quarta-feira, 30 de junho de 2010

NOTÍCIAS GERAIS

Aldo Rebelo

Código Florestal vai impedir desmate em pequena propriedade, diz Rebelo


Versão atualizada do Código Florestal impedirá novos desmatamentos em pequenas propriedades, de até 4 módulos fiscais, que ficarão liberadas da exigência de recuperar a vegetação nativa em uma parcela de 20% dos imóveis. A alteração foi anunciada ontem pelo relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e tenta contornar resistências à proposta. "Vou deixar claro que a dispensa da reserva legal se aplica apenas para efeito de recomposição. A intenção é proteger a vegetação nativa remanescente", afirmou.  A nova versão do relatório só será apresentada na próxima segunda-feira, dia em que a proposta deve ser votada.  O relatório original de Rebelo liberou 90% das propriedades rurais do País da necessidade de proteger ou recompor áreas de reserva legal. Ficavam isentas as propriedades de até 4 módulos fiscais, assim como uma parcela de até 4 módulos dos demais imóveis. O tamanho do módulo varia de município para município e é maior na Amazônia.  O dispositivo foi entendido como uma liberação para novos desmatamentos em grandes dimensões. O resultado poria em risco as metas de corte das emissões de gases do aquecimento global. "Não há espaço para novo desmatamento", disse ontem o deputado.

Fonte: Marta Salomon - O Estado de S.Paulo




Jutahy Magalhães

DEM já está disposto a ceder vice


Na véspera da Convenção Nacional do seu principal aliado, o PSDB tentava buscar uma saída ontem para salvar a aliança com o DEM. Os tucanos resistiam à ideia de rever a indicação do senador Álvaro Dias (PR) para vice do candidato à Presidência José Serra. O DEM insistia que o cargo ficasse com um nome do partido, mas estava disposto a ceder. Depois de 48 horas de discussões, a aliança entre os dois partidos está praticamente selada e será anunciada durante a convenção, que acontece hoje em Brasília, a partir das 8 horas. O impasse, porém, está nos termos desse acordo. Os tucanos insistiam no modelo de uma chapa puro-sangue tendo Dias como vice. Avaliam que o senador agrega mais de 1 milhão de votos, além de fortalecer o palanque de Serra num Estado estratégico como o Paraná. Mas, desde que o nome de Dias foi apresentado, na semana passada, setores do DEM resistem a compor a aliança. Eles alegam que não foram consultados e dizem que a indicação deve ser do DEM. "Certeza, não se pode dizer que sim. Mas sou otimista", admitiu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao deixar o encontro entre as cúpulas do PSDB e do DEM, quando questionado sobre a manutenção da aliança. Chamado para ajudar nas negociações, FHC deixou o encontro sem conseguir o recuo do partido aliado. Para os tucanos, a dobradinha PSDB-DEM já mostrou-se desgastada do ponto de vista eleitoral. Acham que um quadro tucano daria um caráter mais progressista para a chapa. Mas as duas legendas apostavam num acordo. Os tucanos porque precisam do tempo de TV do DEM e do apoio político em Estados importantes onde o aliado tem forte base, como Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. Para o DEM, o fim da aliança representaria o enfraquecimento nacional da legenda. "Houve uma condução ruim do processo. É preciso consertar isso. Esse que é o nó", declarou o senador José Agripino Maia (DEM-RN), presente no encontro. Na reunião de ontem, na casa do prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM), o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, assumiu que houve um equívoco no processo de escolha de Dias. Os tucanos consultaram PPS e PTB, e a informação acabou vazando antes de o nome passar pelo crivo oficial do DEM. Os dois partidos corriam contra o tempo ontem para resolver o impasse. "O DEM tem toda vontade de estar na aliança, agora o partido tem que estar unido. O nome não é importante, o importante é a tese", afirmou o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), em relação à participação do seu partido na chapa tucana. Para Agripino, o jogo "tem de ser zerado". "Nossa preocupação é que aquilo discutido lá atrás se reproduza", disse. Ou seja, que o DEM participe da discussão e coloque nomes do partido para que Serra escolha.
Questionados sobre o fato de que o PSDB resistia a um recuo na escolha de Dias, os líderes do DEM lembraram da eleição de 1994. À época, o indicado para ser vice de FHC fora o de Guilherme Palmeira, então no PFL. Mas houve denúncias envolvendo-o, o que acabou contribuindo para que a escolha fosse mudada. Marco Maciel (DEM) foi o indicado. Com o tempo de negociação se esgotando, já que amanhã termina o prazo para que o DEM homologue a chapa na convenção, ficou acertado que a reunião seria aberta em Brasília hoje, no hotel Gran Bittar, a partir das 8, e prosseguiria até a formatação dos termos do acordo. Se preciso, até a meia-noite - prazo fatal para que a legenda defina uma solução. "Vamos trabalhar até o último minuto para encontrar uma solução", afirmou Rodrigo Maia, já adotando o tom mais brando, depois que as negociações avançaram entre os dois partidos. "Acredito que a lógica e a racionalidade vão prevalecer", disse o deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA), um dos coordenadores da campanha tucana. "Te garanto que vamos estar com Serra", resumiu o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC).
Diante das dificuldades para fechar o acordo, Dias adotou no início da noite uma postura de cautela. "Não posso desistir do que não existe. Não tem uma designação oficial do meu nome." A hesitação de Dias estimulou a bolsa de apostas para um novo vice, movimento considerado improvável por líderes tucanos. Logo pela manhã, Agripino propôs ao PSDB a retirada do senador do Paraná e, em seu lugar, a indicação do ex-ministro tucano Pimenta da Veiga. À tarde, também foi aventado o nome de Marco Maciel. "Querem tirar um vice que tem força eleitoral comprovada e trocar por um vice inominado", observou Jutahy.

Fonte: O Diário - Online




David Villa

Espanhóis devolvem provocação e citam show de Villa em "tourada"


Sem muitas dificuldades, a seleção espanhola venceu Portugal por 1 a 0 e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, na última terça-feira. Assim, os espanhóis devolveram a provocação dos portugueses e comemoraram a atuação do autor do gol, o "toureiro" David Villa, destaque das capas dos jornais do país desta quarta.  O AS traz como manchete a palavra "toureiros!" com uma foto do artilheiro e diz que a "Espanha fez Portugal dançar e se classificou com outro gol de Villa". Segundo ele, "a perfeição chegou após a troca de Llorente por Torres". O periódico ainda acrescentou que "os campeões estão de volta".  Na apresentação da partida, na terça, o jornal português Record havia estampado o meia-atacante Cristiano Ronaldo fintando um touro, com a manchete "hoje, grande faena (show de tourada)". Outro jornal esportivo espanhol, o Marca traz uma imagem de David Villa comemorando o gol e o título "esta é minha Espanha", afirmando que a seleção "recupera o ritmo e o toque que fizeram dela a melhor do mundo".  "Partidaço estratosférico de Villa. Seu gol rompeu a retranca de Portugal", escreveu a publicação, destacando as boas atuações de Xavi (eleito melhor da partida), Sérgio Ramos e Llorente, que substituiu o apagado Fernando Torres no segundo tempo do duelo.  No El Mundo Deportivo, a manchete é "genial!", enquanto o Sport, de Barcelona, traz a expressão "que maravilha!" em sua capa, sem deixar de lembrar que Villa, que fez seu quarto gol no Mundial, é reforço do Barcelona para a próxima temporada europeia.  Na imprensa generalista, o autor do gol contra os portugueses também dominou as capas, deixando a crise econômica em segundo plano.  "A Espanha começa a sonhar" destaca o El País, enquanto o El Mundo afirma que "Villa relança o sonho da Espanha".

Fonte: Terra Brasil


Anthony Garotinho

Eleições: PR faz hoje convenção com Garotinho candidato graças ao TSE


Depois de adiada duas vezes, a convenção do PR, enfim, acontece hoje - até porque, se não for hoje, não será mais, por causa do fim do prazo dado pela Justiça Eleitoral. Diante dos adiamentos e da incerta candidatura de Anthony Garotinho, o encontro acontecerá na sede do partido, na Avenida Rio Branco. O próprio Garotinho já não parecia lá muito animado. No fim da tarde de ontem, em seu blog, ele anunciou a convenção como "apenas um ato formal", já que "as decisões políticas mais importantes estão tomadas". Garotinho sequer citou sua própria candidatura e disse apenas que "o partido terá chapas próprias, para deputado federal e estadual". A decisão mais importante, porém, veio no fim da noite de ontem das mãos do ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que concedeu liminar ao ex-governador e permitiu, assim, o registro de sua candidatura ao governo do estado. Com isso, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que o tornou inelegível, fica suspensa até o julgamento do recurso no próprio TSE.  Resta agora auferir o estrago causado - nas alianças e nos eleitores - pelo julgamento do TRE. Fato é que as orelhas do governador Sérgio Cabral prometem arder bastante daqui a pouco, a partir das 9h.

Fonte: Extra Online – Felipe Sález


Cristiano Ronaldo

 
CRISTIANO RONALDO PROCURA EVITAR UM FUTURO MAL ENTENDIDO ENTRE LE E CARLOS QUEIROZ

Chateado com a eliminação de Portugal na Copa do Mundo frente à Espanha, Cristiano Ronaldo, ao ser indagado sobre as razões da queda, respondeu na saída de campo para os repórteres perguntarem a Carlos Queiroz. Posteriormente, o craque esclareceu a declaração dizendo que não tinha a intenção de jogar a responsabilidade nas costas do técnico e pediu para que não se criasse uma suposta briga ou desavença entre ambos.  - Quando disse para perguntarem ao treinador, foi simplesmente porque Carlos Queiroz estava na coletiva e os jornalistas podiam escutar as suas explicações, porque eu não me sentia em condições para explicar o que quer que fosse. Sou um ser humano, estou triste e tenho o direito de sofrer sozinho. Jamais pensei que aquela simples e inocente frase provocasse tanta polêmica. Por isso peço que não encontrem fantasmas onde não existem - falou ao site da Gestifute.  O atacante ainda tentou explicar o tamanho da decepção após a derrota de 1 a 0 para a Espanha que marcou a despedida de Portugal da Copa do Mundo da África do Sul.  - Sinto-me destroçado, completamente desolado, frustrado e com uma tristeza inimaginável - contou.

