acabar com o problema, a Prefeitura retirou todo o excesso de terra, lixo e vegetação que retinha o fluxo e vem fazendo um trabalho de conscientização de prevenção de desastres e de doenças. Além dos fatores naturais que exigem o trabalho de manutenção da Prefeitura, o Secretário explicou que o apoio dos moradores é fundamental para evitar que problemas como o acúmulo de lixo, um dos principais responsáveis pelo assoreamento dos leitos e consequentemente pelas inundações. "A Prefeitura tem feito um trabalho intenso para limpar os rios da cidade, mas precisamos que os moradores sejam nossos parceiros e façam a sua parte evitando jogar lixo ou outros objetos nos rios ou em locais inapropriados, para que possamos evitar inundações ou problemas ainda maiores", comentou o Secretário, lembrando que a coleta de lixo é feita regularmente em todo o município. Outra atividade realizada, no local, pela Prefeitura foi a palestra de educação ambiental ministrada pelo Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ten. Cel. Bombeiro André Mello. “Através desse trabalho, estamos tentando motivar a população a reciclar e evitar jogar o lixo nas ruas e nos rios. Acreditamos que através da informação a ideia da reciclagem seja disseminada na comunidade e consequentemente diminua a quantidade de lixo”, explicou André. Para a professora Ana Maria Rodrigues, moradora da comunidade do Rosário, as palestras são de grande importância para a população. “As pessoas precisam se conscientizar de suas obrigações e responsabilidades com o meio ambiente. Também aprendemos hoje como devemos agir no caso da coleta do lixo reciclado, como fazer e onde depositar. Virei a todas as palestras”, promete. As palestras de educação ambiental terão continuidade durante a semana e, através do Nudec, o trabalho de conscientização prosseguirá com a distribuição de panfletos.
Texto – Gisele Barreto



Feirinha de Teresópolis bastante movimentada no último final de semana
Prefeito Arlei
Excepcionalmente no último final de semana, a Feirinha de Teresópolis funcionou de sexta-feira a domingo, devido ao feriado prolongado do Dia de São Sebastião, comemorado no Rio de Janeiro, e recebeu um número expressivo de visitantes. “Junto com o Prefeito Arlei e o Secretário de Turismo Carlos Tucunduva, tomamos a decisão de abrir a Ferinha de Teresópolis na sexta-feira para os moradores da cidade e os turistas, uma vez que o número de pessoas que vem para a cidade durante os feriados prolongados é muito grande”, disse o coordenador, Marcio do Valle Costa, mencionando que a estratégia foi eficaz. “Observamos que a Ferinha ficou lotada. A praça de alimentação, como um novo visual, atraiu muita gente, o mesmo acontecendo nos diversos estandes de roupas, artesanatos, e de alimentação”, finalizou. Para maior conforto dos visitantes, a Feirinha de Teresópolis passa por revitalização. Na Praça de Alimentação, a Prefeitura Municipal instalou coberturas. Quatro estruturas de 100 metros quadrados estão garantindo bem-estar àqueles que freqüentam o espaço. Além disso, a Prefeitura está reformando os banheiros e a quadra. “Estamos realizando uma série de ações na Feirinha, para que ela esteja continue proporcionando maior conforto e serviços aos visitantes”, disse Marcio do Valle Costa.
Texto: Heliny Quintanilha



Conselho de Saúde inicia trabalhos de 2012
Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna

A primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde em 2012 ocorreu nesta quinta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Saúde, e teve como pautas a reestruturação das Comissões do colegiado, elaboração da Agenda 2012 e a reabertura do serviço de hemodiálise no Hospital das Clínicas, assim como a realização do exame de verificação da taxa de glicemia pela ADT (Associação dos Diabéticos de Teresópolis), entre outros assuntos. Representando o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, a Diretora do Departamento de Higiene e Saúde Coletiva/Vigilância em Saúde, Adriana Chaves, comunicou que o Secretário participou de uma reunião no Rio de Janeiro na qual foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Secretaria Estadual de Saúde. “O documento aponta pequenas alterações que deverão ser feitas na obra realizada pelo HCT. Assim que forem solucionadas essas demandas, o setor retoma o serviço de hemodiálise”, explicou Adriana Chaves. A Diretora convidou os conselheiros para participarem dos encontros sobre a atualização do Plano de Contingências de Vigilância em Saúde Frente a Inundações e Desastres Naturais do município, que acontecem semanalmente, na sede da Secretaria. Além disso, Adriana sugeriu que seja apresentado ao Conselho o Plano Municipal de Contingência de Enfrentamento à Dengue para que o colegiado possa opinar sobre as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Também foi abordada a questão dos testes da taxa de glicemia capilar realizados pela ADT (Associação dos Diabéticos de Teresópolis). Adriana Chaves informou ainda que o material necessário para o exame já foi adquirido e o atendimento normalizado. Com relação à reestruturação das cinco comissões do colegiado, a Mesa Diretora vai se reunir na próxima semana a fim de distribuir os representantes conforme sua área de interesse. Na ocasião, será criada uma comissão provisória para elaborar a Agenda 2012 do Conselho. Os nomes dos conselheiros que irão compor essas comissões serão divulgados na próxima reunião ordinária, marcada para o dia 16 de fevereiro, às 19h, na Secretaria de Saúde, quando também será apresentado o Relatório Final da X Conferência Municipal de Saúde, realizada em novembro de 2011.
Texto: Mara Lúcia

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Prefeitura promove ação de conscientização sobre hanseníase




Atividades acontecem de 23 a 27 de janeiro, nas unidades de saúde



Teresópolis, 18 de janeiro de 2012 – Para lembrar a Semana Mundial da Luta Contra a Hanseníase, marcada para a última semana de janeiro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis promove, de 23 a 27, uma campanha de conscientização e informação sobre a doença. O trabalho será realizado nas unidades de saúde, com distribuição de panfletos e encaminhamento para consulta com dermatologista, se necessário. Os agentes comunitários de saúde vão auxiliar no trabalho de orientação dos moradores sobre o assunto.



