quarta-feira, 25 de maio de 2011



Prefeitura de Teresópolis investe em obras de revitalização de ruas e recuperação de drenagem




Teresópolis 24 de maio de 2011 - Somente nesta terça-feira, 24 de maio, quatro ruas importantes da área urbana de Teresópolis tiveram a rede de drenagem recuperada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Outras duas vias receberam a operação tapa buracos e seis pontos diferentes tiveram serviços de capina e limpeza realizados pelos integrantes do programa da Cidade Bela.



Além de pavimentação, reparação do sistema de drenagem, calçadas com acessibilidade, construção de muros de arrimo e limpeza de ruas, a Prefeitura vem investindo na revitalização de praças e ruas do município. Paisagismo, pintura de meios fios, postes e bancos foram realizados em duas das principais praças da cidade: Praça Balthasar da Silveira (Várzea) e Praça Higino da Silveira (Alto).



Ainda na terça, 24, trabalhadores da Prefeitura retiraram os intertravados do ponto de ônibus da Praça da Feirinha de Teresópolis, que não eram suficientemente fortes para agüentar o peso dos coletivos, e colocaram 20 centímetros de concreto armado oferecendo mais sustentabilidade à ação proposta. Os intertravados retirados do local serão reutilizados em outros pontos da praça para manutenção de calçadas.



Nove calceteiros também estão trabalhando em todo o trecho de paralelepípedo da Rua Prefeito Sebastião Teixeira que está sendo recuperado através da recomposição dos paralelos, acabando com as depressões e nivelando o piso. “As obras oferecem mais qualidade de vida e segurança no trânsito, além de melhorar a mobilidade urbana e valorizar os imóveis da região”, comentou Arthur Billé, Secretário de Obras e Serviços Públicos.



Na Rua Samuel Vieira, no Caxangá, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos está consertando toda a rede de galerias de águas pluviais. Manilhas de 40 centímetros estão sendo usadas para substituir as quebradas. As ruas Topázio (Fischer), Alameda das Rosas (Ermitage) e Armando Paracampo (Taumaturgo) também receberam reparos em galerias.



Além destes serviços, a operação tapa buraco foi realizada nas ruas Francisco Barthel Pereira e Capitão Edmundo Nascimento, no Bairro dos Pinheiros. Na Rua Melvin Jones, no Meudon, os ralos foram trocados por novos e, na Reta, a pintura dos postes e meios fios continua.



Ainda na terça, a Operação Cidade Bela abrangeu os bairros da Fonte Santa (Estrada da Fonte Santa e Estrada do Roncador) e Posse (Estrada José Gomes da Costa Jr.). A Creche Municipal Missionário Manoel Mello Silva, em Agriões, também recebeu os trabalhos de capina e limpeza coordenados pelo Subsecretário de Obras, Tião Correia.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis


Teresópolis sedia seminário de música esta semana

Teresópolis, 24 de maio de 2011 - Esta semana, nos dias 27 e 28 de maio, Teresópolis se tornará a capital nacional da indústria musical brasileira, com a assembleia geral e o seminário de capacitação da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), que tem apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Aberto à classe musical, com entrada gratuita, o seminário de capacitação será realizado no Centro Cultural FESO Pro Arte na sexta, 27, e na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no sábado, 28.



“É a primeira vez que acontece em Teresópolis um seminário para informar e capacitar o produtor, autor e músico local sobre os mais modernos meios de divulgação e distribuição de música. Será um evento de altíssima importância, resultado da parceria entre a Prefeitura e a AMBI, do qual vale à pena participar”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.



O evento tem como objetivo informar e capacitar o produtor, autor e músico local sobre os mais modernos meios de divulgação e distribuição de música. Assuntos como sociedade autoral e a Lei do Direito Autoral brasileira também estarão em pauta. O seminário de capacitação é braço da Assembléia Geral da ABMI, que também será realizada em Teresópolis, no mesmo período, junto à reunião anual ordinária da entidade, para discussão de assuntos internos.



Vão participar da assembleia produtores fonográficos, representantes dos setores de exportação de música, produtores de TV, sindicato dos músicos, da área de Economia Criativa do Estado do Rio, advogados de direito autoral e tributário e distribuidores, entre outros. “O objetivo é a mobilização em prol de uma meta comum – a reconstrução do mercado musical brasileiro em bases auto-sustentáveis”, explica Luciana Pegorer, presidente da ABMI.



Para a assembleia, estão confirmados representantes das entidades BM&A, Midem, Bureau Export France, ABPI-TV, Sebrae, das empresas Microservice, IMusica, OneRPM, Music News, Som Livre e Revista Sucesso, entre outros nomes.



Já com relação ao seminário, a ideia visa a capacitação dos músicos locais. “Este seminário representa um encontro entre os mais importantes agentes da cadeia produtiva da música brasileira para discutir o mercado e seu futuro próximo. Além disso, a classe artística local se informará sobre o que é uma sociedade autoral, sobre a Lei do Direito Autoral brasileira e a polêmica que tem girado em torno de seu projeto de revisão. Também será uma oportunidade para conhecer as vantagens de se tornar um empreendedor individual ou de ser sindicalizado”, acrescenta a presidente da ABMI.



O seminário de capacitação é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 2644-5770, das 14 às 19h. Promovido pela ABMI, o evento também tem apoio do Sebrae RJ, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT) e do Centro Cultural Feso Pro-Arte Teresópolis.



PROGRAMAÇÃO

27/5 – sexta-feiraLocal: Centro Cultural Feso Pró-Arte

Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto – Teresópolis

Tel: (21) 2644-5750



13h30/14h45

Tema: Sociedades Autorais e o funcionamento do ECAD

Palestrante: UBC – União Brasileira de Compositores



14h45/16h

Tema: Empreendedor individual

Palestrante: Alexandre Moraes (Sebrae)



16h30/18h

Tema: Direitos Autorais

Palestrante: Deborah Sztajnberg (advogada especializada em propriedade intelectual)





28/5 – sábadoLocal: Casa de Cultura de Teresópolis

Praça Juscelino Kubitschek – Bairro de Fátima - Teresópolis

Tel: (21) 2644-4092



13h30/14h45

Tema: Modelos de distribuição física e digital

Palestrantes: James Lima (OneRPM) e Mauro Scalabrin/Adriana Ramos (Microservice)



14h45/16h

Tema: Distribuição de música pelo celular

Palestrante: Felippe Llerena



16h30/17h30

Tema: Sindicatos dos Músicos

Palestrante: Álan Magalhães
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

segunda-feira, 23 de maio de 2011



Estudantes mostram talento e criatividade no Festival de Bandas Escolares



Alunos aprendem a importância da alimentação saudável


Teresópolis, 23 de maio de 2011 – Sábado, 21 de maio, foi dia de festa ao som de tarol, lira e bumbo no Ginásio Pedrão, com a edição 2011 do Festival de Bandas Escolares de Teresópolis. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento reuniu mais de 300 componentes de oito bandas municipais e três estaduais. Sem caráter competitivo, o Festival promoveu a participação e o intercâmbio entre as bandas, valorizou o trabalho dos maestros e dos estudantes, além de proporcionar à comunidade escolar um dia inteiro de lazer.