Fonte: Lancepress - Globo



Larry King
 
Larry King vai deixar a TV nos EUA neste ano


Um dos mais importantes apresentadores de televisão dos Estados Unidos Larry King, figura emblemática da rede CNN há 25 anos, vai deixar o seu programa de meio século entrevistando personalidades, segundo disse o próprio jornalista e divulga a France Press.  Larry King, de 76 anos, e cujo nome verdadeiro é Lawrence Harvey Zeiger, anunciou que vai deixar os estúdios da CNN no final deste ano. "Falei com as pessoas aqui na CNN e lhes disse que queria terminar com o "Larry King Live" no outono e felizmente a CNN aceitou", disse o apresentador antes de começar seu programa desta terça, 29. King que chegou a anunciar o seu divórcio de Shawn Southwick, de 50 anos, em abril, pouco depois disse que eles haviam se reconciliado, enquanto a revista People publicava uma reportagem sobre uma suposta tentativa de suicídio da esposa do apresentador. Shawn é a sétima esposa de King, e este seria o oitavo divórcio do apresentador, que se casou e se divorciou duas vezes de Alene Akins, em 1963 e 1972. Sobre o término de seu programa, King garantiu que vai continuar apresentando programas especiais sobre importantes assuntos nacionais e internacionais, na rede CNN, onde realizou mais de 40 mil entrevistas em 50 anos de carreira.

Fonte: O Estadão - Online





ONU examina acordo nuclear


Madri. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, debateu, ontem, com o ministro de Relações Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, os efeitos do recente acordo nuclear assinado por Irã, Brasil e Turquia. O documento determina parâmetros para a troca de urânio iraniano por combustível nuclear. Amano está na Espanha para participar dos atos comemorativos pelo 30º ano do Conselho de Segurança Nuclear, órgão regulador de energia atômica do país. O diretor-geral foi recebido também pelo rei Juan Carlos no Palácio da Zarzuela. Segundo o ministério espanhol, a reunião se centrou "nas principais questões nas quais a AEIA trabalha" atualmente. Entre elas citou a situação do acordo assinado por Irã, Brasil e Turquia em 17 de maio, que prevê a troca em território turco de 1.200 kg de urânio iraniano levemente enriquecido (3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20% destinado ao reator de pesquisas médicas. Em outubro passado, as potências e o Irã chegaram a uma proposta de acordo que previa a troca, mas o texto impunha o fim do enriquecimento de urânio em solo iraniano, o que não está incluso no documento patrocinado pelo Brasil. O Irã rejeitou a proposta e manteve o enriquecimento, o que levou a novas sanções contra seu controverso programa nuclear. Moratinos explicou a Amano os acordos do conselho europeu e as negociações na União Europeia (UE) sobre o novo regime de sanções ao Irã, depois de sua aprovação pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, como informou o comunicado do ministério. O ministro iraniano das Relações Exteriores, Manoucher Mottaki, afirmou, ontem, que o adiamento do diálogo não deve afetar uma eventual troca de urânio. O urânio enriquecido pode ser utilizado tanto para produção de energia nuclear (a 20%, como o Irã diz enriquecer) quanto para a fabricação de bombas (a 90%, algo que analistas duvidam que o Irã tenha tecnologia para fazer). Os EUA e seus aliados acusam o Irã de esconder um programa de fabricação de armas nucleares em seu programa. Irã nega e diz ter apenas fins pacíficos. O Brasil, que buscou nos últimos meses protagonismo nas negociações, defende que Teerã tem direito de manter um programa nuclear pacífico.

Fonte: Dário do Nordeste - SUSANA VERA/REUTERS




PF apreende diplomas falsos em MS


Diplomas falsos, históricos escolares, documentos pessoais de estudantes e computadores foram apreendidos ontem pela Polícia Federal em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, e em Mato Grosso, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.Amanhã, o volume e os tipos de documentos serão apurados na Superintendência da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul, onde o caso está centralizado. Foram cumpridos ontem 59 mandados de busca e apreensão. Não havia previsão de prisões, mas um homem foi detido em um bairro nobre da capital sul-mato-grossense.  No imóvel que pertence a este homem foi encontrado pelos agentes federais um lote de pedras preciosas e semi-preciosas sem qualquer documentação. O proprietário foi detido e levado para a sede da PF. Seu nome não foi revelado.  A ação, denominada Operação Formatura, foi desencadeada após investigações iniciadas em 2008, quando dezenas de pessoas lesadas por um grupo de escolas que ministravam cursos a distância fizeram a denúncia à PF. Parte do grupo havia sido identificado pela Delegacia do Consumidor (Decon) de Mato Grosso do Sul. Foram localizados 24 estabelecimentos responsáveis pelos diplomas falsos, todos ligados à Paulistec, que teve a sede em Campo Grande fechada pela Polícia Civil no dia 31 de maio.

Fonte: João Naves de Oliveira - O Estado de S.Paulo





Pelos números, Brasil e Holanda prometem equilíbrio


Depois de encarar retrancas, jogo pegado e adversário aberto, o Brasil enfrenta pela primeira vez nesta Copa do Mundo um adversário que promete adotar um estilo semelhante ao implantado por Dunga. Pelo menos é isso o que mostram as estatísticas dos pentacampeões e dos holandeses neste torneio na África do Sul. Em quatro jogos disputados pelas duas seleções, há um equilíbrio nos principais critérios. O Brasil, por exemplo, balançou as redes oito vezes, apenas uma a mais que a Holanda. Já as defesas só sofreram dois gols cada uma. E, se Dunga manifestou preocupação com as faltas cometidas pelos adversários sobre os brasileiros, desta vez não deve ter problemas. A Holanda fez 63 infrações no Mundial, apenas cinco a mais que o Brasil. A maneira de desenvolver o jogo também é bem parecida, com ênfase no toque de bola e na velocidade. Enquanto a seleção canarinho trocou 2.423 passes neste Mundial, a Laranja teve 2.334. O Brasil até arriscou mais chutes (74 contra 58), mas a pontaria iguala as equipes, pois foram 27 conclusões da equipe verde e amarela contra a meta adversária, um pouco abaixo dos 29 arremates dos holandeses. Na sexta-feira, às 11 horas (de Brasília), o equilíbrio dos números das equipes será colocado em jogo. Pelas quartas de final da Copa, Brasil e Holanda duelam no estádio Nelson Mandela Bay.

Fonte: Gazeta Press – Abril.com

terça-feira, 29 de junho de 2010

Prefeitura divulga extensa programação para comemorar os 119 anos de Teresópolis

Mais de 30 eventos culturais e esportivos vão movimentar o mês de aniversário da cidade

Teresópolis, 29 de junho de 2010 – Teresópolis vai completar 119 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 6 de julho e, para comemorar a data, a Prefeitura preparou uma extensa programação. De 1º a 31 de julho serão realizados mais de 30 eventos culturais e esportivos, para a população festejar a data. Novidade é o Festival da Cidade, totalizando quinze shows, na cidade e no interior, reunindo bandas locais e shows com cantores da música gospel, como Celina Borges e André Valadão.

Atrações do dia 6 de julho são o tradicional desfile cívico, pela manhã, na Avenida Feliciano Sodré; a inauguração da Galeria de Prefeitos, no hall da Prefeitura, e à noite, o Festival da Cidade, com shows do Cordão da Bola Preta, Alcir Passos e do Grupo Revelação, na Praça Governador Portella.

“Teresópolis festeja seus 119 anos sabendo que tem muitos desafios, mas nosso governo está buscando soluções e trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população. Seja com a realização de inúmeras obras de infraestrutura, que já começaram a sair, como a revitalização de trecho da Reta, a construção de uma galeria celular no bairro de São Pedro, o recapeamento da Rua Dr. Oliveira e a construção da unidade de saúde da Barra do Imbuí, entre outras que estão em processo de licitação. Seja com a Operação Cidade Bela, um grande choque de gestão para a transformação da cidade no setor de serviços públicos”, enumera o Prefeito Jorge Mario.

“Estamos cumprindo os compromissos assumidos ainda durante a campanha, em parceria com os governos Estadual e Federal e contando com a colaboração de deputados e senadores, políticos que destinam recursos para a nossa cidade, através de emendas parlamentares, e que não medem esforços para contribuir com a nossa administração”, agradece Jorge Mario.

Exposições, competições esportivas, shows e atividades culturais diversificadas compõem a programação em comemoração aos 119 anos de Teresópolis. Todas as secretarias municipais e dezenas de servidores públicos trabalham na preparação dos festejos, com profissionalismo e dedicação, para o sucesso de todos os eventos e a satisfação de teresopolitanos e visitantes.