“Nós fizemos um trabalho de capacitação dos agentes comunitários de saúde a respeito dos principais sinais e sintomas da doença. Assim, eles poderão orientar os moradores em suas áreas de atuação nas unidades de saúde com mais facilidade e conhecimento”, frisou Deise Cavalieri, coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase do município, que funciona na Secretaria de Saúde, na Tijuca, com atendimento às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 10h.



A dermatologista ressaltou ainda que o médico clínico geral está apto para tratar o paciente que apresente a doença. “Dependendo do quadro clínico, o tratamento tem duração de seis a 12 meses e os medicamentos são disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Temos investido também na descentralização, ou seja, o paciente pode ser tratado nas unidades de saúde situadas em diversos bairros e localidades do município, evitando assim o seu deslocamento até a sede da Secretaria”, pontuou Deise Cavalieri, ressaltando a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento e cura.



A hanseníase



A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae, descoberto em 1873 pelo médico Amaneur Hansen, na Noruega. Em sua homenagem, o bacilo é chamado de Bacilo de Hansen, um micróbio que apresenta afinidade pela pele e nervos periféricos.



Os principais sintomas e sinais são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.



A doença atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. É importante que ao perceber algum sinal suspeito, a pessoa não se automedique e procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.



Texto: Mara Lúcia
 
 
 
 
 
Feirinha de Teresópolis funcionará também nesta sexta-feira, 20




Moradores e turistas poderão curtir três dias de atrações, entre elas, a Caravana

Traçando Ideias





Teresópolis, 18 de janeiro de 2012 – Moradores que estejam de férias ou de folga e turistas cariocas que irão aproveitar o feriado prolongado devido ao Dia de São Sebastião, comemorado nesta sexta-feira, 20, terão mais uma opção de diversão na Serra, pois a Feirinha de Teresópolis, localizada no Alto, vai funcionar de sexta até domingo, 22, no horário das 10 às 18h, com estandes de roupas, bijuterias, artesanato, decoração e comidas típicas.



Os visitantes também poderão curtir a ‘Caravana Trançando Ideias com Zumbi dos Palmares nas Férias’, que fará uma passagem especial pela cidade no sábado, 21, e estará na Feirinha, das 13h às 17h, com desfiles, gincanas e apresentações culturais sobre a história de Zumbi dos Palmares.



“Recentemente participei de uma reunião com o Secretário Estadual de Turismo, Ronald Ázaro, e demonstrei o interesse de Teresópolis receber o projeto. Será um prazer ter a caravana em nossa cidade, pois ela reúne arte, cultura, diversão e cidadania”, ressaltou o Secretário de Turismo, Carlos Tucunduva.



Trançando Ideias



De 18 de janeiro a 5 de fevereiro, a Caravana Trançando Ideias vai exibir, em cinco bairros do Rio de Janeiro e uma edição especial em Teresópolis, o talento das artesãs capilares em tranças de todos os estilos. Este trabalho vai além do penteado e une reflexão sobre cidadania, diversidade cultural e étnica. Por onde passa o projeto mobiliza o público com uma animada e divertida gincana sobre a vida de Zumbi dos Palmares.



Através do jogo de perguntas e respostas é contada a história dos afrodescendentes na construção da identidade nacional. Em cada edição, cartelas com dez perguntas serão distribuídas para os participantes. No início da rodada, um contador de história e/ou pesquisador vai abordar fatos e acontecimentos marcantes da temática negra.



Também faz parte da programação a exibição do documentário ‘Cada Fio uma História’, dirigido por Jana Guinond e Nina Silva, sobre a trajetória do projeto Trançando Idéias. Outra grande atração é a confecção de tranças. A cada edição, 50 pessoas serão sorteadas para mudar o visual e participar de um desfile ao final do evento. Os cinco primeiros colocados da gincana levam de presente um Kit Estimativa com camisa e uma publicação que leva o mesmo nome do documentário.



O evento é promovido pela ONG Estimativa e conta com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, do Mocabte (Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis), ONU Mulheres, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Governo Federal, entre outras entidades e empresas.



Texto: Mara Lúcia
 
 
 
 
 
 
Prefeitura está vigilante quanto aos serviços de prevenção em todo o município




Desde que assumiu, o Prefeito Arlei vem realizando obras de infraestrutura na cidade





Teresópolis, 18 de janeiro de 2012 - Através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a Prefeitura de Teresópolis trabalha num ritmo acelerado para reparar problemas gerados pelo tempo ou pela própria ação indevida do homem, dando sempre prioridade aos locais que apresentam maiores riscos aos cidadãos. Com a intensificação dos serviços realizados em redes de drenagem de águas pluviais, a administração municipal vem devolvendo a confiança aos moradores prevenindo alagamentos e consequentemente melhorando a vida dos cidadãos.



Desde que assumiu o governo, o Prefeito Arlei vem realizando obras de infraestrutura, na cidade. Pavimentação, obras de contenção, recapeamento e galerias são exemplos de intervenções que chegaram a vários pontos do município. Nesta quarta-feira, 18, frentes de trabalho operaram nas galerias das ruas Armando Vieira (Bairro do Tiro), Dulcídio Gonçalves (Ingá) e Gago Coutinho (Vale Paraíso) onde nove manilhas foram substituídas por novas e cerca de dez metros de rua estão sendo recuperados.