Chefe da Divisão de Eventos da Secretaria de Educação, Daniela Rabello ressaltou que o Festival faz parte do calendário escolar. “É a oportunidade dos maestros e alunos mostrarem o seu talento, e as equipes diretivas e as torcidas organizadas torcerem por suas escolas”. A apresentação do grupo de dança Arte em Movimento, formado por 30 alunos da Escola Municipal Paulo Freire, no Vale do Paraíso, abriu o Festival de Bandas Escolares, com coreografia livre do professor Val França. No final, todas as bandas receberam troféus de participação.

Para a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, o trabalho realizado pelas bandas nas escolas municipais funciona como importante complemento pedagógico. “Os maestros passam por formação pedagógica para melhor trabalhar a música como instrumento de formação dos estudantes”, explicou, acrescentando que a renovação dos instrumentos musicais e de uniformes das bandas são compromissos da Secretaria de Educação.

O Prefeito Jorge Mario prestigiou a abertura do evento, acompanhado dos secretários municipais Rogério Lippe (Governo) e Francisco Gaspar (Esportes e Lazer). “As bandas escolares são instrumento de política pública para divulgar e incentivar a prática da música e estimular que surjam novos talentos. É o primeiro grande passo para termos, no futuro, uma grande orquestra municipal formada por alunos do nosso Ensino Fundamental. Parabéns à Secretaria de Educação, aos maestros, aos alunos e a todas as bandas escolares da nossa cidade”.

Participaram do Festival de Bandas Escolares 2011: Banda de Tambores Cavaleiros de Apollo (Centro Educacional Helena de Paula Tavares, Araras); Corporação Musical Neidy Angélica (Escola Municipal Professora Neidy Angélica de Souza Coutinho, Vargem Grande/3º Distrito); Corporação Musical Euclydes da Cunha (Colégio Estadual Euclydes da Cunha, Alto); Banda de Tambores do CEROM (Centro Educacional Roger Malhardes, São Pedro); Banda de Tambores Mariana Leite Guimarães (Escola Municipal Professora Mariana Leite Guimarães, Bonsucesso/3º Distrito); Banda de Latas Reciclarte (Escolas Municipais Belkis Frony Morgado e Sebastião Branco, São Pedro); Banda Manoel Medeiros (Escola Municipal Manoel Medeiros, Vale do Paraíso); Corporação Musical Beatriz Silva (Centro Educacional Beatriz Silva, Barra do Imbuí); Corporação Musical do Colégio Estadual Lions Clube (Meudon); Banda Escolar do Colégio Estadual Presidente Bernardes (São Pedro); Banda Dançante do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso, São Pedro).

Talento e criatividade

Instrumentos afinados, uniformes impecáveis, afinação, repertório variado e muita coreografia marcaram as apresentações das 11 bandas escolares, encantando a plateia, formada por pais de estudantes e colegas de escola. “Essa iniciativa de realizar um festival de bandas é muito válida, pois os alunos se apresentam com tranqüilidade, sem clima de competição”, opinou Val França, maestro da Banda Dançante do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso).

“É uma boa oportunidade de mostrar o trabalho dos estudantes e promover o intercâmbio entre as bandas escolares”, completou Edmilson Mello Lima, regente da Banda de Tambores do Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes). “Tem muito aluno com vontade de participar de uma banda, mas que tem vergonha. O Festival acaba estimulando essa participação”, concluiu o maestro Vinicius Ricciardi, da Corporação Musical Euclydes da Cunha.

A motivação para participar de uma banda escolar é variada. “Tenho uma amiga na banda e também quis participar”, contou Thaissa Dias Bernardes, 16 anos, aluna do 9º ano do Cerom. “Como estou no último ano na escola, decidi fazer alguma atividade como despedida do colégio”, revelou Aline de França, 13 anos, também estudante do 9° ano no Cerom. As duas integram a banda da escola municipal.

Os estudantes aprovam a realização do Festival de Bandas Escolares. Como Guilherme Gomes Ribeiro, 18 anos, aluno do 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Euclydes da Cunha, no Alto. “Esse encontro reúne as bandas como se fossem uma grande família”, enalteceu.

Alimentação saudável

Paralelo ao Festival de Bandas Escolares, a Secretaria de Educação fez o encerramento do Projeto Alimentação Saudável, realizado com turmas do 1º segmento do Ensino Fundamental, dentro da estratégia de segurança alimentar e nutricional.

Através de concurso de desenhos e outras atividades, os alunos foram conscientizados sobre a importância de substituir alimentos com excesso de calorias e escassez de nutrientes por frutas, legumes, verduras e cereais. A culminância do projeto contou com exposição de desenhos sobre o tema, estande de alimentos orgânicos e atividade recreativa com Glorinha e Renato, do Cartoon Alegria.

“Esse projeto é importante para despertar a consciência dos alunos, principalmente da zona rural, para a alimentação saudável, priorizando o consumo de alimentos orgânicos”, destacou Raquel Brum Lopes, diretora das escolas municipais Fazenda Alpina e Pedro Torres Leite, no 2º Distrito.

Os ganhadores do concurso de desenho foram os alunos José Matheus Gallo, do 5º ano da Escola José Alves Ferreira, em Santa Rosa, no 3º Distrito (Diretora Maria de Fátima Fonseca da Silva e Professora Simoni Cardinot), e Isabella dos Santos Mesquita, do 5° ano da Escola Rotary, em Pimenteiras (Diretora Maria Lúcia Fernandes Guimarães e Professora Ana Tereza Gomes de Carvalho).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis


Prefeitura de Teresópolis prossegue com a implantação do PlanSeQ Construção Civil



Município é responsável pela coordenação do projeto de qualificação nas sete cidades atingidas pelo temporal de janeiro



Teresópolis, 23 de maio de 2011 – O Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, se reuniu na última sexta-feira, 20, com os presidentes do Sinduscon (Sindicato dos Construtores da Construção Civil), Luciano Savatone, e do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias, da Construção e do Imobiliário, Sandro Oliveira. O objetivo do encontro foi ouvir os representantes dos sindicatos sobre as principais demandas do mercado com relação à qualificação dos trabalhadores do segmento. Essas informações vão contribuir para a escolha dos cursos do PlanSeQ Emergencial Construção Civil – Região Serrana/RJ que serão oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com os governos municipais. Serão contempladas com a capacitação as sete cidades atingidas pelas chuvas de 12 de janeiro. Teresópolis terá mil vagas de capacitação.