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE TERESÓPOLIS – 119 ANOS

1º DE JULHO • QUINTA-FEIRA

 “MEMÓRIAS DE TERESÓPOLIS” 
• 18h • ABERTURA DO CORREDOR DE EXPOSIÇÕES
Calçada da Fama –– Casa da Memória Arthur Dalmasso - Centro Cultural
Bernardo Monteverde - Casa de Cultura Adolpho Bloch - 1º a 31 de julho
Realização: Secretaria de Cultura

FESTIVAL DA CIDADE
• 20h • PATRÍCIA ARAÚJO E BANDA
• 22h • ALOÍSIO BRUNO E BANDA
Praça Governador Portela

EXPOSIÇÃO DE INVERNO
26/06 a 1º/08 • 9h / 16h
Espaço Aranda

2 DE JULHO • SEXTA-FEIRA

FESTIVAL DA CIDADE
• 20h • BANDA SOBRETUDO
• 22h • BANDA MEATOS
Praça Governador Portela

3 DE JULHO • SÁBADO

FESTIVAL DA CIDADE
• 20h • IVSON LINS E BANDA 
• 22h • GRUPO QUINTAL DO CÉU
Praça Governador Portela

4 DE JULHO • DOMINGO

• 09h • ENCONTRO DE CULTURA DE RAIZ
Casa de Cultura Adolpho Bloch
Realização: Secretaria de Cultura

• 13h • APRESENTAÇÕES CULTURAIS DAS ESCOLAS DA ZONA URBANA
Praça Governador Portela
Realização: Secretaria de Educação

• 15h • ABERTURA DOS JOGOS DE INVERNO
Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara - Pedrão 
Realização: Secretaria de Esporte e Lazer

• 16h • MÚSICA NA MATRIZ
CONCERTO COM A ASSOCIAÇÃO DE CANTO CORAL DO RIO DE JANEIRO
Matriz de Santa Teresa
Realização: Secretaria de Cultura

FESTIVAL DA CIDADE
• 18h • NANDO GABRIELLI
• 19h • BANDA SOLO SANTO
Praça Governador Portella

• 19h • MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANIVERSÁRIO DE TERESÓPOLIS
Praça Governador Portella
Realização: Igrejas Católicas de Teresópolis

FESTIVAL DA CIDADE
• 21h • CELINA BORGES
Praça Governador Portella

5 DE JULHO • SEGUNDA-FEIRA

• 19h • CULTO EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANIVERSÁRIO DE TERESÓPOLIS
ATRAÇÕES MUSICAIS:
MARIANA CARREIRO
MINISTÉRIO FOGO DE PENTECOSTE
Praça Governador Portella
Realização: COPETE – Conselho de Pastores Evangélicos de Teresópolis

CURSO “HISTÓRIA DE TERESÓPOLIS”
• 20h • ABERTURA DO CICLO DE PALESTRAS
Sala Maria Amélia Rezende - Teatro Municipal - 05 a 31 de julho
Realização: Secretaria de Cultura
                   Secretaria de Educação

FESTIVAL DA CIDADE
• 21h30 • ANDRÉ VALADÃO

6 DE JULHO • TERÇA-FEIRA

• 9h • DESFILE CÍVICO MILITAR
Av. Feliciano Sodré
Realização: Secretaria de Educação

• 13h • INAUGURAÇÃO DA GALERIA DE PREFEITOS
Hall da Prefeitura
Realização: Secretaria de Cultura

FESTIVAL DA CIDADE
• 19h • CORDÃO DA BOLA PRETA
• 20h • ALCIR PASSOS
• 22h • REVELAÇÃO
Praça Governador Portella

10 DE JULHO • SÁBADO

• 09h/17h • UM ANO DO “ESPAÇO MULHER”
Praça Balthasar da Silveira
Realização: Secretaria dos Direitos da Mulher

• 13h • APRESENTAÇÕES CULTURAIS DAS ESCOLAS DO CIRCUITO TERÊ-FRI
• 18h30 • GRUPO ENTRE NÓS
• 20h • MARQUINHO BARBOSA E BANDA 5 ESTAÇÕES
Bonsucesso
Realização: Secretaria de Educação

14 A 31 DE JULHO

FESTIVAL DE INVERNO
Diversos locais
Realização: SESC/RJ

17 DE JULHO • SÁBADO

• 13h • APRESENTAÇÕES CULTURAIS DAS ESCOLAS DO 2º DISTRITO
Escola Municipal Alcino Francisco da Silva
Realização: Secretaria de Educação

17 E 18 DE JULHO • SÁBADO E DOMINGO

VI TAÇA CIDADE DE TERESÓPOLIS DE GOLF
Realização: Teresópolis Golf Club
Apoio Secretaria de Esporte e Lazer 

18 DE JULHO • DOMINGO

• 15h • CULTURA NOS BAIRROS
SEU QUIXOTE E CHICO PANÇA
Três Córregos
Realização: Secretaria de Cultura

24 DE JULHO • SÁBADO

AUTÓGRAFOS TERESOPOLITANOS
• 18h • LANÇAMENTO COLETIVO DE LIVROS DE AUTORES DE TERESÓPOLIS
Casa de Cultura Adolpho Bloch
Realização: Academia Teresopolitana de Letras

25 DE JULHO • DOMINGO

• 10h/16h • IV COPA TERESOPOLITANA DE KART
Av. J.J. de Araújo Regadas
Realização: Secretaria de Esporte e Lazer
                   Terê Kart
                   Aspiem – Associação dos Pilotos de Esportes Motores de Teresópolis

31 DE JULHO • SÁBADO

• 09h/17h • AÇÃO BELEZA
Atividades de maquiagem, orientações de beleza e sorteio de brindes
Praça Balthasar da Silveira – Espaço Mulher
Realização: Secretaria dos Direitos da Mulher

• 19h30 • ENCONTRO DE POESIA 
Casa da Memória Arthur Dalmasso
Realização: Secretaria de Cultura

*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

Endereços:
Casa de Cultura Adolpho Bloch
Praça Juscelino Kubitschek – Bairro de Fátima
Tel. 2644-4092

Prefeito Jorge Mario abre Congresso da Associação de Diretores de Jornais do Interior em Teresópolis

 


Evento reuniu cerca de 200 congressistas de 30 municípios
e contou com a presença de deputados federal e estadual

Teresópolis, 29 de junho de 2010 – O Prefeito Jorge Mario participou da abertura do XIII Congresso da Adjori-RJ (Associação de Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro), na última sexta, 25, no Centro de Convenções do Hotel Alpina, no bairro do Golfe. Fundada em 1981, a Adjori-RJ trabalha pela profissionalização dos jornais, organizando seminários e congressos sobre a dinâmica operacional dos veículos, e também defende os interesses de seus associados.

Com parceria do Governo do Estado, da Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e da Prefeitura de Teresópolis, o Congresso reuniu cerca de 200 participantes de mais de 30 municípios. O evento contou ainda com a presença de várias autoridades, como o Deputado Federal Hugo Leal e os Deputados Estaduais Christino Áureo e Wagner Montes.

O Prefeito Jorge Mario deu boas-vindas aos congressistas, desejando sucesso ao evento. “Teresópolis está de braços abertos, pois entendemos a importância e a força da imprensa e deste evento. Os jornais locais são decisivos para a conscientização e a formação de opinião da população”, enalteceu.

O Secretário Municipal de Governo, José Alexandre Almeida, fez questão de destacar o interesse da Prefeitura em colaborar com a realização do Congresso da Adjori-RJ em Teresópolis.  “O Prefeito Jorge Mario demonstrou interesse em que Teresópolis sediasse um evento desse porte por reconhecer a importância e a força da Adjori-RJ e dos jornais do interior, e pela projeção que o município teria na mídia”.

Elogiando o fato de o Prefeito Jorge Mario ter recebido o Prêmio Prefeito Empreendedor 2010, entregue pelo SEBRAE, o Presidente da Adjori-RJ, jornalista Paulo César Caldeira, agradeceu todo o apoio recebido da Prefeitura para a realização, em Teresópolis, do Congresso da Associação de Diretores de Jornais do Interior. “A Prefeitura de Teresópolis deu um suporte que jamais poderia acreditar que pudéssemos ter para a realização desse evento, que marca a reestruturação da nossa Associação, depois de dez anos de atividades praticamente paralisadas. 2011 será o ano da Adjori-RJ, e quero dedicar esse ano ao Prefeito Jorge Mario. Que ele alcance todo o sucesso na administração pública”, enalteceu Caldeira.

Fortalecimento dos jornais do interior
Realizado no último fim de semana e reunindo diretores de jornais de mais de 30 municípios do interior fluminense em Teresópolis, o XIII Congresso da Associação de Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro abordou vários temas. Entre eles, Legislação Eleitoral, Lei Ficha Limpa, Redes Sociais e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restitui a exigência do diploma de curso superior para exercer a profissão de jornalista. Na busca do aperfeiçoamento da mídia impressa, também foram realizados workshops para discutir a realidade das diferentes redações de jornais no Estado.

Participando do congresso, o Presidente da Adjori Brasil, Miguel Ângelo Gobbi, que preside ainda a Adjori de Santa Catarina, ressaltou a importância da realização do evento para o fortalecimento dos jornais do interior fluminense. “As notícias da comunidade são destacadas pelos jornais locais, que estão se profissionalizando e abrindo espaço para a defesa dos seus negócios. Daí a importância de um congresso como este”.

Para Laércio Ventura, Diretor do Jornal A Voz da Serra, de Nova Friburgo, e um dos fundadores da Adjori-RJ, o Congresso em Teresópolis teve a importante missão de fortalecer a Associação de Diretores de Jornais do Interior. “Além de trazer para Teresópolis toda a força dos jornais do interior, esse congresso vem rejuvenescer o movimento da Adjori, que esteve paralisada nos últimos tempos. O sucesso do congresso comprova o sucesso da Adjori-RJ e do Prefeito Jorge Mario, que deu todo o apoio para a realização do evento”.

Outro fundador da Adjori-RJ, o jornalista Jourdan Amora, diretor do Jornal A Tribuna, de Niterói, também marcou presença. “O Congresso é um importante momento de troca de idéias e de confraternização. Esse movimento permite que os jornais do interior conquistem seu espaço no cenário nacional, enfrentando o monopólio da comunicação e mostrando a grandeza da imprensa do interior”.