Moradora há mais de 40 anos no local, a dona de casa Isaura Falcão disse que agora tem esperança de não ver mais enchente na rua. “Agora sim. Essa obra parece das boas. Vai melhorar muito a vida da gente. Porque não é possível que governo nenhum dê jeito nisso. Todos esses anos, quando chove muito, a rua fica alagada”, comentou Isaura.

Na Quinta Lebrão, além da limpeza realizada no rio que passa por todo o bairro, a Prefeitura está construindo dois muros de contenção a fim de sustentar as ruas e evitar o deslizamento dos barrancos. Com vinte metros de comprimento e seis de altura, o muro da Rua 21 de Abril está praticamente pronto. Funcionários trabalham há cerca de três semanas no muro da Rua 6 de Julho que, devido às rochas encontradas incrustadas do montante de terra, está levando um pouco mais de tempo para a conclusão. Com o término das obras, ônibus e caminhões poderão voltar a circular normalmente pelo local. Outro fator que vem prejudicando o rendimento dos serviços são as chuvas freqüentes do turno da tarde.

Para Maysa de Fátima Siqueira, residente na Quinta Lebrão, as obras vão melhorar muito a qualidade de vida dos moradores. “O ônibus está fazendo muita falta para nós. Mas precisamos de segurança. Sabemos que esta obra da Prefeitura é de suma importância para a comunidade, principalmente para os moradores, como eu, da Rua 6 de Julho que dependem do transporte coletivo e do caminhão da coleta do lixo”, disse Maysa.

Outras regiões também receberam os trabalhadores da Prefeitura nesta quarta-feira. Na Granja Florestal teve retirada de barreira, na Rua Álvaro Alvim, no Meudon, acerto da Rua Paraguasu, no Alto, no Comary e no Jardim Pimenteiras, a recomposição dos paralelos aconteceu nas ruas Sebastião Lacerda, Flávio Bortoluzzi e Claudio Manoel da Costa respectivamente. Nos bairros Jardim Paquequer, Bom Retiro e Pessegueiros, integrantes da Operação Cidade Bela capinaram, roçaram e limparam as ruas.

Texto – Gisele Barreto
 
 
 
 
 
 
 
Prefeitura está vigilante quanto aos serviços de prevenção em todo o município




Desde que assumiu, o Prefeito Arlei vem realizando obras de infraestrutura na cidade





Teresópolis, 18 de janeiro de 2012 - Através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a Prefeitura de Teresópolis trabalha num ritmo acelerado para reparar problemas gerados pelo tempo ou pela própria ação indevida do homem, dando sempre prioridade aos locais que apresentam maiores riscos aos cidadãos. Com a intensificação dos serviços realizados em redes de drenagem de águas pluviais, a administração municipal vem devolvendo a confiança aos moradores prevenindo alagamentos e consequentemente melhorando a vida dos cidadãos.



Desde que assumiu o governo, o Prefeito Arlei vem realizando obras de infraestrutura, na cidade. Pavimentação, obras de contenção, recapeamento e galerias são exemplos de intervenções que chegaram a vários pontos do município. Nesta quarta-feira, 18, frentes de trabalho operaram nas galerias das ruas Armando Vieira (Bairro do Tiro), Dulcídio Gonçalves (Ingá) e Gago Coutinho (Vale Paraíso) onde nove manilhas foram substituídas por novas e cerca de dez metros de rua estão sendo recuperados.

Moradora há mais de 40 anos no local, a dona de casa Isaura Falcão disse que agora tem esperança de não ver mais enchente na rua. “Agora sim. Essa obra parece das boas. Vai melhorar muito a vida da gente. Porque não é possível que governo nenhum dê jeito nisso. Todos esses anos, quando chove muito, a rua fica alagada”, comentou Isaura.

Na Quinta Lebrão, além da limpeza realizada no rio que passa por todo o bairro, a Prefeitura está construindo dois muros de contenção a fim de sustentar as ruas e evitar o deslizamento dos barrancos. Com vinte metros de comprimento e seis de altura, o muro da Rua 21 de Abril está praticamente pronto. Funcionários trabalham há cerca de três semanas no muro da Rua 6 de Julho que, devido às rochas encontradas incrustadas do montante de terra, está levando um pouco mais de tempo para a conclusão. Com o término das obras, ônibus e caminhões poderão voltar a circular normalmente pelo local. Outro fator que vem prejudicando o rendimento dos serviços são as chuvas freqüentes do turno da tarde.

Para Maysa de Fátima Siqueira, residente na Quinta Lebrão, as obras vão melhorar muito a qualidade de vida dos moradores. “O ônibus está fazendo muita falta para nós. Mas precisamos de segurança. Sabemos que esta obra da Prefeitura é de suma importância para a comunidade, principalmente para os moradores, como eu, da Rua 6 de Julho que dependem do transporte coletivo e do caminhão da coleta do lixo”, disse Maysa.

Outras regiões também receberam os trabalhadores da Prefeitura nesta quarta-feira. Na Granja Florestal teve retirada de barreira, na Rua Álvaro Alvim, no Meudon, acerto da Rua Paraguasu, no Alto, no Comary e no Jardim Pimenteiras, a recomposição dos paralelos aconteceu nas ruas Sebastião Lacerda, Flávio Bortoluzzi e Claudio Manoel da Costa respectivamente. Nos bairros Jardim Paquequer, Bom Retiro e Pessegueiros, integrantes da Operação Cidade Bela capinaram, roçaram e limparam as ruas.