“A proposta é que os representantes dos sindicatos nos forneçam informações a respeito das necessidades com relação à formação dos trabalhadores da construção civil. A partir daí, vamos definir os cursos a serem oferecidos em Teresópolis e também nos outros seis municípios contemplados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, visto que a nossa Secretaria ficou responsável pela coordenação regional do projeto”, pontuou o Secretário Marcos Ferreira dos Santos, ressaltando que estes cursos também têm a meta de inserção de, no mínimo, 30%, ou seja, os municípios se comprometem a ajudar os formandos a conseguirem uma vaga no mercado de trabalho após o término da capacitação. A inserção será feita em parceria com o SINE Teresópolis e os próprios sindicatos.



Os presidentes dos sindicatos vão se reunir com representantes das construtoras para que eles também ajudem na montagem do perfil do trabalhador da área e apontem suas demandas, mas, de acordo com os presidentes dos sindicatos, seria importante a capacitação de pedreiros, serventes, bombeiros hidráulicos, eletricistas, ladrilheiros e carpinteiros. Os sindicatos irão enviar à Secretaria de Trabalho e Emprego um documento com as demandas e a Secretaria encaminhará então a proposta para o Ministério do Trabalho e Emprego. Os cursos gratuitos terão carga horária de 200 horas, divididas entre 40h de qualificação social e 160 de capacitação profissional. Os alunos receberão lanche, vale-transporte e material de estudo. A data de início e o local ainda serão definidos.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jorge Mario


Defesa Civil Itinerante realiza 3.500 atendimentos em um mês


Projeto do Prefeito Jorge Mario já passou por 11 bairros

Teresópolis, 18 de maio de 2011. O projeto Defesa Civil Itinerante, com o objetivo de agilizar os trabalhos efetuados pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, já realizou cerca de 3.500 atendimentos em um cronograma de 30 dias. Já foram beneficiados com o projeto, 11 bairros, sendo: Cruzeiro, Caleme, Santa Rita, Holliday, Arrieiros, Fazenda Alpina, Santana, Poço dos Peixes, Feo, Espanhol e Parque do Imbuí. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes, são oferecidos diversos serviços para que a população possa resolver o problema sem precisar se deslocar do bairro. “O objetivo deste programa é atender com mais celeridade e eficiência as famílias vítimas da catástrofe que assolou nosso município, aproximando ainda mais o poder público das comunidades. Com esse trabalho identificamos com mais clareza os anseios da população, dando resposta rápida e efetiva a todas as solicitações, evitando assim, que pessoas ainda fragilizadas, tenham que se deslocar até a sede operacional da Defesa Civil em busca de soluções”, afirmou.

Durante as atividades são feitas vistorias técnicas onde é avaliada a necessidade de interditar definitivamente, fazendo as devidas demarcações das residências para futuras demolições que serão realizadas pela EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), levando sempre em consideração os estudos apresentados pela equipe do Serviço Geológico do Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM).

Segundo Maurício Lopes, a Defesa Civil realiza somente a vistoria técnica, interditando ou não o imóvel. O morador do imóvel definitivamente interditado é encaminhado para a EMOP, que é a responsável pela negociação indenizatória com o responsável pelo bem para fins de demolição. A equipe ainda realiza desinterdições dos imóveis que não oferecem riscos para moradia, emissão de declarações de perda total do imóvel para casos em que a residência tenha sido totalmente destruída pela tragédia do dia 12 de janeiro, abertura de R.O (Relatórios de Ocorrências), vistorias em escolas situadas nas áreas afetadas, avaliação de pontes e estradas para viabilizar o tráfego de transporte público e ônibus escolares. Além disso, são feitas doações de filtros de água para as comunidades que não são abastecidas pela CEDAE, leite, materiais de limpeza e higiene pessoal e calçados para chuva.

O atendimento é imediato. Equipes fazem a vistoria na residência do solicitante e retornam com o relatório que é imediatamente digitado e entregue ao contribuinte. Segundo dados da Defesa Civil, 896 imóveis foram interditados definitivamente e demarcados para a EMOP. Já as interdições provisórias chegam a 3.681 e aguardam para serem avaliadas. Foram desinterditadas 222 casas, e emitidas 526 declarações de perda total.

A previsão é de que o projeto Defesa Civil Itinerante, traçado como um Plano de Redução de Risco, siga por mais três meses nos bairros. De acordo com Maurício Lopes, o Plano de Redução de Risco é um estudo técnico de áreas vulneráveis a acidentes naturais, onde a Defesa Civil elabora um trabalho preventivo e estratégico, com a participação das comunidades.

- Cronograma da Defesa Civil Itinerante para o mês de maio:

Dias 18 e 19: Cascata do Imbuí.

Dias 23 e 24: Três Córregos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ONG Viva Rio realiza evento social em Arrieiro no próximo sábado, 14






















No próximo sábado, dia 14, a Ong Viva Rio, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, através do Projeto “Recomeçar Teresópolis”, realizará uma Ação Social para os moradores de Arrieiros. O atendimento à população começará a partir das 8h e segue até as 16h, no sítio Beija Flor, próximo ao ponto final do ônibus de Arrieiro.









Entre as atividades do evento, estão: Aferição de pressão arterial, verificação do nível de glicose, vacinação, palestra sobre saúde, distribuição de medicamentos (sob receita médica), escovação e aplicação de flúor para crianças, atendimento odontológico básico, recreação infantil, oficina de artes e avaliação de saúde com enfermeiros.





















Parceria entre ONG Viva Rio e Prefeitura Municipal de Teresópolis





















No dia 31 de março foi assinado o termo de parceria entre a Prefeitura e a organização não-governamental Viva Rio, no atendimento às vítimas das chuvas de janeiro, residentes no 2º Distrito do município.