FOTOS – crédito para Marco Esteves e Roberto Ferreira

Foto Adjori-RJ_ME   (crédito para Marco Esteves)
Participando do Congresso da Adjori-RJ em Teresópolis: Miguel Ângelo Gobbi (Adjori Brasil), Jourdan Amora (Jornal A Tribuna/Niterói), Paulo César Caldeira (Adjori-RJ) e Carlos Meritello (Jornal Bate Papo/Duque de Caxias)

Foto Adjori-RJ_ME 2  (crédito para Marco Esteves)
Secretário de Governo José Alexandre Almeida e Prefeito Jorge Mario observam os jornais do interior em estande montado no Congresso da Adjori-RJ em Teresópolis

Foto Adjori-RJ_ME 3  (crédito para Marco Esteves)
Presidente da Adjori-RJ, Paulo César Caldeira (de pé): “2011 será o ano da Adjori-RJ, e quero dedicar esse ano ao Prefeito Jorge Mario”

Foto Adjori-RJ_ME 5  (crédito para Marco Esteves)
Prefeito Jorge Mario (de pé) na abertura do XIII Congresso da Adjori-RJ: “os jornais locais são decisivos para a conscientização e a formação de opinião da população”

Foto Adjori-RJ_ME 6  (crédito para Marco Esteves)
XIII Congresso da Associação de Diretores de Jornais do Interior: cerca de 200 participantes de mais de 30 municípios reunidos em Teresópolis

Foto Adjori-RJ_ME 7  (crédito para Marco Esteves)
Prefeito Jorge Mario (ao centro) com diretores e fundadores da Adjori-RJ durante o XIII Congresso da Associação de Diretores de Jornais do Interior, no Hotel Alpina

Prefeitura realiza plenária da juventude do Orçamento Participativo






Teresópolis, 29 de junho de 2010 – Com expressiva participação dos jovens teresopolitanos, aconteceu, na última semana, no Teatro Municipal, a Plenária Temática de Juventude. Novidade do Orçamento Participativo em Teresópolis, a plenária abriu o ciclo do OP 2010 e teve o objetivo de mobilizar os jovens da cidade, especialmente estudantes e os envolvidos em organizações e movimentos sociais. Durante o encontro, os jovens puderam expor suas opiniões e propor sugestões de políticas públicas voltadas para eles. As ideias serão encaminhadas para as secretarias correspondentes.

Na ocasião, os participantes conheceram sobre o orçamento público e a dinâmica do projeto Orçamento Participativo.  Além disso, a secretária-executiva do ‘Nossa Teresópolis’, Rita Telles, falou sobre um levantamento realizado pelo movimento em parceria com a Prefeitura que traz indicadores do município, entre eles, números relacionados à gravidez na adolescência e escolaridade. Rita falou ainda sobre a importância da participação dos jovens na elaboração das políticas públicas para o seu segmento.

A Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitários, Denise Lobato, destacou a importância da participação dos jovens na elaboração de políticas públicas. “Estamos satisfeitos com o resultado da plenária. É muito importante reunir os jovens para saber o que pensam, sua visão de políticas públicas. Houve diversas propostas interessantes, entre elas, a criação de um conselho municipal da juventude. Vamos encaminhar as sugestões para as secretárias responsáveis ”, analisou a Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato, acrescentando que a Prefeitura atuará como porta voz das questões que não forem de sua responsabilidade direta.

Propostas

Entre os cerca de 80 jovens presentes à plenária estava Guilherme Gomes Ribeiro. O estudante de 17 anos foi quem sugeriu a criação do Conselho Municipal da Juventude. “A ideia da plenária é muito boa, mas acredito que um conselho vai permitir que a gente tenha ainda mais espaço para debater as questões da cidade, apresentar projetos”, disse o aluno do Euclides da Cunha e integrante do Pique Jovem, programa social do Governo Jorge Mario voltado para jovens e adolescentes. Na opinião de Luan Maurílio, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Euclides da Cunha, os jovens poderiam participar dos conselhos já existentes na cidade.

Gabrielle Lopes, de 20 anos, é aluna do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, uma das instituições de ensino com presença maciça na plenária. Para Gabrielle é fundamental o desenvolvimento de projetos culturais para os jovens. A construção de um Posto de Saúde no Jardim Féo, instalação de novas indústrias e ampliação do pré-vestibular social também estão entre as propostas apresentadas.

OP – Plenárias Regionais em agosto

As plenárias regionais do OP serão iniciadas em agosto, depois da Copa do Mundo, em cada uma das dez regiões em que a cidade foi dividida. Durante os encontros, os moradores vão definir democraticamente as necessidades de cada bairro. Depois, as propostas terão a sua viabilidade avaliada para serem incluídas no Orçamento Municipal de 2011.

Reconhecido como o maior processo de gestão democrática do Brasil, o Orçamento Participativo foi implantado em Teresópolis em 2009, pelo Prefeito Jorge Mario. Nesse processo, os teresopolitanos propõem e votam em ações, obras e serviços que avaliam ser o melhor para suas comunidades e o município. Ao eleger as prioridades, a população compartilha com a Prefeitura a responsabilidade de decidir os rumos da cidade.

“A participação direta da população, inclusive dos jovens, reforça a necessidade dos gestores estarem antenados com as prioridades e as demandas populares. Cada vez mais exigentes, os cidadãos querem ser ouvidos politicamente, e que os investimentos em obras sejam transparentes, com serviços executados com qualidade. Esse exercício de cidadania deve começar cada vez mais cedo. Não há espaço melhor para atingir esse objetivo do que as plenárias do Orçamento Participativo”, conclamou o Prefeito Jorge Mario. 

Foto – Crédito para Roberto Ferreira

Sugestão de legenda
Secretária Denise Lobato comanda a Plenária Temática da Juventude

Prefeitura divulga extensa programação para comemorar os 119 anos de Teresópolis

1º DE JULHO • QUINTA-FEIRA

FESTIVAL DA CIDADE
• 20h • PATRÍCIA ARAÚJO E BANDA
• 22h • ALOÍSIO BRUNO E BANDA
Praça Governador Portela

EXPOSIÇÃO DE INVERNO
26/06 a 1º/08 • 9h / 16h
Espaço Aranda

2 DE JULHO • SEXTA-FEIRA

FESTIVAL DA CIDADE
• 20h • BANDA SOBRETUDO
• 22h • BANDA MEATOS
Praça Governador Portela

3 DE JULHO • SÁBADO

“MEMÓRIAS DE TERESÓPOLIS” 
• 18h • ABERTURA DO CORREDOR DE EXPOSIÇÕES
Calçada da Fama –– Casa da Memória Arthur Dalmasso - Centro Cultural
Bernardo Monteverde - Casa de Cultura Adolpho Bloch - 1º a 31 de julho
Realização: Secretaria de Cultura

FESTIVAL DA CIDADE
• 20h • IVSON LINS E BANDA 
• 22h • GRUPO QUINTAL DO CÉU
Praça Governador Portela

4 DE JULHO • DOMINGO

• 09h • ENCONTRO DE CULTURA DE RAIZ
Casa de Cultura Adolpho Bloch
Realização: Secretaria de Cultura

• 13h • APRESENTAÇÕES CULTURAIS DAS ESCOLAS DA ZONA URBANA
Praça Governador Portela
Realização: Secretaria de Educação

• 15h • ABERTURA DOS JOGOS DE INVERNO
Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara - Pedrão 
Realização: Secretaria de Esporte e Lazer

• 16h • MÚSICA NA MATRIZ
CONCERTO COM A ASSOCIAÇÃO DE CANTO CORAL DO RIO DE JANEIRO
Matriz de Santa Teresa
Realização: Secretaria de Cultura

FESTIVAL DA CIDADE
• 18h • NANDO GABRIELLI
• 19h • BANDA SOLO SANTO
Praça Governador Portella

• 19h • MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANIVERSÁRIO DE TERESÓPOLIS
Praça Governador Portella
Realização: Igrejas Católicas de Teresópolis

FESTIVAL DA CIDADE
• 21h • CELINA BORGES
Praça Governador Portella

5 DE JULHO • SEGUNDA-FEIRA

• 19h • CULTO EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANIVERSÁRIO DE TERESÓPOLIS
ATRAÇÕES MUSICAIS:
MARIANA CARREIRO
MINISTÉRIO FOGO DE PENTECOSTE
Praça Governador Portella
Realização: COPETE – Conselho de Pastores Evangélicos de Teresópolis

CURSO “HISTÓRIA DE TERESÓPOLIS”
• 20h • ABERTURA DO CICLO DE PALESTRAS
Sala Maria Amélia Rezende - Teatro Municipal - 05 a 31 de julho
Realização: Secretaria de Cultura
                   Secretaria de Educação

FESTIVAL DA CIDADE
• 21h30 • ANDRÉ VALADÃO

6 DE JULHO • TERÇA-FEIRA

• 9h • DESFILE CÍVICO MILITAR
Av. Feliciano Sodré
Realização: Secretaria de Educação

• 13h • INAUGURAÇÃO DA GALERIA DE PREFEITOS
Hall da Prefeitura
Realização: Secretaria de Cultura

FESTIVAL DA CIDADE
• 19h • CORDÃO DA BOLA PRETA
• 20h • ALCIR PASSOS
• 22h • REVELAÇÃO
Praça Governador Portella

10 DE JULHO • SÁBADO

• 09h/17h • UM ANO DO “ESPAÇO MULHER”
Praça Balthasar da Silveira
Realização: Secretaria dos Direitos da Mulher

• 13h • APRESENTAÇÕES CULTURAIS DAS ESCOLAS DO CIRCUITO TERÊ-FRI
• 18h30 • GRUPO ENTRE NÓS
• 20h • MARQUINHO BARBOSA E BANDA 5 ESTAÇÕES
Bonsucesso
Realização: Secretaria de Educação

14 A 31 DE JULHO

FESTIVAL DE INVERNO
Diversos locais
Realização: SESC/RJ

17 DE JULHO • SÁBADO

• 13h • APRESENTAÇÕES CULTURAIS DAS ESCOLAS DO 2º DISTRITO
Escola Municipal Alcino Francisco da Silva
Realização: Secretaria de Educação

17 E 18 DE JULHO • SÁBADO E DOMINGO

VI TAÇA CIDADE DE TERESÓPOLIS DE GOLF
Realização: Teresópolis Golf Club
Apoio Secretaria de Esporte e Lazer 

18 DE JULHO • DOMINGO

• 15h • CULTURA NOS BAIRROS
SEU QUIXOTE E CHICO PANÇA
Três Córregos
Realização: Secretaria de Cultura

24 DE JULHO • SÁBADO

AUTÓGRAFOS TERESOPOLITANOS
• 18h • LANÇAMENTO COLETIVO DE LIVROS DE AUTORES DE TERESÓPOLIS
Casa de Cultura Adolpho Bloch
Realização: Academia Teresopolitana de Letras