Texto – Gisele Barreto

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis




INEA se reúne com moradores da Posse, Campo Grande e Cascata do Imbuí



Arlei

Representantes da Diretoria de Recuperação Ambiental do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) estiveram em Teresópolis, nesta segunda-feira, 16, para se reunir com os moradores da Posse, Campo Grande e Cascata do Imbuí, três das áreas atingidas pelo desastre natural de janeiro de 2011. Em pauta, o processo social de desocupação de casas ao longo dos rios Príncipe e Imbuí, localizados naqueles bairros, visando à proteção dos moradores e o entorno dos rios, com obra de reestruturação de suas caixas. A reunião, ocorrida no Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura, contou com a presença dos Secretários Cel. Roberto Silva (Meio Ambiente e Defesa Civil) e José Carlos Cunha (Governo), representando o Prefeito Arlei. “Na última semana, técnicos do INEA, acompanhados por profissionais da nossa secretaria, fizeram vistorias nas residências construídas na faixa marginal dos rios que cortam a Posse, Campo Grande e Cascata do Imbuí. Foram demarcadas as casas que estão dentro da área de exclusão dos rios”, lembrou o Cel. Roberto Silva, ressaltando que a reunião desta segunda era para que o instituto tivesse uma conversa com os moradores sobre o processo social de desocupação das áreas. De acordo com a psicóloga do INEA, Luciana Vanzan, a desocupação será negociada e os moradores terão três opções de ressarcimento. “A saída das pessoas que moram na faixa vermelha, pela própria segurança dessas famílias, será necessária. Os moradores da faixa amarela poderão decidir se querem ou não participar do programa. Todos que aderirem terão direito à indenização ou reassentamento”, frisou. O trabalho de negociação será feito a partir do cadastramento dos moradores das áreas demarcadas, que começará em breve.  As famílias poderão optar por receber uma indenização do Governo Estadual; se inscrever no programa de Aluguel Social enquanto aguardam a construção do condomínio habitacional pelo poder público; ou se inscreverem no programa de compra assistida, no qual receberão o valor correspondente à avaliação feita do seu imóvel e o dinheiro só poderá ser aplicado na compra de nova moradia. O engenheiro do INEA, Walter Camara, também reforçou que todo o processo de desocupação será negociado. “Nós estivemos nos bairros para conversar com as famílias e, além disso, fizemos questão de realizar a reunião para que todos possam estar cientes de que o instituto vai iniciar um trabalho naquelas localidades e para que pudessem tirar suas dúvidas”, pontuou. Os moradores fizeram perguntas sobre os critérios de demarcação e se o projeto será realmente levado à diante, entre outros questionamentos. A engenheira Vanessa Schneider e a socióloga Débora Bento, que integram a Diretoria de Recuperação Ambiental do INEA, também participaram da reunião. De acordo com o INEA, a obra de recuperação dos rios Príncipe e Imbuí terá duração de aproximadamente seis meses e o instituto estuda a possibilidade de ampliar o projeto para outros rios do município.
Texto: Mara Lúcia



Prefeitura intensifica limpeza de ruas, rios e galerias da cidade




Com a chegada das chuvas de verão, o Prefeito Arlei determinou que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos intensifique o cronograma de limpeza das galerias e canais com o objetivo de evitar entupimento destes córregos e impedir a ocorrência de alagamentos. Trabalhadores estão limpando tanto as galerias quanto as ruas que deságuam nestes locais. São vários os pontos que estão recebendo as equipes especiais para a limpeza dos dutos. É o caso dos bairros do Tiro (Rua Armando Vieira), Vale do Paraíso (Rua Eduardo Gonçalves), Pimenteiras (Rua Oscar José da Silva e Rua Felipe dos Santos), São Pedro (Rua Minas Gerais) e Fonte Santa onde existe um canal para onde escorrem as águas fluviais de todas as ruas e servidões do bairro.  Há equipes também fazendo a limpeza e o corte do mato que cresce ao redor do rio que passa pelo bairro da Quinta Lebrão, a fim de evitar enchentes e minimizar os estragos causados pelas chuvas. Pneus, garrafas, restos de construção e sacos de lixo estão entre os detritos retirados do leito e das margens do córrego. De acordo com o Secretário da pasta, Denílson Moraes, moradores da região vêm sofrendo demasiadamente com as enchentes do rio. “A limpeza vai amenizar o problema dando maior vazão ao rio e a população pode nos ajudar não jogando lixo nas ruas nem nos rios”, disse Denílson. Além desse serviço, outras equipes da Prefeitura atuam na limpeza de ruas e espaços públicos da cidade. Nesta segunda-feira, 16, a Praça Balthazar da Silveira, na Várzea, recebeu uma equipe completa executando serviços de poda, varrição corte da grama e retirada do lixo. As ruas Prefeito Monte (Tijuca), Juiz Alberto Nader (Jardim Paquequer) e as estradas de Pessegueiros e da Posse também foram contempladas com os trabalhos de limpeza.
Texto: Gisele Barreto

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PREFEITURA EM FOCO


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Abertas inscrições para cursos culturais gratuitos da Prefeitura