Atuando voluntariamente na região desde 13 de janeiro no atendimento emergencial dos moradores afetados pela calamidade, o Viva Rio deu início ao Projeto Recomeçar Teresópolis, para a normalização das condições de vida das pessoas









Equipes de profissionais do Viva Rio nas áreas de saúde, defesa civil e meio ambiente oferecem assistência médica, além de dentistas, psicólogos, assistentes sociais e de agentes comunitários. Um grupo de 20 jovens foi recrutado para integrar uma Brigada de Proteção Ambiental, a fim de apoiar ações nas áreas de defesa civil e reflorestamento.









Para conhecer melhor o trabalho da ONG Viva Rio em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, acesse: www.recomecarteresopolis.blogspot.com







Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

terça-feira, 10 de maio de 2011

Prefeito Jorge Mario assina termo de doação de veículo com o Governo Federal


Teresópolis é contemplada com carro 0km e equipamento multimídia pelo Governo Federal





Teresópolis, 9 de maio de 2011 – O Prefeito Jorge Mario, acompanhado da Secretária Interina dos Direitos da Mulher, Érica Vargas, esteve no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 6, para assinar um convênio firmado entre o Governo Federal e o município de Teresópolis a fim de fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres.

Em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), no Centro do Rio, a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Iriny Lopes, entregou carros 0kms e kits multimídia para 23 municípios do Estado do Rio. O evento contou ainda com a presença de mulheres de grande representatividade na sociedade como a ex-ministra Nilcéa Freire, a deputada Benedita da Silva e a delegada Marta Rocha.

O termo de doação assinado pelo Prefeito deu direito à Teresópolis ser contemplada com um automóvel Fiesta Sedan 0Km e um equipamento multimídia, composto por uma TV e um retroprojetor, que servirão exclusivamente à Secretaria da Mulher.

Para o Prefeito Jorge Mario, esse ato do Governo Federal serve para confirmar a parceria com o governo municipal e fortalecer o trabalho que vem sendo realizado na cidade. “Através desse convênio, a prefeitura vai consolidar ainda mais as políticas públicas para as mulheres do município. As mulheres de Teresópolis merecem essa atenção especial e nós continuaremos a fazer o melhor em prol desse compromisso que faz parte do meu governo”, afirmou o prefeito.

Érica Vargas, que ocupa interinamente o cargo de Secretaria dos Direitos da Mulher, também enalteceu a parceria do Governo Federal com os municípios e falou da importância deste apoio. “Em virtude das grandes conquistas femininas nos últimos tempos nós estamos recebendo total apoio do governo e do estado para continuarmos desempenhando um bom trabalho em relação à promoção das mulheres no nosso município”, comentou Érica.

De acordo com a Ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, esse carro deve ficar à disposição das mulheres para que os trabalhos possam ter continuidade. “Gostaríamos que esses equipamentos funcionassem exclusivamente para elas. Ao longo dos anos, tivemos muitas conquistas e nossa ideia é dar continuidade a esse processo. O Governo Federal pode dar as ferramentas, mas quem tem que executar é o município”, finalizou.

Ao todo, 23 prefeituras fluminenses receberam o kit. Participaram também da cerimônia a presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Alerj, a deputada estadual Inês Pandeló, a superintendente de Direitos da Mulher e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro, Cecília Soares, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
Defesa Civil Itinerante atende Espanhol e Jardim Féo nesta terça


Projeto registrou 405 atendimentos no Espanhol


Teresópolis, 9 de maio de 2011 – Nesta terça-feira, 10 de maio, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) continuam no Espanhol e também vão percorrer o Jardim Féo com o projeto Defesa Civil Itinerante. Um mutirão reunindo cerca de 30 profissionais, entre engenheiros e técnicos, vai atuar nos dois bairros das 9h às 17h para a emissão de laudos e de declarações de perda total de imóveis, interdição e desinterdição de residências. No Espanhol, a base do projeto, reunindo equipe administrativa, funciona na Escola Municipal Pastor Assis Cabral; e no Jardim Féo será instalada na sede da associação de moradores, onde a população poderá obter informações, solicitar atendimento e laudos.



Dando continuidade ao trabalho iniciado no Espanhol, nesta segunda, 9, o projeto registrou 405 demandas. Foram visitados os imóveis interditados preventivamente por conta do temporal de 12 de janeiro. As residências estão sendo reavaliadas para verificar a existência de risco e definir as intervenções indicadas para a liberação das casas. Já os imóveis que apresentam risco à segurança dos moradores ou danos estruturais expressivos estão sendo demarcados, com indicação de futura demolição.




Moradoras da Rua Políbio Raposo de Rezende, Leda Delgado Faria e Vera Delgado tiveram as suas casas desinterditadas. Elas aprovaram o projeto Defesa Civil Itinerante. “Muito bom, traz tranqüilidade para as pessoas que tiveram suas casas interditadas”, enalteceu Leda. “Facilita a vida das pessoas, que estão ansiosas para ter as suas residências liberadas”, completou Vera. Vizinha delas, dona Elenice Siqueira da Cunha se emocionou ao ter a sua casa desinterditada pela Defesa Civil. “É muito bom poder ter a minha vida de volta”, disse.





Já Washington Luiz Viana teve o pequeno prédio onde mora com a família dele e da esposa interditado permanentemente. Demarcado pela Defesa Civil com indicação de demolição, o imóvel se encontra em área de risco de novas quedas de barreira. “Devido à segurança da família não tiro a razão da interdição. Como poderia sair para trabalhar e deixar a minha família em casa numa situação dessas?”, ponderou Washington.



O Subsecretário Operacional de Meio Ambiente e Defesa Civil, tenente Jaime Medeiros, explicou as opções a quem teve a sua casa interditada permanentemente. Segundo ele, os imóveis são demarcados e os proprietários, encaminhados para a Emop. “Lá eles vão receber três alternativas: se inscrever no programa de compra assistida, em que o morador receberá o valor correspondente à avaliação feita do seu imóvel e o dinheiro só poderá ser aplicado na compra de nova moradia; se cadastrar para receber indenização do Governo Estadual ou ser encaminhado para o programa de casas populares. A demolição só acontecerá com a concordância do proprietário e após ser feito todo o processo de indenização”, explicou.





Iniciativa do Governo Jorge Mario para agilizar o atendimento dos moradores das áreas afetadas pelo temporal de 12 de janeiro, o projeto Defesa Civil Itinerante teve início no dia 18 de abril e já visitou as localidades de Cruzeiro, Ponte Nova, Santa Rita, Santana, Arrieiro, Holiday e Fazenda Alpina, na zona rural, e os bairros Caleme e Espanhol, na área urbana. Depois de passar pelo Jardim Féo, a ação será levada nesta quinta-feira, dia 12, a Poço dos Peixes, no interior.