25 DE JULHO • DOMINGO

• 10h/16h • IV COPA TERESOPOLITANA DE KART
Av. J.J. de Araújo Regadas
Realização: Secretaria de Esporte e Lazer
                   Terê Kart
                   Aspiem – Associação dos Pilotos de Esportes Motores de Teresópolis

31 DE JULHO • SÁBADO

• 09h/17h • AÇÃO BELEZA
Atividades de maquiagem, orientações de beleza e sorteio de brindes
Praça Balthasar da Silveira – Espaço Mulher
Realização: Secretaria dos Direitos da Mulher

• 19h30 • ENCONTRO DE POESIA 
Casa da Memória Arthur Dalmasso
Realização: Secretaria de Cultura

*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

Endereços:
Casa de Cultura Adolpho Bloch
Praça Juscelino Kubitschek – Bairro de Fátima

Campeonato Estadual de Kung Fu reuniu, no Pedrão, atletas de diversas cidades do Estado

168 esportistas  se enfrentaram para garantir uma classificação no Campeonato Brasileiro

Teresópolis, 25 de junho de 2010 – Cumprindo mais uma etapa do Calendário de Atividades e Eventos Esportivos 2010, Teresópolis sediou pela primeira vez o Campeonato Estadual de Kung-Fu, no último domingo, 27, no ginásio Pedro Jahara, o Pedrão. Com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o evento organizado pela Hung-Gar Cinturão Negro Teresópolis, em parceria com a Federação de KungFu do Estado do Rio levou para o campeonato 168 atletas das cidades de Niterói, Rio de Janeiro, Teresópolis, Maricá e São Gonçalo.

O combate reuniu atletas entre sete e 62 anos e apresentou disputas nas categorias adulto, juvenil, profissional, iniciantes, intermediário e sênior. Dezesseis atletas de Teresópolis participaram da disputa sendo que 11 ficaram em 1º lugar nas categorias das quais participaram e os outros cinco atletas ficaram com o 2º lugar. Este campeonato é uma fase classificatória para o Brasileiro, que será realizada em dezembro, em São Paulo. A etapa nacional garante a classificação para o Mundial que também acontecerá em dezembro, na China.

Para o Secretário de Esportes e Lazer, Leandro Aschar, este é mais um evento importante sediado em Teresópolis através do processo de renovação esportiva. “O novo modelo de organização e planejamento implementado pelo Governo Jorge Mario permite que Teresópolis possa fazer parcerias na realização de grandes eventos com este”, afirmou.

O professor Walbert Silva da Graça, que trouxe a arte marcial para a cidade, incentivou os teresopolitanos Loraine, de 10 anos, e Matheus, de 7 anos, na prática esportiva. Segundo ele, os dois atletas foram destaques e podem ter futuro como lutadores de kung-Fu.

Com sabor de goleada o placar 3x0 fez a Torcida Terê na Copa vibrar com o time de Dunga

Prefeito Jorge Mario garante telão na Prefeitura enquanto o Brasil estiver na disputa pelo título

Teresópolis, 29 de junho de 2010 – Um, dois, três gols e a euforia tomou conta da multidão que torcia pelo Brasil no jogo, pelas oitavas de final, Brasil e Chile. Três a zero foi o placar que fez a “Torcida Terê na Copa” vibrar de alegria nesta segunda-feira, dia 28, na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura. Além do telão, o show da banda 5 Estações fez a alegria da galera, que continua acreditando no hexacampeonato.

Depois do zero a zero do último jogo, a torcida foi chegando, menos barulhenta, mas na expectativa de soar as vuvuzelas. O pátio da Prefeitura, como aconteceu nos primeiros jogos, lotou. Os primeiros quatro minutos de jogo deram a impressão de que o Chile colocaria na prática a formação ofensiva que apresentou no papel.  E aos 34 minutos, o zagueiro Juan, de cabeça, fez o 1º primeiro gol.

A partir daí, o Brasil tomou para si a iniciativa do jogo e teve pela frente um adversário que se limitou a defender. A receita verde-amarela para ganhar foi bem conhecida: bola parada na cabeçada de Juan, contra-ataque mortal para Luis Fabiano marcar e, para completar, gol de Robinho depois de roubada de bola de Ramires. Juan, Luis Fabiano e Robinho marcaram para a seleção brasileira e garantiram o time nas quartas de final na Copa do Mundo de 2010.

Torcida Terê na Copa

Entusiasmado, Alex Damázio participou da festa acompanhado da mãe e da namorada. “Estou admirado com toda essa festa. Nunca tivemos nada assim. Quero ver as pessoas dizerem que em Teresópolis não tem o que fazer”. Marli Silva, de 47 anos, também foi à praça torcer pelo Brasil e garantiu “não fico mais em casa. Aqui é muito mais divertido, e dei sorte, minha primeira vez e o Brasil já fez dois gols”. O publicitário, Paulo Barros veio de Nova Friburgo para ver o jogo com os amigos de Teresópolis e aproveitou a festa que a Prefeitura organizou. “Isso aqui está bom demais, com muita gente bonita e animada”.

Empresário da cidade, Jorge Damasceno, também prestigiou a comemoração. “Vim pela animação e pela segurança. As festas, em geral, nesse governo têm sido muito boas”. O professor José Leonardo Vasconcelos também elogiou. “A iniciativa da Prefeitura é impar em pensar nos funcionários e trabalhadores, de modo geral, que saem do trabalho. Isso aqui se  tornou uma festa popular de referência no município. É um marco nesse governo que daqui por diante não poderá mais faltar, pois já iniciou-se com aspecto de tradição e qualidade”.

Como aconteceu nos jogos anteriores, os torcedores poderão acompanhar a transmissão do jogo da Seleção Brasileira, Brasil x Holanda, às 11h, em telão de alta definição, montado por iniciativa da Prefeitura na Praça Governador Portella. Depois da partida, teresopolitanos e visitantes poderão curtir show com músicos locais. Diversão garantida com organização e segurança.

Tuolumne Grove of Giant Sequoias

COPA DO MUNDO 2010 - ÁFRICA DO SUL


Xavi, destaque no jogo, Espanha 1X0 Portugal

Terminou agora há pouco, no Estádio Green Point, em Cidade do Cabo, com a arbitragem do jogo, a cargo do juiz, Héctor Baldassi, da Argentina, em partida válida pela Copa do Mundo 2010 - África do Sul, Espanha 1X0 Portugal, a vitória espanhola foi merecida, já que a seleção da Espanha foi melhor na maior parte da partida. No primeiro tempo, logo aos 02 minutos, o atacante espanhol Fernando Torres recebeu pela esquerda, cortou para dentro da área e finalizou, o goleiro Eduardo, de Portugal se esticou na bola que foi a meia altura e espalmou, na sobra a defesa de Portugal afastou o perigo; aos 06 minutos, novamente a Espanha no ataque, Villa entrou pela esquerda e de dentro da área, quase sem ângulo fuzilou para outra grande defesa, do goleiro Eduardo, de Portugal; aos 20 minutos, foi Portugal que levou perigo a meta espanhola, quando Fábio Coentrão tocou para o meio campista, Tiago, que da intermediária chutou forte, Casillas defendeu parcialmente, a bola subiu e desceu, o atacante português Hugo Almeida dividiu no alto com Cassillas, que mesmo acossado, conseguiu tocar na bola e Sergio Ramos afastou o perigo; aos 27 minutos, falta para Portugal na intermedíária do ataque português, Cristiano Ronaldo cobrou a falta com violência, Cassillas defendeu de forma parcial e a zaga da seleção portuguesa afastou o perigo, aos 42 minutos, Fábio Coentrão pela esquerda, entrou na área e serviu a Tiago, que chutou para fora a esquerda de Cassíllas; aos 43 minutos,  a zaga de Portugal falhou na saida da bola e Villa tomou para a Espanha e, tocou para Fernando Torres que se atrapalhou, perdendo o controle da bola, que sobrou fácil para a defesa de Eduardo, de Porugal; instantes depois o juiz encerrou o primeiro tempo. No segundo tempo, aos 06 minutos, Hugo Almeida entrou pela esquerda e cruzou para Cristiano Ronaldo, a bola bateu no joelho do zagueiro espanhol, Puyol e quase entrou, saindo para córner, rente a baliza esquerda de Cassilias, que já estava batido; aos 15 minutos, Llorente que acabará de entrar, no time da Espanha, cabeceou na área e quase marcou, o goleiro de Portugal, praticou ótima defesa; aos 17 minutos, Villa fez Espanha 1X0, depois que Iniesta deu para Llorente, que tocou para Xavi, que de calcanhar serviu para Villa, que entrava pela esquerda,Villa,completou, o goleiro de Portugal,  Eduardo defendeu parcialmente e o próprio Villa pegou o rebote e colocou a bola no fundo das redes; aos 24 minutos, Iniesta, pela Espanha,  tocou para Sergio Ramos pela direita, Sergio Ramos cortou para dentro e bateu forte, para uma defesa espetacular de Eduardo, que mandou para córner; aos 31 minutos, Villa chutou forte de fora da área, o goleiro de Portugal, Eduardo rebateu a bola para fora da área, com os braços e a defesa portuguesa afastou o perigo; aos 41 minutos, a bola foi levantada pela Espanha, para´a área de Portugal e Llorente livre cabeceou pela linha de fundo, a esquerda de Eduardo; aos 44 minutos, o português, Ricardo Costa foi expulso, por ter dado uma cotovelada no espanhol Capdevilla, instantes depois o juiz encerrava a partida, com o placar final indicando Espanha 1X0Portugal, com esse resultado, a Espanha passou para a terceira fase da Copa do Mundo 2010 - África do Sul e, agora nas quartas de final enfrentará o Paraguai. A seleção de Portugal foi descassificada.