Ronaldo Fialho

Foi aberto na manhã desta segunda-feira, 16, o período de novas inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Para se inscrever, basta o interessado se dirigir à Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras) e preencher a ficha de inscrição. Depois disso, é só aguardar a liberação da listagem com os candidatos selecionados, que será divulgada a partir de 5 de março, conforme o número de vagas disponíveis. “Os cursos gratuitos estão entre as principais atividades culturais desenvolvidas pela Prefeitura e representam uma das maiores ferramentas no processo de transformação cultural da cidade. Afinal, além de possibilitar o acesso a novos aprendizados, os cursos ainda funcionam como forma de terapia ocupacional. Isto sem falar no aspecto social do projeto, já que as aulas são isentas de qualquer tipo de taxa”, analisa o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho. De acordo com o subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello, no primeiro dia de inscrições a maior procura foi para os cursos de ballet e jazz. Ele explica que podem ser feitas inscrições para todos os cursos, mas ainda não há como definir quantas vagas serão abertas este ano. Isto porque é necessário primeiro que os atuais alunos renovem suas matrículas, o que deverá ser feito entre os dias 1º e 17 de fevereiro, das 9h às 18h. Somente após este período, será possível definir o número de vagas disponíveis para novos alunos em 2012 e, a partir daí, serão avaliadas as novas inscrições. O subsecretário Ayrton Rebello informa ainda que não há necessidade de correrias ou filas, já que a definição de vagas não será garantida por ordem de chegada. “Não é preciso ter pressa. Todos os interessados terão suas fichas preenchidas, seja no primeiro ou no último dia de inscrições. E todas as fichas serão avaliadas dentro do processo de seleção até chegarmos aos selecionados”, esclarece o subsecretário. Entre os critérios para a definição estão a matrícula escolar, a localidade de residência e a ocupação dos pais, dando prioridade aos classificados na condição de pessoas menos favorecidas. O período para novas inscrições vai até 27 de janeiro, das 9h às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch e só é necessário que o responsável preencha a ficha. Já para renovação de matrícula, de 1º a 17 de fevereiro, é necessário que o responsável apresente foto 3x4, declaração escolar, documento de identidade do responsável e atestado médico, no caso dos cursos de jazz, ballet e capoeira. A listagem com os selecionados para 2012 será divulgada a partir de 5 de março e as aulas terão início no dia 12. Atualmente, a Secretaria de Cultura oferece na Casa de Cultura Adolpho Bloch os seguintes cursos: atelier infantil (a partir de 7 anos), ballet (a partir de 4 anos), capoeira, cavaquinho, cerâmica, desenho e pintura, flauta, jazz (a partir de 4 anos), piano, teatro infantil, teatro adolescente, teatro adulto, teatro de rua, teatro e animação, e violão. Para os cursos de música, a idade mínima é de 8 anos. Além dos cursos da Casa de Cultura, são oferecidas ainda pela Prefeitura outras modalidades, desta vez, no Centro Cultural Bernardo Monteverde. No local, que funciona à Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja, no Alto, são ministradas aulas de bordado e crochê, canto, canto infantil, teclado, teoria musical, violão, e coral municipal. Para estes cursos, o período para novas inscrições será aberto no dia 6 de fevereiro, a partir das 14h, no próprio Centro Cultural, seguindo os mesmos procedimentos. Assim como na Casa de Cultura, a listagem com os selecionados também será divulgada a partir do dia 5 de março, com início das aulas no dia 12.
Texto: Geórgia Jahara



Uniformes do Fluminense Futebol Clube são sorteados
Fluminense Futebol Clube
Foi realizado no último dia 12, nas dependências da Rádio Teresópolis AM 1510, o sorteio dos uniformes do Fluminense Futebol Clube, 100% autografados pelo elenco profissional. O primeiro cupom foi sorteado pelo Secretário de Governo, Jose Carlos Cunha, e o segundo cupom sorteado pelo radialista Wilson Mendes, locutor da Rádio. Esta ação aconteceu em parceria firmada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Teresópolis, Associação das Vitimas de Teresópolis (AVIT) e o Fluminense Futebol Clube. Toda a arrecadação foi destinada à AVIT, fechando um total de 346 cupons, arrecadando R$ 3.460,00. “É importante ressaltar o quanto a solidariedade é a grande propiciadora da resolução de problemas relacionados ao desastre natural ocorrido no ano de 2011 em Teresópolis”, afirmou o Secretário de Esportes, Demerval Casemiro. A integração de entidades e o setor público é o único caminho capaz de gerar frutos saudáveis para a reestruturação a sociedade. Os sorteados foram André de Oliveira e André Romeiro, cada um com direto ao uniforme completo (meião, shorts e camisa autografada), sendo uma camisa do atacante Fred e a outra do goleiro Diego Cavalieri. O premio deverá ser retirado na Secretaria de Esportes, em horário comercial.
Texto: Rachel Castro

sábado, 14 de janeiro de 2012

                              PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Memorial e ato ecumênico em homenagem às vítimas do 12 de janeiro de 2011
                                                                   Denílson Moraes