“O projeto traz mais tranqüilidade para as pessoas, que não precisam se deslocar até a sede da Defesa Civil, na Tijuca, para solicitar atendimento. Com o Defesa Civil Itinerante, o morador tem todas as informações e documentações na hora, bem no bairro onde reside”, concluiu o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, Maurício Lopes.








Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis


Vacinação contra Influenza A termina nesta sexta, 13 de maio


A próxima sexta-feira, 13 de maio, é o último dia da campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1), também conhecida como gripe suína. Desde 25 de abril, início da campanha, foram imunizadas 11.241 pessoas do público alvo em Teresópolis. Ou seja, 44,39% da meta de cobertura. O percentual acompanha as médias nacional e estadual, que giram em torno de 40%.  No município, já receberam a vacina 1.211 crianças de seis meses até dois anos incompletos, 447 gestantes de qualquer período gestacional, 8.525 idosos com mais de 60 anos e 2 pessoas de ascendência indígena. Também se imunizaram contra a Influenza A 1.063 profissionais de saúde que prestam atendimento para a gripe suína.  De acordo com orientação do Ministério da Saúde, é fundamental que as pessoas do público alvo sejam imunizadas, pois elas são mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação.  A vacina é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores, ou que tenham alergia ao ovo de galinha. Por orientação do Ministério da Saúde, doadores de sangue que tomarem a vacina contra a Gripe A deverão aguardar até dois dias depois da imunização para fazer a doação. A imunização acontece em 20 unidades de saúde, na cidade e no interior, das 8h às 17h. Os postos em funcionamento para imunizar o público alvo contra a Influenza A são os seguintes: Albuquerque, Bonsucesso, Vieira, Pessegueiros, Volta do Pião, Granja Guarani, Beira Linha, Araras, Rosário, Perpétuo, Barra do Imbuí, Pimenteiras, Meudon, Fonte Santa, Vargem Grande, Venda Nova, Granja Florestal, Centro de Saúde da Várzea, Centro Materno Infantil (Várzea) e Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Haje (São Pedro).
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Juliana Alves

Cine PE: Juliana Alves diz que País ainda esconde preconceito

Filha de uma professora e psicóloga e de um pai sociólogo, Juliana Alves carrega nela uma aguçada consciência individual e coletiva. Atriz do talentoso elenco do filme Vamos Fazer um Brinde, o longa de ficção que esteve na noite desta terça-feira (3) na mostra competitiva do Cine PE, ela foi a primeira que, na coletiva de imprensa sobre o filme com elenco majoritariamente negro, desabafou: "Meu sonho é que um dia essa questão não seja levantada, que ela não seja relevante". A "questão" a que Juliana diz respeito é a discussão sobre o posicionamento do negro como um ser coletivo em um filme sobre um grupo de amigos de classe média que poderia, de fato, ter qualquer cor.

Fonte: Terra Brasil 


Estado realiza encontro no Rio para promover turismo na Região Serrana


Com objetivo de desenvolver o turismo na Região Serrana, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) promove amanhã, a partir das 17h, no Palácio Itamaraty, Centro do Rio de Janeiro, um Encontro de Negócios entre empresários do setor e representantes de agências de turismo e operadores de viagem. Cerca de 150 pessoas já confirmaram presença, entre proprietários de hotéis e pousadas, bares e restaurantes da região e operadores e agentes de viagem da capital.  O encontro é resultado da parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, o Sebrae/RJ, a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro e o Consórcio Serra Carioca - formado recentemente por lideranças do trade turístico de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, com apoio das prefeituras municipais -, com apoio do Escritório Regional do Ministério das Relações Exteriores e de entidades que representam o setor na região.  - A iniciativa tem como objetivo oportunizar negócios entre as agências de viagens e compradores do Rio de Janeiro com a cadeia produtiva do turismo da região. Vamos trabalhar para que a bela região serrana carioca seja um bom destino para o turista: bons hotéis, boas pousadas, bons restaurantes. Tenho certeza de que o inverno na serra vai propiciar bons momentos de lazer -, destaca a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, lembrando que a região se prepara para sua alta temporada.  Selo “Feito na Serra Carioca” - Durante o evento, será lançado o selo “Feito na Serra Carioca”, criado pelo designer Ricardo Leite, da Crama Design Estratégico, para identificar  produtos da Região Serrana do Estado. Com o slogan “Quem compra, ajuda a reconstruir”, o selo foi desenvolvido com objetivo de estimular o consumo solidário e ajudar a reerguer a economia dos municípios fluminenses, atingidos por fortes temporais no início deste ano.  Também foram criados materiais de merchandising para identificar os estabelecimentos que comercializam os produtos da região com frases como “Aqui tem produtos da Serra Carioca. Compre e ajude a reconstruir o futuro de milhares de famílias” ou “Juntos para Recomeçar. Compre Produtos da Serra Carioca”.  Esta é mais uma das ações estratégicas do Governo do Estado para impulsionar a retomada econômica dos municípios atingidos pela tragédia ocorrida em janeiro na Região Serrana. Por meio do programa Compra Rio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já promoveu três rodadas de negócios este ano, com objetivo de usar o poder de compra da iniciativa privada para alavancar novos negócios para empresas e empreendedores locais. A primeira foi realizada em fevereiro, entre empresas do Pólo Metal Mecânico de Nova Friburgo e as companhias Vale e Leroy Merlin. A segunda ocorreu em abril, entre o Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região e a rede de lojas Leader, na sede da empresa, em Niterói. Já a terceira, realizada no último dia 28, envolveu produtores rurais da região e a rede de Supermercados Zona Sul. O programa Compra Rio conta com a parceria de instituições como Sebrae/RJ, Firjan, Fecomércio-RJ e Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj).  Na segunda-feira, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) que investiga os responsáveis pela tragédia das chuvas na Região Serrana, deputado Luiz Paulo (PSDB), disse que representantes do Governo do estado anunciaram à CPI que existem duas áreas definidas para construir 208 moradias em Petrópolis para os desabrigados: uma no bairro Mosela e outra na estrada de Itaipava para Teresópolis, depois do Hotel Capim Limão.  - O anúncio feito era de 112 casas na Mosela e 96 em Itaipava, sendo que um estudo da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), que ficaria pronto hoje, parece ainda indicar um terceiro local - informou Luiz Paulo, que, na própria segunda participou de uma reunião da CPI da Câmara Municipal de Petrópolis que também apura as causas da tragédia.  O secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de Petrópolis, Luis Eduardo Peixoto, presente no encontro, afirmou que dentro de alguns dias os terrenos para a construção dos projetos habitacionais para as vítimas das chuvas de janeiro serão apresentados pelo prefeito Paulo Mustrangi. De acordo com Peixoto, até o início do próximo ano, os desabrigados receberão as residências.  - Ao contrário da CPI municipal, presidida pelo vereador João Tobias (PPS), a nossa comissão tem o objetivo de buscar os responsáveis e enviar ao Ministério Público um encaminhamento para que eles sejam punidos. Foram muitos os responsáveis para que chegássemos até o nível de agora e, diante isso, não podemos mais ficar parados, pois são 906 mortos e mais de 400 desaparecidos - frisou Luiz Paulo.