BAHPF/YBSHPF     

COPA DO MUNDO 2010 - ÁFRICA DO SUL


Morel Rodriguez, do Paraguai, o destaque no jogo de hoje, Paraguai 0X0 Japão

Terminou há alguns minutos atrás, no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória, com a arbitragem a cargo do árbitro Franck de Bleeckere, da Bélgica, em jogo válido pelas oitavas de final, da Copa do Mundo 2010 - África do Sul, Paraguai e Japão, se enfrentaram em um jogo tecnicamente muito fraco. No primeiro tempo pouco criaram as duas equipes; aos 21 minutos, Lucas Barrios perdeu uma ótima oportunidade para abrir o marcador, quando recebeu dentro da área, bateu o seu marcador, mas chutou fraco e o goleiro do Japão, Kawashima defendeu; aos 38 minutos, foi o Japão que perdeu uma boa chance, com Honda, quando o atacante japonês recebeu a bola de seu compaheiro, Matsui e chutou de primeira, a direita da meta defendida por Villar, goleiro do Paraguai, sem outros maiores atrativos, o juiz encerrou o primeiro tempo.

Shunsuke Nakamura do Japão,entrou no segundo tempo do jogo, Paraguai 0X0 Japão 

No segundo tempo, o jogo continuou com ambos os times criando poucas oportunidades de gol; aos 14 minutos, o paraguaio Morel Rodríguez, o melhor jogador em campo, cruzou para Riveros que cabeçou, entre os zagueiros da seleção do Japão, mas o arqueiro Kawashima, da seleção do Japão, fez boa defesa; aos 16 minutos, foi a vez do Japão, quando Tulio Tanaka,  cabeçou em direção ao gol, depois da cobrança de um córner, mas Roque Santa Cruz desviou a bola pela linha de fundo, a esquerda da meta, do goleiro paraguaio, Justo Villar, em novo córner, sem mais nada digno de registro a partida chegou ao seu final como placar indicando, Paraguai 0X0 Japão, o que forçou uma prorrogação. No primeiro tempo da prorrogação o Paraguai perdeu uma grande oportunidade aos minutos, quando Cardozo alçou a bola para a área do selecionado do Japão e Lucas Barrios, sozinho, cabeceou mal, bem no meio do gol, para uma fácil defesa do goleiro Kawashima e essa foi a única chance real de gol, no primeiro tempo da prorrogação, que logo depois foi encerreda pelo juiz. No segundo tempo, da prorrogação, foi o Japão que perdeu a grande chance de marcar et irar o zero do placar, quando aos 10 minutos, Tamada fez uma excelente jogada e deu a bola para Okazaki, quedesperdiçou a boa chance criada pelotime japonês, logo depois o juiz du por encerrada a prorrogação, fazendo-se a necessidade da cobrança dos tiros diretos da marca do pênalti e aí então o paraguai levou vantagem, quando converteu todas as suas cobranças, enquanto que o Japão perdia uma cobrança, assim, com o resultado de 05 cobranças de pênalti convertidas pelo Paraguai, contra 04 cobranças de pênaltis convertidas pelo Japão,o Paraguaiose classificou para a terceira fase da Copa do Mundo 2010 -África do Sul e, aora nas quartas de final, enfrentará o vencedor da partida Espanha e Portugal que será conhecido hoje à tarde. O Japão foi desclassificado.

BAHPF/YBSHPF  

Começa a revitalização da Praça Higino da Silveira na Feirinha de Teresópolis

Feirinha de Teresópolis ganhará nova paginação com as obras de revitalização


Teresópolis, 29 de junho de 2010 - Novo piso, iluminação, reforma das quadras e do banheiro estão dentro do projeto de revitalização da Praça Higino da Silveira, onde a Feirinha de Teresópolis funciona todo final de semana e feriado. As obras já foram iniciadas e o objetivo é inaugurá-las já com os novos estandes, que estão em processo de licitação.
Segundo o Prefeito Jorge Mario, a Feirinha de Teresópolis é um dos principais atrativos de Teresópolis e merece ser bem cuidado. “A Feirinha movimenta a economia da nossa cidade, atraindo turistas e dinheiro novo. Se o atrativo não está bem cuidado, o turista pode sair com uma má impressão. Por isso, estamos trabalhando para revitalizar a praça e disponibilizar estandes mais modernos para os nossos expositores”, garantiu o Prefeito.
“A intenção é dar uma nova cara a Praça Higino da Silveira, que recebe a Feirinha de Teresópolis todo final de semana e feriado. Há muitos anos a praça está do mesmo jeito e trabalhamos para mudar isso. Muitas outras praças, como a Praça Nilo Peçanha e a Praça Governador Portella, também passaram por obras de revitalização, manutenção e paisagismo. Temos que contribuir para que Teresópolis fique cada vez mais bela”, comentou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Antônio da Costa.
De acordo com o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, a revitalização da Praça Higino da Silveira é essencial para agradar os turistas que visitam a Feirinha de Teresópolis. “A nossa Feirinha atrai 1 milhão de turistas por ano. Estamos inaugurando a linha verde – serviço que levará o turista do Alto para o centro da cidade, para que ele também conheça o comércio, o Espaço Mulher e outros locais. Com a revitalização e com os novos estandes, a Feirinha será contemplada com um formato novo e uma paginação mais agradável”, comentou o Secretário Michel.
A expositora Marlene Brum é representante do setor 6 da Feirinha de Teresópolis e garantiu que os demais expositores estão confiantes a respeito das mudanças. “Estamos precisando de uma reforma há muitos anos, principalmente nos estandes. Acreditamos que teremos mais conforto e o espaço ficará muito mais bonito. Tenho certeza que a Prefeitura terá retorno de tudo o que está fazendo por nós, pois a Feirinha de Teresópolis já atrai muitos turistas e vai atrair ainda mais”, comentou a expositora.

COPA DO MUNDO 2010 - ÁFRICA DO SUL




Ramires, meio de campo do Brasil, foi o maior destaque no jogo, Brasil 3X0 Chile

Jogando no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo, com arbitragem a cargo do trio de juizes fomado por Howard Webb, como árbitro principal e, Darren Cann e Michael Mullarkey, como bandeirinhas, os três da Inglaterra, em jogo válido pelas oitavas de final, da Copa do Mundo 2010 - África do Sul, Brasil e Chile se enfrentaram, em uma partida em que o Brasil foi superior todo o tempo.


Valdívia, o destaque do Chile, no jogo, Brasil 3X0 Chile

No primeiro tempo, quando eram decorridos apenas 08 minutos, o Brasil levou pela primeira vez perigo, a meta do Chile, quando Gilberto Silva arriscou de fora da área, para uma boa defesa do goleiro chileno, Bravo e a bola foi com perigo à linha de fundo, passando perto da trave esquerda da meta chilena, a córner; aos 14 minutos, o meio campista, brasileiro, Ramires chutou de fora da área e o goleiro chileno, Bravo, bem colocado defendeu; aos 27 minutos, o zagueiro brasileiro, Lúcio caiu na área do Chile, reclamando pênalti que não existiu, o juiz mandou que o jogo seguisse; aos 31 minutos, Maicon, pela direita, cobrou um escanteio, o zagueiro brasileiro, Juan subiu mais do que a defesa chilena e cabeceou para o fundo das redes, abrindo o marcador para o Brasil; aos 34 minutos, mais um gol do Brasil, a defesa brasileira tomou a bola do ataque chileno e lançou para um contra ataque, muito rápido, Robinho recebeu na esquerda e enfiou para Kaká, pelo meio, Kaká com um toque genial, deu para Luiz Fabiano, que dentro da área chilena, driblou o goleiro do Chile, Bravo e com a meta escancarada tocou para o fundo das redes, estabelecendo o segundo gol brasileiro; a partir daí o Brasil, com amplo domínio tocou a bola de um lado para outro até o fim do primeiro tempo. No segundo tempo, o Chile voltou buscando diminuir o placar e o Brasil passou a jogar nos contra ataques; aos 14 minutos o Brasil chegou ao seu terceiro tento na partida, numa outra jogada rápida, de contra ataque, quando o brasileiro, o meio campista, Ramires pegou uma bola no campo de defesa brasileiro e fez uma jogada espetacular, carregando a bola até quase a altura da meia lua, da defesa chilena e entregou a bola livre, para o atacante brasileiro Robinho, que bateu de pé direito, no canto esquerdo, do goleiro do Chile, Bravo, estabelecendo o terceiro tento brasileiro, a partir daí, com o time brasileiro, dominando completamente a equipe do selecionado chileno, o Brasil voltou a tocar a bola esperando o tempo passar e apesar de ter criado outras oportuidades, a seleção do Brasil, não marcou mais gols e a partida chegou ao seu final, com o placar indicando, Brasil 3X0 Chile, com  esse resultado o Brasil se classificou para a terceira fase da Copa do Mundo 2010 - África do Sul e, agora nas quartas de final vai enfrentar a Holanda. O Chile foi desclassificado.

BAHPF/YBSHPF  

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Secretária de Educação recebe representantes do Conselho Juvenil





Teresópolis, 28 de junho de 2010 - Buscando a valorização do estudante como agente ativo no panorama

educativo, representantes do Conselho Juvenil foram recebidos pela Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn. Durante o encontro, eles explicaram seus principais anseios, pediram apoio do Governo Municipal e aproveitaram a oportunidade para entregar em mãos as principais resoluções previstas no I CONEST (Congresso Estudantil de Teresópolis), realizado em julho de 2009 no SESC Teresópolis, com representatividade de cerca de 180 alunos da rede pública e particular de ensino e de diversas autoridades.

Dos 18 conselheiros, estiveram presentes na Secretaria Municipal de Educação a presidente do Conselho Juvenil, Ana Clara Pedrosa, 15 anos, e o vice, Michel Salles, 19 anos. “Queremos primeiramente agradecer o apoio que a Secretaria nos deu para a realização do I CONEST e trazer ao conhecimento da Secretária de Educação a Carta dos Estudantes, aprovada no Congresso”, explicou Ana Clara, que é ex-aluna da Escola Municipal Ginda Bloch. Ela elogiou a vinda da Faculdade de Turismo da UERJ para Teresópolis como uma grande conquista para os estudantes, afirmando que faz parte das metas do Conselho Juvenil a luta pela instalação de outros cursos públicos de nível superior na cidade.