A Prefeitura de Teresópolis prestou, nesta quinta-feira, 12, duas homenagens às vítimas das chuvas que devastaram vários bairros da cidade um ano atrás. À tarde, foi realizada, no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, no Vale do Paraíso, a inauguração do Memorial e, à noite, uma cerimônia ecumênica, no ginásio Pedrão, lembrou os mortos e renovou as esperanças da população. Acompanhado de secretários municipais, autoridades, vereadores e parentes das vítimas, o Prefeito Arlei inaugurou o Memorial, agradecendo a todos que colaboraram na realização do projeto e falou sobre respeito e solidariedade aos familiares dos mortos. “Nossa prioridade é a recuperação da cidade. Estamos trabalhando para isso, mas hoje queremos dedicar este momento às vítimas dessa calamidade que nos atingiu no ano passado. Quero expressar, com esta singela homenagem, minha solidariedade e respeito a todos que perderam entes querido e resgatar a memória dos que se foram”, disse Arlei. Na ocasião, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, fez questão de falar sobre a motivação do Governo Municipal na construção do monumento. “É uma homenagem justa. Uma demonstração de reverência, carinho e conforto às famílias que sofreram perdas.”, explicou o secretário. A promotora de Justiça Anaísa Malhardes também participou da inauguração e frisou o respeito que o homem deve ter pela natureza para que possam viver em harmonia. Presente à cerimônia, Adriana Bravo sobreviveu às águas de 12 de janeiro de 2011, mas perdeu o tio, o sargento bombeiro Isaac Bravo. “É surpreendente o que a Prefeitura está promovendo hoje aqui. Fico satisfeita com essa demonstração de carinho com quem ficou e pela lembrança de quem partiu”, diz Adriana. Ex-moradora do Campo Grande, Iracema Meirelles também sobreviveu à tragédia. “Perdi dois filhos e meu marido. A dor é grande, mas vendo tudo aqui hoje arrumado e florido já é um conforto. É uma bela homenagem”, comenta Iracema. Construído por funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o Memorial é representado por uma pirâmide de vidro e metal, com 5 metros de largura por 2,50 de altura, em homenagem as 392 pessoas mortas em função das fortes chuvas que atingiram a cidade em 2011. Projetado pelo estudante do 4º ano de Arquitetura, Vitor Soares da Costa, o monumento possui em seu interior um jardim de flores naturais e uma placa com os nomes das pessoas que contribuíram com o projeto. Além disso, um anjo de 70 centímetros esculpido no mármore foi instalado no topo da pirâmide como sinal de bênção para os mortos. O terreno, localizado na Quadra 32, onde foram enterrados os corpos das vítimas, foi todo gramado lembrando um grande jardim e as 339 sepulturas receberam uma cruz e um vaso de flores. De acordo com a administradora do Cemitério, Tânia Mattos, que coordenou as atividades de construção, a intenção é dar continuidade aos trabalhos de melhorias no local. “A Prefeitura vai fazer muito mais, mas por causa do mau tempo a finalização da área vai ser feita nos próximos meses”, explicou Tânia. Na placa confeccionada em agradecimento aos participantes da construção do Memorial constam os nomes do Prefeito Arlei, dos Secretários Denílson Moraes (Obras e Serviços Públicos) e Zezinho (Agricultura), Tânia Matos (Administradora do Cemitério) e funcionários, Anaísa Malhardes (Promotora de Justiça), Roberto Branco (SAF Empresarial), CRT e Corpo de Bombeiros. Os voluntários que ajudaram na ocasião da tragédia também foram lembrados. A placa traz ainda um poema retratando a força da água, de autoria da Promotora de Justiça/MPE, Anaísa Malhardes, em homenagem às vítimas. Cerca de 1.200 pessoas participaram, na noite desta nesta quinta-feira, 12, no ginásio poliesportivo Pedro Rage Jahara, Pedrão, da Cerimônia Ecumênica que homenageou as vítimas da tragédia de janeiro de 2011. Promovido pela Prefeitura, o encontro foi celebrado pelo pastor Josué Cardoso e o padre Jorge Luiz e contou com a presença do Prefeito Arlei, representantes do Legislativo Municipal e Estadual e da Associação de Vítimas das Chuvas de Teresópolis (AVIT). O pastor Josué Cardoso, da Igreja Batista Central, e o padre Jorge Luiz, da Igreja de Santo Antônio, ressaltaram que o evento religioso serviu como um instrumento de recordação e de renovação da esperança e da fé, visando a união de esforços em prol da reconstrução das áreas atingidas e da recuperação emocional das pessoas afetadas. O padre Thiago Freitas, da Paróquia de São Cristovão, na Fonte Santa, também proferiu algumas palavras de reflexão e estímulo à população no sentido de restabelecimento dos atingidos e do município em geral. O Ministério de Música da Igreja de Santo Antônio participou da celebração, assim como o Monsenhor Paulo Daher, administrador da Diocese de Petrópolis, substituindo o Bispo Dom Filippo, e sacerdotes de diversas igrejas de Teresópolis. Arnou Oliveira dos Anjos, presidente do Copete (Conselho de Pastores de Teresópolis), também prestigiou a cerimônia.

Texto: Gisele Barreto



                       Prefeito Arlei recebe membros do Nudec Rosário e da Care Brasil
                                                                            Arlei