Fonte: Monitor Mercantil
Enderson Moreira

Enderson evita justificativas e admite: ‘Libertad foi eficiente e feliz’


Resignado e abatido, Enderson Moreira nem tentou explicar a derrota por 3 a 0 do Fluminense diante do Libertad, nesta quarta-feira, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, que decretou a eliminação tricolor na Libertadores. Com a voz mansa, o treinador preferiu admitir a superioridade paraguaia e evitou lamentações. - É complicado. É chato ficar justificando derrota. O Libertad foi eficiente e feliz. Tentamos desde o primeiro instante a classificação. Sabíamos que era difícil, mas não podemos ficar lamentando - disse o técnico. Acuado desde o primeiro minuto da partida, o Tricolor pouco atacou. De acordo com Enderson, a postura se deu pela força ofensiva do Libertad, que, além de atacar, dificultou as ações do Flu em contragolpes. Perguntado se o Tricolor foi demasiadamente defensivo nos 45 minutos finais, o treinador rebateu: - Desde o momento que passamos a treinar a equipe, nunca abrimos mão de ter um time ofensivo. Nunca jogamos só com um atacante, nunca jogamos sem meias. E hoje foi assim. Pegamos um time de qualidade, que se conhece em campo, não se desesperou, manteve a bola no chão... Não fomos eficientes nos contra-ataques. Tivemos boas oportunidades e não fizemos. Agora temos de reconhecer a superioridade do Libertad. O time deles talvez tenha jogado os dois jogos melhor do que nosso time. A classificação é justa por tudo que fizeram. Questionado ainda pela demora para fazer alterações em uma equipe que visivelmente desempenhava futebol abaixo da média, o comandante tricolor se justificou e disse que os gols paraguaios destruíram seu planejamento. - Perdemos o Valencia logo no início do jogo e tínhamos de ter precaução com a bola parada deles. Precisávamos de velocidade, mas tinha essa questão. Estávamos controlando o jogo para em determinado momento criar uma situação de contra-ataque. No segundo tempo, voltamos bem. Mas aí eles conseguiram dois gols e ficou muito difícil. Com a eliminação na Libertadores, o Flu ficará 18 dias sem entrar em campo. O próximo compromisso está marcado somente para o dia 22, diante do São Paulo, pela primeira rodada do Brasileirão, em partida que será realizada no Rio de Janeiro em lugar ainda a decidir.

Fonte: globoesporte.com   -   Por Cahê Mota
Osama bin Laden

Informações sobre morte de Bin Laden continuam desencontradas

Dias após anunciar que encontrou e matou o homem mais procurado do mundo, o governo dos Estados Unidos continua a se contradizer sobre as circunstâncias da morte de Osama bin Laden. A Casa Branca disse que o líder da Al Qaeda foi morto no local, mas sua filha disse, no Paquistão, que ele foi capturado vivo. Nesta quarta-feira (4), o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou que não irá divulgar as fotos de Bin Laden morto, aumentando as especulações em torno do caso. Já circulam teorias da conspiração de que o terrorista não foi morto. A divulgação pela agência Reuters, nesta quarta-feira, de imagens do interior da casa de Bin Laden logo após a operação aumentou a polêmica. A Casa Branca disse, inicialmente, que, além do líder da Al Qaeda, dois homens foram mortos no ataque. Uma mulher também morreu, vítima de bala perdida, segundo os EUA. As imagens vazadas por um agente paquistanês mostram, no entanto, os corpos de três homens – mais uma contradição a ser respondida pelos EUA. Citada por redes de TV paquistanesas, uma das filhas do terrorista, que estava no local e não teve o nome identificado, disse que o pai não foi morto pelos americanos na hora do ataque. Segundo a rede de TV Al Arabyia, ela disse que os soldados americanos capturaram Bin Laden durante os primeiros minutos da operação militar. A operação ocorreu na cidade paquistanesa de Abbottabad. A fonte explicou que depois de os soldados americanos abandonarem a casa, as forças de segurança paquistanesas recuperaram no local quatro corpos com marcas de bala e prenderam duas mulheres e seis crianças com idades entre dois e 12 anos. Obama disse nesta quarta-feira que a morte de Bin Laden foi um ato legal dos EUA. Mas o governo americano ainda terá de explicar porque matou o líder terrorista sendo que ele estava desarmado. Também não está bem explicado as circunstâncias em que foi detonado um dos helicópteros usados na operação, assim como a suposta cooperação no caso entre agentes americanos e paquistaneses.