Michel Salles, estudante da Escola Estadual Higino da Silveira, lembrou que o principal objetivo do Conselho é promover o desenvolvimento de cidadãos críticos, autônomos, solidários e, sobretudo, conscientes. “Somos uma geração marcada pelo estigma do bullying (violência física ou psicológica), das drogas e do sexo, mas queremos mudar isso”, garantiu Michel. “Acreditamos que através de projetos e campanhas de conscientização poderemos diminuir a violência e o abismo que separa a rede pública e a rede particular de ensino, promovendo uma maior integração e união entre os estudantes e agindo para contribuir na melhoria do panorama educacional de nosso município”.

A criação de grêmios estudantis, a implementação dos Conselhos Escolares e a necessidade do apoio da Secretaria de Educação na divulgação das propostas do Conselho Juvenil também fizeram parte da pauta do encontro.

A Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, ressaltou que é característica do Governo Jorge Mario uma gestão mais democrática, que valoriza iniciativas focadas na formação de jovens estudantes como futuros cidadãos críticos e atuantes. “Entendemos que o estudante é a figura central do processo educacional. Tanto que eles são parte importante dos Conselhos Escolares instalados este ano nas escolas da Rede Municipal. Ficamos muito felizes com esta iniciativa”, comemorou Magali, que garantiu o apoio da Secretaria de Educação, no que for possível, para as ações do Conselho Juvenil. “Estamos sempre de portas abertas ao diálogo e às boas idéias”, finalizou.

Pinheiros faz festa com Cultura nos Bairros







Teresópolis, 28 de junho de 2010 - A trupe do Projeto Cultura nos Bairros visitou
a comunidade dos Pinheiros no último domingo, 27 de junho. Foi uma grande tarde de festa, com direito a muitas apresentações musicais, dança, teatro de rua, contação de histórias e animação cultural. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, sob a coordenação dos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o Cultura nos Bairros tem por objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo.
“Além de levar arte e entretenimento às comunidades, o Cultura nos Bairros ainda funciona como um canal de comunicação com os bairros, dando também visibilidade e oportunidade de apresentação aos artistas locais. Foi assim no bairro dos Pinheiros, como em muitos outros bairros já visitados pelo projeto, contribuindo para a transformação cultural almejada pelo Prefeito Jorge Mario e pela cidade”, comemora o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Nos Pinheiros, as atividades foram centralizadas na quadra da Escola Municipal Governador Portela e tiveram ainda o apoio da Associação de Moradores do bairro e do Centro Comunitário Morro dos Pinheiros (CECOMP). Com ritmos como coco e forró, a trupe do teatro de rua abriu os trabalhos, animando o público. Maura Ferreira, Sérgio Morais e Gisele Rosini, voluntários do projeto, divertiram a criançada utilizando fantasias e acessórios. Já a professora Adalgisa de Carvalho agradou em cheio na contação de histórias, com o conto popular africano ‘O cego e o caçador’. Complementando a atividade, o Coral da Escola Municipal Governador Portella se apresentou logo em seguida, cantando uma música popular no dialeto africano.
A festa no bairro dos Pinheiros também teve muitas atrações de dança e música, com participação de convidados, voluntários e artistas locais. Wanda Pinheiro divertiu a plateia com canções e repentes, assim como Paulo Medeiros, que agradou com canções da MPB. Aluna do 4º ano da Escola Governador Portela, a pequena Vitória Gaspar, de 9 anos, encantou a todos ao cantar músicas de repertório gospel. “Adorei participar cantando, mas gostei muito da historinha também”, disse a menina.
Muitas atrações
Nova voluntária do projeto, Lucimara Souza tocou ‘Over the rainbow’ no teclado, enquanto as bailarinas Beatriz Lima e Késia Silva, alunas do curso de jazz da Secretaria de Cultura, interpretaram a música com bela coreografia. Especialmente convidada para o evento, a Banda Birds apresentou números de rock’n roll. Formada pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio Guilherme Tayt-Sohn, Gabriel Mendes, Ana Paula de Brito, Gabriela Ramos - estudantes do Colégio São Paulo, e Vitor Bustamante, aluno da Escola George March, a banda agradou com sucessos do rock internacional e nacional.
Outra convidada, a Banda Cor Agire também arrancou aplausos do público com canções de MPB. Formada por Alexandre Aquino, Allan Filho, Diego Caruso e Henrique Natureza, a banda tem uma proposta diferente e utiliza a música e o teatro como instrumentos para debater temas sociais variados junto aos jovens de diversas comunidades. “Antes mesmo de ver de perto, eu já achava muito interessante a proposta do Cultura nos Bairros. Hoje, fiquei ainda mais encantado. E a iniciativa ainda tem a vantagem de ir de encontro ao nosso trabalho. Se depender de mim, participarei muitas outras vezes”, comentou Alexandre.
Logo depois, foi a vez de mais apresentações de artistas locais. Formado por 14 crianças e jovens da comunidade católica do bairro, o Coral ‘Semeando a Paz’ encantou, sob a regência de Laís da Silva de Oliveira. Conhecidos na localidade, José Nauto, Natalino de Oliveira, Alexandre e Gleice deram uma canja, cantando pagode. E, para encerrar a festa, foi a vez da apresentação da quadrilha americana, formada pelos alunos do 4º e do 5º ano da Escola Municipal Governador Portella.
Diretora da escola, Maura Regina de Andrade ficou encantada. “Foi uma alegria para nós receber o projeto Cultura nos Bairros. Tivemos a presença dos alunos, dos pais, da comunidade e este foi um momento de grande festa. O Cultura nos Bairros veio para somar com as atividades que já realizamos aqui, através do Centro Comunitário, trazendo ainda mais arte para o nosso bairro. Só temos a agradecer”, comentou.
Quem esteve na quadra da escola, também aplaudiu. “Um ótimo evento, cheio de atrações e que ainda valorizou os nossos artistas. Muito gostoso passar a tarde de domingo assim”, comentou Kelly dos Santos, que assistiu as atividades ao lado do marido, Edson Vicente, e dos quatro filhos.
A festa no bairro dos Pinheiros contou com a presença do Secretário de Agricultura, Fernando Mendes. A próxima edição do projeto Cultura nos Bairros será realizada no dia 18 de julho.

COPA DO MUNDO 2010 - ÁFRICA DO SUL


Robben, da Holanda

Jogando no Estádio Moses Mabhida, em Durban, com a arbitragem a cargo do juiz espanhol, Alberto Undiano, em jogo válido pelas oitavas de final, da Copa do Mundo 2010 - África do Sul, Holanda e Eslováquia, se enfrentaram em um jogo tecnicamente muito bom. No primeiro tempo, mas presente em campo, a Holanda criou as melhores oportunidades de gol; aos 02 minutos, foi a Eslováquia que teve a primeira chance de gol, quando Jendrisek recebeu a bola de Vladimir Weiss, que é filho do técnico da Eslováquia, Vladimir Weiss, que fez uma excelente jogada pela fez pela direita, fintando dois jogadores adversários e servindo a Jendrisek, que finalizou para fora; aos 07 minutos, a Holanda foi que chegou levando perigo, quando Van Persie escorou de cabeça um cruzamento, mas o goleiro Mucha, da Eslováquia, estava bem colocado e defendeu a bola; aos 10 minutos, novamente a Holanda no ataque, desta vez a finalização foi de Sneijder, que é genro do técnico da Holanga, Bert van Marwijk, Sneijder arremessou de fora da área, uma bola rolada, por seu companheiro, Van Persie, no arrmesso de Sneijder a bola saiu muito fraca, facilitando a defesa de Mucha; aos 16 minutos, Robben marcou o primeiro gol do jogo, abrindo o marcador para a Holanda, depois de um lançamento espetacular Sneijder, que prómimo a meia lua de seu própio campo, lançou para Robben na direita de seu ataque, Robben recebeu o lançamento de Sneijder e fehou para o meio, passando por dois eslovacos e bateu de perna esquerda, ainda de fora da área, a bola entrou rasteira no canto esquerdo do goleiro; aos 42 minutos, nova chance para a  Holanda, quando Sneijder entregou a bola para o atacantes holandês Robben, que serviu a Van Bommel, que cruzou rasteiro para Van Persie, que de primeira chutou para fora; minutos depois do lance, o juiz encerrou o primeiro tempo. No segundo tempo; aos 04 minutos, Robben recebeu pela direita e fez de novo, a mesma jogada do gol, só que desta fez, o goleiro Mucha, da Eslováquia, defendeu o chute de Robben; aos 06 minutos, Robben, agora pela esquerda, cruzou para Mathijsen, que dentro da área fuzilou para a defesa de Mucha, na defesa, a bola bateu também em seu rosto; aos 13  minutos nova boa chance da Holanda, que a essa altura dominava a partida, quando Van Pérsie cobrou com violência uma falta e Mucha, afastou com um soco; aos 18 minutos, a resposta da Eslováquia, com Stoch fazendo grande jogada pela esquerda e depois derivando para o meio ele bateu com violência, fuzilando para uma defesa espetacular do goleiro da Holanda, Stekelenburg, que mandou para escanteio;  aos 19 minutos, o atacante da Eslováquia, Vittek perdeu grande chance para empatar o jogo, quando recebeu livre na área, mas finalizou em cima do goleiro holandês, desperdiçando o excelente passe feito por Kucka; aos 27 minutos, o holandês, Kuyt recebeu pela esquerda, derivou para o meio e fuzilou para uma grande defesa de Mucha que jogou para córner; aos 34 minutos o eslovaco, Vittek perdeu novamente a chance de empatar a partida, quando mais uma vez recebeu livre na grande área e fuzilou para a meta, porém sem direção, pela linha de fundo; aos 41 minutos, de novo gol da Holanda, após uma falta cobrada na intermediária da Holanda, para o campo adversário Kuyt dividiu pelo alto, com o goleiro da Eslováquia, Mucha, na entrada da área, pela esquerda, o atacante holandês levou vantagem e bateu na bola, quando a mesma, caiu no chão, em um cruzamento perfeito, o proprio Kuyt, pois a bola nos pés do armador Sneijder, que livre mandou para o fundo das redes; aos 46 minutos, a Eslováquia conseguiu o seu gol de honra, através de um pênalti cobrado por Vittek, quando o goleiro Stekelenburg, da Holanda derrubou o atacante da Eslováquia, Jakubo, evitando que ele marcasse o gol, o juiz mostrou  cartão amarelo para o goleiro holandês, na cobrança de Vittek, a bola entrou no canto direito, da meta holandesas, no segundo seguinte o juiz encerrou a partida, com o placar final , indicando Holanda 2X1 Eslováquia, com esse resultado a Holanda passou para a terceira fase da Copa do Mundo 2010 - África do Sul e, agora nas quartas de final, vai enfrentar o vencedor do jogo entre Brasil e Chile, que será conhecido partida de hoje à tarde. A Eslováquia esta desclassificada.