O Prefeito Arlei recebeu nesta quinta-feira, 12, integrantes do Nudec (Núcleo Comunitário de Defesa Civil) do Rosário e representantes da Care Brasil, ONG de ajuda humanitária, para conversar sobre a possibilidade de Teresópolis aderir à campanha mundial Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando. O projeto da ONU (Organização das Nações Unidas) busca engajar líderes e influenciar gestores públicos locais para que implementem os 10 passos essenciais para que o município se torne resiliente. “Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de lidar com as ameaças, minimizar seus efeitos e recuperar-se rapidamente de qualquer impacto negativo. Por isso, estamos aqui para propor ao Prefeito Arlei que Teresópolis participe desta campanha, pois estamos na cidade desde a catástrofe do ano passado ajudando as vítimas, e percebemos o quanto é importante que o município esteja preparado para enfrentar situações de desastres”, pontuou Ana Paula de Sá Campello, representando a Ajuda Humanitária da Care Brasil na Região Serrana. A organização também auxiliou na implantação dos Nudec’s nas comunidades do Rosário e do Perpétuo e se disponibilizou a promover um curso de capacitação para os funcionários públicos sobre os riscos de desastres. Na reunião, Luiz Carlos Aragão, membro do Nudec Rosário, enumerou os 10 passos essenciais do projeto. Entre as ações estão: estabelecer e coordenar ações que incentivem o cidadão sobre o seu papel na construção de cidades mais seguras, objetivando a redução de riscos e preparação para situações de desastres; manter informações sobre as ameaças e vulnerabilidades de seu município atualizadas; investir e manter uma infraestrutura para redução de risco, como obras de drenagem, por exemplo; e criar programas educativos e de capacitação sobre a redução de risco de desastres. O Prefeito Arlei confirmou a intenção de o município aderir à campanha e agendou nova reunião do grupo com a Prefeitura para o próximo dia 16. “Na segunda-feira, a partir das 19h, teremos uma reunião com o INEA sobre desapropriações em áreas de risco, aqui no Teatro Municipal, e convidei o grupo para participar do encontro e debateremos com o Cel. Roberto Silva, Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil sobre a participação da Prefeitura nesta campanha. Os membros do Nudec aproveitaram a ocasião para transmitir ao Prefeito outras demandas dos moradores, como a limpeza de servidões. Arlei se comprometeu a ajudar a comunidade e informou que a Prefeitura, juntamente com o Governo Estadual, trabalha para recuperar uma verba no valor de R$ 22 milhões a ser investida na reurbanização do bairro São Pedro, incluindo as comunidades no entorno. “Está agendado para este sábado um sobrevoo da equipe do Governo Estadual pelo bairro para fotografar toda a área para embasar o projeto que será enviado à Caixa Econômica para análise e aprovação”, explicou o Prefeito. Moradores do Caleme e do Cruzeiro também participaram da reunião e passaram suas reivindicações para Arlei, que vai estudar a viabilidade dos pedidos feitos. Os Vereadores Major Anderson e Cleyton Valentim estiveram presentes ao encontro. O lançamento no Brasil da campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando, da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes. O objetivo é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos. Além do setor público, visa incentivar associações comunitárias, empresas e comércios locais a aderirem ao projeto. A iniciativa propõe uma lista de passos essenciais que podem ser implantados por prefeitos e gestores públicos locais, como realizar uma avaliação da segurança de todas as escolas e postos de saúde; aplicar e fazer cumprir regulamentos sobre construção e princípios para planejamento do uso e ocupação do solo; instalar sistema de alerta; e, se ocorrer o desastre, garantir que as necessidades dos sobreviventes sejam atendidas, além de se concentrar na reconstrução das áreas atingidas.


Texto: Mara Lúcia



Prefeitura e Fundação Getúlio Vargas se reúnem em Teresópolis

                                                            Fundação Getúlio Vargas

Representantes de diversas Secretarias Municipais participaram, na última semana, da primeira reunião de trabalho sobre o Convênio de Excelência na Gestão de Investimentos. O trabalho será coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e consiste em fornecer assistência técnica às 14 cidades integrantes do Conleste (Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense) na elaboração e acompanhamento de projetos a serem apresentados ao Governo Federal e à Petrobras, a fim de obter recursos para obras de infraestrutura, transporte, saúde, etc. “A FGV tem o papel de auxiliar os municípios do Conleste, com o objetivo de viabilizar projetos nas áreas de infraestrutura, visando a obtenção de recursos públicos para a realização de investimentos. ”, explicou a representante da FGV, Cláudia Dutra. De acordo com a coordenadora, os projetos serão analisados pela fundação conforme os critérios técnicos estabelecidos de comum acordo com a Petrobras. Os projetos aprovados serão patrocinados pelo BNDES e a Caixa Econômica. Cláudia Dutra também frisou que o objetivo é produzir projetos que estejam em concordância com as diretrizes do Plano Diretor Municipal, da Agenda 21. Empreendimentos que se tenham um foco regional, ou seja, com abrangência para duas ou mais cidades, também são importantes. A coordenadora pontuou ainda que a Prefeitura deve instituir uma Unidade Gestora Municipal (UGM), com o objetivo de gerir os trabalhos do convênio. Na ocasião, ficaram agendados dois workshops, um para a próxima quinta-feira, 19, visando a apresentação de projetos da Prefeitura, e o segundo, em fevereiro, para identificação dos principais projetos. Estiveram presentes à reunião, os Secretários Zezinho (Agricultura) e Antônio Carlos Moura (Trabalho e Emprego), o Ouvidor Geral, Luiz Carregal, e representantes das Secretarias de Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento Social e Orçamento Participativo.  O Convênio de Excelência na Gestão de Investimentos foi criado pela Petrobras em parceria com o Ministério das Cidades, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) e a Caixa Econômica Federal, e visa promover o desenvolvimento das regiões no entorno das novas unidades de refino e petroquímica, entre elas, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Texto: Mara Lúcia



                         Campeonato Teresopolitano de Submission neste domingo, 15

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Teresópolis e a academia Nova União promovem, neste domingo, dia 15, a partir das 9h, no ginásio poliesportivo Pedro Raje Jahara, Pedrão, o primeiro Campeonato Teresopolitano de Submission. O esporte utiliza técnicas de jiu-jítsu, sem o uso do quimono, e está crescendo muito no Brasil e no exterior. Com entrada franca, o evento também contará com performances do jiu-jítsu tradicional e terá a participação de cerca de 200 atletas de 20 academias de diferentes cidades, dentre elas, Nova Friburgo, Petrópolis, Guapimirim, Rio de Janeiro e a anfitriã Teresópolis. João Marcos Caciano e Fábio Caciano, professores da academia Nova União e organizadores do evento, ressaltaram a importância da parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Esportes e Lazer na realização de mais um evento na cidade. “É o primeiro evento desta modalidade que realizamos e esperamos que o público prestigie. Estamos trabalhando na organização desta competição há 4 meses e a nossa expectativa é de que o evento aconteça conforme o planejado e que tudo dê certo. Além disso, temos a intenção de realizar outros campeonatos em Teresópolis”, afirmou Fábio. As inscrições terminam nesta sexta-feira, 13, e podem ser feitas na academia Nova União (Av. Delfim Moreira, 1.249, Vale do Paraíso) ou na Secretaria de Esportes e Lazer, instalada no ginásio Pedrão, em horário comercial. Para competir é preciso: nome completo, idade, peso, graduação e nome da equipe. O valor da inscrição para o Campeonato de Submission é de R$ 40,00 (quarenta reais), e para o jiu-jítsu tradicional é de R$ 30,00 (trinta reais). O pagamento deve ser feito no dia do evento. Maiores informações pelo telefone (21) 7408-6278.