Fonte: R7
Luiz Sérgio
 
 
Câmara aprova urgência para votar Código Florestal
 
O Plenário aprovou nesta terça-feira, por 399 votos a 18 e 1 abstenção, o regime de urgência para o Projeto de Lei 1876/99, que cria um novo Código Florestal. A votação da matéria está prevista para esta quarta-feira (4), em sessão extraordinária a ser realizada após a sessão marcada para as 13 horas – em que o governo quer votar a MP 521/10, com uma emenda que flexibiliza as normas de licitação para obras da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. Após reunião no Palácio do Planalto com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio, o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que o relator da proposta, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), aceitou mudanças pedidas pelo governo, à exceção da reserva legal para as pequenas propriedades. O relator quer que a reserva leve em consideração a parte da propriedade excedente a quatro módulos fiscais. O governo quer que essa exceção valha apenas para a agricultura familiar. Durante a tarde, houve também reunião da bancada do PT com os ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Wagner Rossi (Agricultura). O encontro culminou com a decisão do PT de apoiar o pedido de urgência para a proposta, diante do compromisso do relator de acolher as sugestões de alteração feitas pelo governo. Maior bancada da Câmara, o PT vinha contestando alguns pontos do relatório e chegou a ameaçar obstruir a votação se não houvesse acordo. Outro aspecto que o governo quer mudar no texto é a possibilidade de autorização para desmatar áreas de preservação permanente (APPs) para fins de interesse social, já que a produção de alimentos pela pecuária extensiva ou por monoculturas poderia ser considerada de interesse social. Nesta segunda-feira (2), Rebelo já havia aceitado manter a proteção das margens dos rios (matas ciliares) em 30 metros para os rios menores (até 5 metros de largura). O primeiro substitutivo pretendia reduzir essa proteção de mata para 15 metros. Um acordo permitiu que, apenas no caso de APPs já devastadas às margens de rios de até 10 metros, o agricultor ou morador da área seja obrigado a reconstituir a mata ciliar pela metade, ou seja, 15 metros. Nos demais casos, a área deve ser mantida integralmente. Para Rebelo, isso trará prejuízos à agricultura. Antes da votação do requerimento, Aldo Rebelo agradeceu à confiança depositada em sua relatoria. “Procurei muito modestamente cumprir meu dever em nome da Câmara dos Deputados e em nome do povo brasileiro”, afirmou. O presidente da Câmara, Marco Maia, reconheceu que a entrada do projeto que altera o Código Florestal na pauta do Plenário desta quarta não significa que ele será votado, porque existem instrumentos regimentais que podem postergar a votação. O deputado Ivan Valente (Psol-SP) adiantou que o partido vai usar todos os instrumentos para obstruir a votação. O líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), reafirmou que o partido também vai tentar obstruir a votação. “O ponto fundamental é decidir se o código será voltado para o futuro ou para regulamentar coisas do século passado. Se querem transformar a Amazônia em nova fronteira agrícola, a ser vendida, ou se querem a valorização dos biomas da região”, assinalou.

Fonte: Jornal do Brasil




Teresópolis participa de Festival de Dança de Cachoeiras de Macacu




Teresópolis, 4 de maio de 2011 - No último sábado, 30 de abril, cerca de 30 bailarinos, alunos da companhia Arte Movimento, de Teresópolis, estiveram em Cachoeiras de Macacu para participar do Festival Cachoeiras de Dança. A participação do grupo, que representou Teresópolis no evento e teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, é mais um resultado do Corredor Cultural, ação de intercâmbio entre os municípios da Região Serrana, criada a partir dos encontros mensais de gestores públicos da região.



“Ações como esta contribuem de forma fundamental para o fortalecimento da cultura não só em Teresópolis, mas em toda a região. Este intercâmbio possibilita maior entrosamento, conhecimento, e troca de informações entre os municípios e seus agentes culturais. Além disso, também dá visibilidade ao trabalho cultural realizado em Teresópolis”, avalia o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.



O Festival Cachoeiras de Dança foi realizado no ginásio do Ciep 140, em Cachoeiras de Macacu, e reuniu grande público. Entre os participantes, foram cerca de 150 dançarinos, divididos em 14 grupos, representando 12 municípios da Região Serrana. Com relação a Teresópolis, foram levados cerca de 30 alunos da Companhia Arte Movimento, que apresentaram seis coreografias diferentes durante a mostra, nas categorias ballet, jazz e street dance.



A apresentação teve a participação especial do ator Thiago Hausen e as coreografias foram montadas pelos professores da companhia, Diego Dias, Monique Pereira, Natália Simões e Natália Gonçalves, que é também professora de ballet dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura. “Foi ótimo. Um evento muito bem organizado, ainda mais por ter sido o primeiro festival de Cachoeiras. Fomos muito bem recebidos e os alunos tiveram ótima resposta do público, sendo inclusive parabenizados. Um sucesso. Agradeço a Secretaria de Cultura de Teresópolis pelo grande apoio que recebemos, o que possibilitou nossa participação no festival”, comentou a professora Natália Gonçalves.



Integrante da companhia, Lilian Galvão aprovou a iniciativa. “É gratificante ver esta mobilização de Teresópolis pela cultura. Isso está fazendo toda a diferença. Participar do festival foi maravilhoso, já que pudemos levar nosso trabalho e, ao mesmo tempo, ver o trabalho de outras companhias. Uma troca cultural muito bacana”, comentou.



Presente ao evento, o secretário de Cultura de Cachoeiras de Macacu, Osório de Souza, falou sobre o projeto. “Este festival é fruto de trabalhos de base feitos com esta modalidade artística e busca alavancar a qualidade da dança em Cachoeiras. Estamos satisfeitos com o resultado e, principalmente, com a participação maciça dos nossos municípios vizinhos, que fizeram questão de nos prestigiar. Certamente, este é o primeiro de muitos outros festivais”, comentou Osório.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópoli

quarta-feira, 4 de maio de 2011



Produção de biofertilizante líquido em agroecossistemas familiares


Fertilizante natural obtido a partir da fermentação da matéria orgânica, o biofertilizante líquido é uma alternativa de baixo custo que pode ser adotada para a adubação de hortas e pomares domésticos. Pode possuir composição altamente complexa e variável, dependendo do material empregado para sua produção, contendo quase todos os macro e micro elementos necessários à nutrição vegetal. No Prosa Rural desta semana, a pesquisadora Maria Sonia Lopes da Silva, da Embrapa Solos-UEP Nordeste, explica como produzir o biofertilizante líquido e quais os métodos de aplicação do produto em hortas e pomares de agroecossistemas de base familiar. Por se tratar de um produto obtido da fermentação (processo resultante da ação de seres vivos como bactérias, leveduras e bacilos), os biofertilizantes, quando aplicados devidamente, também podem auxiliar o produtor no controle de pragas e doenças, combatendo insetos prejudiciais às culturas agrícolas. Assim, além de contribuir efetivamente para nutrição do solo e da planta, o produto pode atuar como um protetor natural dos cultivos, apresentando as vantagens adicionais de causar menos danos ao ambiente e não representar perigo para a saúde humana. Os biofertilizantes líquidos podem ser usados em culturas anuais e perenes, em sistemas convencionais e orgânicos, sendo utilizados, principalmente, em hortas e pomares de áreas de agricultura familiar de base ecológica. Podem ser aplicados sobre a folha (adubo foliar), sobre as sementes ou sobre o solo . A absorção pelas plantas se dá com muita rapidez, de modo que é muito útil para as culturas de ciclo curto ou no tratamento rápido de deficiências nutricionais das plantas. Existem algumas formulações prontas do biofertilizante líquido disponíveis para compra em lojas agropecuárias. “Porém, recomendamos que o melhor, mais seguro e mais barato para o produtor é fabricar seu próprio biofertilizante”, aconselha Maria Sonia. O resíduo sólido resultante da produção do biofertilizante líquido, chamado de borra, pode ser curtido e utilizado como adubação de fundação por ocasião do plantio ou como adubação periódica aplicada em torno da copa da planta. “Essa borra pode ser usada ainda em uma nova fabricação do produto, acelerando o processo de fermentação”, explica a pesquisadora. Saiba mais sobre biofetilizantes líquidos no Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
 
Fonte: José Gouveia de Figueiroa - Analista da Embrapa

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden foi morto a tiros em operação militar



O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, foi morto com um tiro de um dos cerca de 20 militares da Marinha dos Estados Unidos que invadiram, de helicóptero, sua mansão de alta segurança em Abbottabad, a cerca de 50 km da capital paquistanesa.