BAHPF/YBSHPF

COPA DO MUNDO 2010 - ÁFRICA DO SUL



Jogando no Estádio Estádio Soccer City, em Joanesburgo, com a arbitragem a cargo de Roberto Rosetti, da Itália, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2010 - África do Sul, Argentina 4X1 ´México. A partida foi muito bem disputada, em um jogo bastante corrido, onde a Argentina dominou a maior parte das ações. No primeiro, quem começou assustando foi o México, quando aos 10 minutos, Salcido de fora da área, arriscou um chute que bateu na trave do goleiro da Argentina, Romero; aos 09 minutos, de novo o México foi ao ataque e nessa nova jogada quem arriscou de fora da área foi Guardado, a bola passou raspando a meta da Argentina; aos 12 minutos, foi a vez da Argentina levar perigo ao gol do México, quando o atacane, Messi  arrancou  em direção ao gol,  ganhou do zagueiro na corrida e tentou o gol por cobertura, mas a bola foi pela linha de fundo, sobre a meta defendida pelo goleiro Óscar Pérez, do México; aos 26 minutos, Messi tocou para um Tevez, que dividiu com o goleiro do México, Óscar Pérez, na sobra a bola voltou para Messi que tentou o gol por cobertura, a zaga mexicana correu para salvar, porém, Tevez mais adiantado, em impedimento claro, mandou de cabeça para às redes e a Argentina abriu o marcador, depois do lance houve muita discussão, mas por fim o juiz confirmou o gol argentino; aos 33 minutos, a Argentina ampliou o placar, quando o zagueiro mexicano, Osorio errou quando tentou atrazar uma bola, que saiu muito curta e ficou nos pés do argentino Higuaín, que livre, driblou o goleiro e mandou para o gol, este gol isolou o argentino Higuain, na artilharia da Copa do Mundo 2010 - África do Sul, Higuaim, agora tem 04 gols na competição; aos 36 minutos, o argentino, Di María chutou cruzado, para Óscar Perez praticar uma grande defesa; aos 40 minutos, novamente Higuaim, quase amplia o marcador, em nova falha do mexicano Osório, mas a cabeçada foi sobre a meta de Óscar Pérez;minutos depois o juiz terminou o primeiro tempo. No segundo tempo, aos 07minutos, Teve fez o terceiro gol da Argentina, num bonito chute de fora da área, a partir daí, a Argentina se acomodou em campo,enquanto o México tentava diminuir o placar do jogo; aos 24 minuts, o defensor argentino, Heinze salvou um gol certo, de Barreras; aos 29 minutos, o México conseguiu, por fim, a diminuição do placar, quando Hernandez, em uma lindajogada individual, fuzilousem chances para o goleiro Romero, do selecionado argentino; a partida chegou ao seu final, com o placr indicando, Argentina 3X1 México, com esse resultado, a Argentina se classificou para aterceira faseda Copa do Mundo 2010 - África do Sul e, agora nas oitavas de final vai enfrentar a Alemanha.O México foi desclassificado.

BAHPF/YBSHPF

domingo, 27 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - ÁFRICA DO SUL



Thomaz Muller da Alemanha

Há alguns minutos terminou no Estádio Free State, em Bloemfontein, com péssima arbitragem do trio uruguaio, formado pelos juizes; Jorge Larrionda, como árbitro principal e, como auxiliares, Pablo Fandino e Mauricio Espinosa, em válido pelas oitavas de final, da Copa do Mundo 2010 - África do Sul, Alemanha 4X1 Inglaterra. No primeiro tempo a Alemanha começou bem melhor e logo aos 08 minutos, a Alemanha teve a sua primeira oportunidade no jogo, quando Ozil recebeu na pequena área e tocou, para uma boa defesa de James, o goleiro da Inglaterra; aos 20 minutos, o goleiro alemão Neuer rebateu para o campo adversário, uma bola recuada, a bola chegou até Klose, com a defesa da Inglaterra mal postada, Klose, no corpo, ganhou de Upson e tocou de direita, no canto, a esquerda de James, para abrir o marcador, para a seleção da Alemanha; aos 30 minutos, a Alemanha quase ampliou o marcador, quando Muller lançou para Klose, que livre, chutou para a defesa de James; aos 31 minutos, o inglês, Defoe cabeceou a bola no travessão, depois de um lançamento de Jonhson, o péssimo bandeirinha, Mauricio Espinosa, que já havia errado antes em outro lance marcando um impedimento de Rooney, que não existiu prejudincando o atacante da inglaterra que já ia para a área, tornou a errar marcando mais um impedimento inexistente e o árbitro errou junto ao confirmar o tal "impedimento" aliás Jorge Larionda, já vinha se enrolando no comando da partida, errando constantemente, principalmente na marcação de faltas; aos 32 minutos, Miroslav Klose recebeu na direita e lançou Muller, que dentro da área, serviu a Podolski, pela esquerda e Podolski bateu cruzado, a bola passou por James e tocou na trave esquerda da seleção inglesa, antes de morrer no fundo das redes, era o segundo gol da Alemanha, para ampliar o marcador; aos 37 minutos, o inglês, Gerrard levantou a bola na área e Upson de cabeça mandou para o fundo das redes da Alemanha, diminuindo o placar; aos 38 minutos o lance mais polêmico do jogo, quando Lampard pegou o rebote da defesa da Alemanha e chutou para o gol, a bola bateu no travessão e quicou dentro do gol, cerca de meio metro, o bandeirinha, Mauricio Espinosa errou de novo ao não assinalar a entrada da bola no gol, da Alemanha e o juiz, Jorge Larrionda, também errou bisonhamente, pois todo o estádio viu com clareza que a bola entrou, assim como com certeza, também ele, Jorge Larrionda viu, mas preferiu acompanhar o erro do seu auxiliar e mandou o jogo seguir; logo depois, o primeiro tempo chegou ao seu final. Na etapa complementar, aos 06 minutos, Lampard, cobrou uma falta de longe e quase empatou o jogo, a bola bateu no travessão do goleiro, Neuer, da Alemanha;. aos 12 minutos, a Inglaterra, que agora dominava o jogo, teve outra oportunidade, para empatar a partida, quando o alemão Lahn recuou mal uma bola para o goleiro Neuer e Defoe quase chegou a tempo de tomar a bola;  aos 16 minutos, nova chance para a Inglaterra, quando Rooney fez boa jogada e serviu para Millner, que entrando pela direita, bateu forte, a bola bateu na zaga da Alemanha; a Inglaterra agora dominava completamente o jogo e parecia que o empate era uma questão de tempo, porém, a defesa da Inglaterra, continuava mal postada, do que se aproveitou a Alemanha, para em contra ataques rápidos, desmoronar o time da Inglaterra; aos 21 minutos, Muller marcou o terceiro gol da Alemanha, quando a defesa desarmou o ataque inglês e em um rápido contra ataque, Muller tabelou com Schweinsteiger, pegando a defesa inglesa totalmente aberta, Muller ficou frente a frente com James, goleiro inglês e desferiu o chute a queima roupa, sem chances de defesa; aos 25 minutos, um novo contra ataque da Alemanha, pegou outra vez a defesa da Inglaterra mal postada e Özil fugiu pela esquerda, ganhando fácil na corrida do lateral inglês, Glenn Johnson e cruzou na área encontrando  Muller sozinho, já que tanto Terry, quanto Upson, aliás as duas piores figuras em campo, falharam mais uma vez na partida ao não acompanhar o atacante alemão, que livre  mandou para o fundo das redes marcando o quarto gol da Alemanha; aos 35 minutos, Gerrard, quase conseguiu diminuir para a Inglaterra, após uma boa  penetração, mas  o bom goleiro alemão Neuer evitou o gol Gerrard, para a Inglaterra, que diminuiria o marcador, alguns minutos depois, a partida chegou ao fim, com o placar indicando, Alemanha 4X1 Inglaterra, com esse resultado, a Alemanha passou para a terceira fase da Copa do Mundo 2010 - África do Sul e, agora nas quartas de final, enfrentará o vencedor da partida Argentina e México que acontecerá à tarde. Como curiosidade, deve-se registrar que na decisão da Copa do Mundo de1966, quando a Inglaterra em seus domínios, foi campeã do mundo, no jogo final contra a mesma Alemanha, aconteceu uma jogada pôlêmica, muito parecida com a jogada polêmica da partida de hoje, quando Hurst, marcou o terceiro gol da Inglaterra, a bola também bateu no travessão e quicou , o áritro do jogo á época, atendendo ao bandeirinha, marcou gol para os ingleses, a diferença é que até hoje se discute se aquela  bola realmente entrou ou não, já no jogode hoje, só o bandeirinha Mauricio Espinosa e o árbitro Jorge Larrionda, não viram a bola quicar, cerca de meio metro dentro do gol, é um absurdo que estes dois juizes estejam atuando, em uma competição tão importante como é esta competição; já o terceiro componente, do trio de arbitragem,  no jogo de hoje, Pablo Fandino merece parabéns, pôs ao contrário de seus desastrados companheiros que erraram o tempo todo, Pablo Fandino, acertou tudo, não errando uma sequer, uma de suas intervenções.

BAHPPF/YBSHPF