Texto: Rachel Castro
PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis


Memorial e ato ecumênico em homenagem às vítimas  do 12 de janeiro de 2011


A Prefeitura de Teresópolis prestou, nesta quinta-feira, 12, duas homenagens às vítimas das chuvas que devastaram vários bairros da cidade um ano atrás. À tarde, foi realizada, no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, no Vale do Paraíso, a inauguração do Memorial e, à noite, uma cerimônia ecumênica, no ginásio Pedrão, lembrou os mortos e renovou as esperanças da população.
Acompanhado de secretários municipais, autoridades, vereadores e parentes das vítimas, o Prefeito Arlei inaugurou o Memorial, agradecendo a todos que colaboraram na realização do projeto e falou sobre respeito e solidariedade aos familiares dos mortos.
“Nossa prioridade é a recuperação da cidade. Estamos trabalhando para isso, mas hoje queremos dedicar este momento às vítimas dessa calamidade que nos atingiu no ano passado. Quero expressar, com esta singela homenagem, minha solidariedade e respeito a todos que perderam entes querido e resgatar a memória dos que se foram”, disse Arlei.
Na ocasião, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, fez questão de falar sobre a motivação do Governo Municipal na construção do monumento. “É uma homenagem justa. Uma demonstração de reverência, carinho e conforto às famílias que sofreram perdas.”, explicou o secretário. A promotora de Justiça Anaísa Malhardes também participou da inauguração e frisou o respeito que o homem deve ter pela natureza para que possam viver em harmonia.
Presente à cerimônia, Adriana Bravo sobreviveu às águas de 12 de janeiro de 2011, mas perdeu o tio, o sargento bombeiro Isaac Bravo. “É surpreendente o que a Prefeitura está promovendo hoje aqui. Fico satisfeita com essa demonstração de carinho com quem ficou e pela lembrança de quem partiu”, diz Adriana.
Ex-moradora do Campo Grande, Iracema Meirelles também sobreviveu à tragédia. “Perdi dois filhos e meu marido. A dor é grande, mas vendo tudo aqui hoje arrumado e florido já é um conforto. É uma bela homenagem”, comenta Iracema.
O Memorial
Construído por funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o Memorial é representado por uma pirâmide de vidro e metal, com 5 metros de largura por 2,50 de altura, em homenagem as 392 pessoas mortas em função das fortes chuvas que atingiram a cidade em 2011. Projetado pelo estudante do 4º ano de Arquitetura, Vitor Soares da Costa, o monumento possui em seu interior um jardim de flores naturais e uma placa com os nomes das pessoas que contribuíram com o projeto. Além disso, um anjo de 70 centímetros esculpido no mármore foi instalado no topo da pirâmide como sinal de bênção para os mortos.
O terreno, localizado na Quadra 32, onde foram enterrados os corpos das vítimas, foi todo gramado lembrando um grande jardim e as 339 sepulturas receberam uma cruz e um vaso de flores. De acordo com a administradora do Cemitério, Tânia Mattos, que coordenou as atividades de construção, a intenção é dar continuidade aos trabalhos de melhorias no local. “A Prefeitura vai fazer muito mais, mas por causa do mau tempo a finalização da área vai ser feita nos próximos meses”, explicou Tânia.
Na placa confeccionada em agradecimento aos participantes da construção do Memorial constam os nomes do Prefeito Arlei, dos Secretários Denílson Moraes (Obras e Serviços Públicos) e Zezinho (Agricultura), Tânia Matos (Administradora do Cemitério) e funcionários, Anaísa Malhardes (Promotora de Justiça), Roberto Branco (SAF Empresarial), CRT e Corpo de Bombeiros. Os voluntários que ajudaram na ocasião da tragédia também foram lembrados. A placa traz ainda um poema retratando a força da água, de autoria da Promotora de Justiça/MPE, Anaísa Malhardes, em homenagem às vítimas.
Culto Ecumênico: Fé e emoção
Cerca de 1.200 pessoas participaram, na noite desta nesta quinta-feira, 12, no ginásio poliesportivo Pedro Rage Jahara, Pedrão, da Cerimônia Ecumênica que homenageou as vítimas da tragédia de janeiro de 2011. Promovido pela Prefeitura, o encontro foi celebrado pelo pastor Josué Cardoso e o padre Jorge Luiz e contou com a presença do Prefeito Arlei, representantes do Legislativo Municipal e Estadual e da Associação de Vítimas das Chuvas de Teresópolis (AVIT).
O pastor Josué Cardoso, da Igreja Batista Central, e o padre Jorge Luiz, da Igreja de Santo Antônio, ressaltaram que o evento religioso serviu como um instrumento de recordação e de renovação da esperança e da fé, visando a união de esforços em prol da reconstrução das áreas atingidas e da recuperação emocional das pessoas afetadas. O padre Thiago Freitas, da Paróquia de São Cristovão, na Fonte Santa, também proferiu algumas palavras de reflexão e estímulo à população no sentido de restabelecimento dos atingidos e do município em geral.
O Ministério de Música da Igreja de Santo Antônio participou da celebração, assim como o Monsenhor Paulo Daher, administrador da Diocese de Petrópolis, substituindo o Bispo Dom Filippo, e sacerdotes de diversas igrejas de Teresópolis. Arnou Oliveira dos Anjos, presidente do Copete (Conselho de Pastores de Teresópolis), também prestigiou a cerimônia.
Texto: Gisele Barreto