A operação durou 40 minutos e deixou ainda um dos filhos de Bin Laden, uma mulher e dois homens mortos. Nenhum militar americano ficou ferido.



Os detalhes da ação ainda não foram confirmados pelo governo dos EUA, mas autoridades americanas e testemunhas paquistanesas revelaram algumas informações à imprensa.



"Depois da meia noite [16h em Brasília], um grande número de militares cercou o complexo residencial [de Bin Laden]. Três helicópteros estavam sobrevoando o local", disse Nasir Khan, morador da cidade de Abbottabad, onde fica a mansão do líder terrorista.

"De repente, houve tiros do chão em direção aos helicópteros. Houve um intenso tiroteio e eu vi um dos helicópteros cair", disse Khan, que viu a batalha de seu telhado.



Oficiais americanos consultados pela agência de notícias Reuters confirmaram que um dos helicópteros americanos foi perdido, mas disseram que houve uma falha mecânica e que todos os tripulantes foram retirados em segurança.



Um oficial americano citado pelo jornal "Telegraph" descreveu a operação como "cirúrgica", realizada por uma equipe pequena para minimizar efeitos colaterais, termo que designa morte de civis.



Os militares teriam descido de corda no complexo de Bin Laden, que resistiu, iniciando um novo tiroteio no local. Bin Laden teria morrido com um tiro na cabeça. Os disparos dos marines americanos mataram ainda um de seus filhos e dois importantes aliados que viviam no complexo com suas famílias. Uma mulher também foi morta após ser usada como escudo humano por um dos homens de Bin Laden. Outras duas mulheres ficaram feridas.





O governo paquistanês afirmou que só soube da operação quando ela havia acabado. Em pronunciamento feito na TV na noite deste domingo (1º), o presidente norte-americano, Barack Obama, confirmou a morte e agradeceu a ajuda do Paquistão. O trabalho conjunto foi mencionado no discurso (leia íntegra aqui).



A identidade da equipe que matou Bin Laden também está sendo mantida sob sigilo, mas o próprio Barack Obama revelou que a CIA (agência de inteligência americana) esteve envolvida no planejamento e execução da operação.



O que se sabe é que os homens fazem parte de uma unidade SEAL --a força de elite da Marinha, cujo nome é um anagrama com as iniciais de sea, air e land (mar, ar e terra em inglês).





Abbottabad é um destino popular de férias de verão, localizado em um vale cercado de morros verdes perto da Caxemira paquistanesa. Militantes islâmicos, principalmente os que lutam na Caxemira indiana, costumavam ter campos de treinamento perto da cidade.



A mansão de Bin Laden na cidade foi construída em 2005. Alguns jornais especulam que ela já tenha sido construída com todos os recursos de segurança para manter o líder da Al Qaeda seguro.

Na época em que foi construído, o complexo residencial ficava em uma área isolada, no fim de uma estrada de terra. Com os anos, contudo, mais casas surgiram nos arredores.



Mesmo assim, a mansão se destacava das demais. Segundo o jornal "Telegraph", ela ocupava uma área oito vezes maior que qualquer vizinho. Era protegida ainda por dois portões de segurança e muros de cinco metros, com arame farpado no topo.



O prédio principal, a casa de Bin Laden, tem três andares. Poucas janelas de todo o complexo tinham vista para a parte externa e o terraço era escondido dos vizinhos por um muro de dois metros.



Apesar do tamanho, não havia telefone ou internet e todo o lixo produzido no complexo era queimado, segundo oficiais americanos consultados pela Reuters.



"Tudo que vimos, a segurança extremamente elaborada, o passado dos moradores e seu comportamento e a localização do complexo eram perfeitamente consistentes com o que nossos especialistas esperavam de um refúgio de Bin Laden", disse um dos nomes da administração Obama, em condição de anonimato.





A inteligência americana chegou ao complexo residencial após mais de quatro anos investigando um dos aliados mais confiáveis de Bin Laden, que oficiais americanos disseram ter sido identificado pelos homens capturados após os ataques de 11 de Setembro.



"Detentos também identificaram esse homem como um dos poucos espiões de confiança de Bin Laden. Eles indicaram que ele estaria vivendo com Bin Laden ou sendo protegido por ele", disse um funcionário de alto escalão do governo americano.



Em agosto de 2010, as autoridades descobriram que o mensageiro vivia com seu irmão e familiares em um prédio de alta segurança. O mensageiro e um de seus irmãos estariam entre os mortos na operação.



"Quando nós vimos o complexo onde os irmãos viviam, ficamos chocados com o que vimos: um complexo extremamente único", disse o funcionário.



"O resumo de nossa investigação é que lá havia um alvo terrorista de grande valor. Os especialistas que trabalharam neste tema por anos descobriram uma grande probabilidade de que o terrorista que se escondia lá era Osama bin Laden", disse outro funcionário da administração Obama.



Em março, Obama ficou sabendo dos resultados da investigação e realizou a primeira de cinco reuniões na Casa Branca. Nestes encontros, ele soube de todos os detalhes da operação.



Os EUA chegaram a consideram um ataque de míssil por um avião não tripulado, mas excluíram a possibilidade pelos riscos de um grande número de civis mortos. Em vez disso, Obama autorizou na sexta-feira (29) a operação de helicóptero que seria realizada nas primeiras horas de domingo, no horário paquistanês.

Fonte: Folha On-line
O dia D para os democratas


O governador Raimundo Colombo já se manifestou através de nota oficial mas todos os democratas de Santa Catarina que ingressam no PSD assinam manifesto conjunto no dia 14 de maio. Este será o dia D, que vai marcar o nascimento oficial da nova sigla em Santa Catarina. Além dos democratas, líderes de outras siglas devem ingressar oficialmente no PSD. Dos deputados estaduais, Kennedy Nunes, que já deixou o PP e entre os federais, o tucano Jorginho Mello, insatisfeito no ninho desde a eleição de Leonel Pavan para a presidência Estadual da sigla.

Fonte: Blog da Karina Manarin