quarta-feira, 31 de março de 2010

BEATLEMANIA

A INTERESSANTE TRAJETÓRIA DA MÚSICA WHIT A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS

Joe Cocker, em 1969, no famoso Festival de Woodstock, interpretando Whit a Little HelpFrom my Friends
 
The Beatles, Ringo mais á frente com um cigarro e mais da esquerda para a direita, George, John e Paul 

A música Whit A Little Help From My Friends (Com Uma Pequena Ajuda De Meus Amigos) é uma canção, composta entre o final do ano de 1966 e o início do ano de 1967, lançada no ano de 1967, no álbum Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band. John Lennon e Paul McCartney a escreveram especialmente para ser gravada com o baterista do grupo, Ringo Starr, fazendo a voz principal, diga-se de passagem, não foram muitas as músicas dos Beatles que tiveram a voz de Ringo Starr, como a principal, aliás, foram muito poucas. Apesar de ter feito bastante sucesso na época, o sucesso não chegava perto de outros, gravados pela banda ,até então, como Help ou Yesterday . Mas quando em 1969, no famoso Festival de Woodstock, o cantor inglês, Joe Cocker, a interpretou, com um arranjo bastante diferente, as mais de quinhentas mil pessoas, um recorde de platéias até hoje, presentes ao local foram ao delírio. Para muitos lá presentes e para inúmeros jornalistas, aquele foi o clímax, o ponto mais alto do Festival de Woodstock. Aquela canção e principalmente a interpretação de Joe Cocker, o tornaram ainda muito mais famoso e popular do que ele já era e With A Little Help From My Friends ganhou uma projeção muito maior. A performance maravilhosa de Joe Cocker, não beneficiou apenas ele, Cocker, mas também John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, os Beatles, que ganhavam direitos autorais em cima das vendas da gravação de Joe Cocker. Hoje, passados quarenta e um ano daquela magnífica performance, With A Little Help From My Friends continua sendo o maior sucesso de Joe Cocker, em sua carreira musical e hoje onde quer que se apresente, o inglês, Joe Cocker, With A Little Help From My Friends é presença obrigatória.
 
Vídeo da música Beatles-with a little help from my friends:
 
Vídeo da música Joe Cocker - A Little Help From My Friends - Woodstock 1969
 
 
Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
 

NOTÍCIAS GERAIS

Lindberg Farias é o candidato do PT ao Senado



De certa forma foi definido como será a corrida fluminense das eleições 2010 para o Senado. É que com 65% dos votos Lindberg Farias, prefeito de Nova Iguaçu, foi escolhido pelas prévias do PT como o candidato ao Senado, no lugar da ex-governadora e ex-senadora Benedita da Silva, apesar desta estar na frente em pesquisas eleitorais.
O quadro dos principais candidatos ao Senado fica:
Cesar Maia (DEM)
Marcelo Crivella (PRB)
Pastor Manoel Ferreira (PR)
Lindberg Farias (PT)
Jorge Picciani (PMDB)
O interessante é que o candidato que está frente nas pesquisas, Bispo Crivella (PR) é o único que ainda não fechou uma chapa para governador. Como é o que tem menor tempo de Tv tem muita chance do jogo mudar. Já Cesar Maia (DEM) está em um confortável 2o lugar (este ano são eleitos 2 senadores), com bom tempo de Tv e fechado com Fernando Gabeira (PV).
Fonte: Diário do Rio de Janeiro
O Blog do Planalto publicou um novo artigo:



'PAC 2 é fio de continuidade no planejamento estratégico do País'


                                        Alexandre Padilha, Ministro das Relações Institucionais
O lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) marca algo“muito importante” para o Brasil, “pois foi o primeiro pensado a médio elongo prazo no País, depois de mais de vinte anos”, afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, que foi ao ar nesta terça-feira (30/3). Também estiveram em debate, no programa, o marco regulatório do Pré-Sal e a pauta do Congresso Nacional. Ainda sobre o PAC, Padilha destacou que quando o programa foi lançado, “o Brasil não tinha projetos elaborados. A continuidade do PAC 1 em relação ao PAC 2 é que uma grande parte desses projetos passam a ser obra agora – esse é o primeiro fio de continuidade. O segundo fio é que uma série de obras que nós começamos no PAC 1 têm as próximas etapas no PAC 2”. Padilha citou como exemplo a ferrovia Norte-Sul, em Goiás:
Estamos concluindo, em nosso governo, aquilo que era um sonho desde os anos 80, de ter uma ferrovia que ligasse o Norte do País com o Sul do País, dando uma expansão importante para o comércio e desenvolvendo essa região.
Fonte: Blog do Planalto



Nuzman recebe condecoração máxima na Colômbia




                                                               Carlos Arthur Nuzman

O presidente da Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur), Carlos Arthur Nuzman, foi homenageado nesta terça-feira com o escudo de ouro de Antioquia, condecoração máxima do Governo de Antioquia, que engloba a região de Medellín.
O escudo foi entregue pelo próprio governador de Antioquia, Luiz Alfredo Ramos Bottero, em cerimônia realizada na cidade que abrigou os Jogos Sul-Americanos de 2010.
"Nuzman foi um atleta ativo de voleibol e tem sido um dirigente esportivo exemplar, um dos mais importantes do mundo. À frente da Odesur tem feito um trabalho magnífico, assim como o que foi realizado com êxito e confiança para conseguir a sede dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Todos nós da América do Sul ficamos muito felizes com o anúncio do COI. Esta homenagem do Governo de Antioquia a Nuzman é um reconhecimento ao trabalho dele pelo esporte e um agradecimento ao apoio da Organização para realizarmos com êxito os Jogos Sul-Americanos", afirmou Bottero.
Emocionado, Nuzman lembrou que ele e Bottero foram contemporâneos como presidentes de suas respectivas federações nacionais de voleibol.
"Receber essa homenagem das mãos do governador Bottero é uma honra. É importante que homens do esporte ocupem cargos públicos, pois isso fortalece o desenvolvimento do esporte em todo o mundo. Agradeço ao Governo de Antioquia pela qualidade da organização de Medellín, que deixará importantes legados para a juventude colombiana. A participação do público, apoiando e aplaudindo os atletas de todos os países, resume esta grande celebração que foram os Jogos Sul-Americanos. Felicito o governador pela grande festa que proporcionou ao esporte da América do Sul", disse Nuzman, que também preside o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Organizador Rio-2016.
Fonte: Alertas Google; Final Sports, O Esporte Gaúcho na Web 



Centenário de Chico Xavier, um homem que dedicou a vida ao próximo


                              O mais importante médium do Brasil psicografou cerca de 400 obras

Ele costumava dizer que era apenas um Cisco (ou o “Cisco do Fran”). Um Cisco que se espalhou pelos olhos de toda uma geração e até hoje continua a deixar suas marcas. Um Cisco que ultrapassou crenças e racionalismos, incomodou muitos olhos desconfiados, misturou-se às lágrimas dos mais emocionados e seguiu sua missão na Terra. Ele é Chico Xavier, o Cisco: o mais importante médium do Brasil, difusor da prática da caridade e um dos mais renomados líderes espíritas do mundo.
Nascido no interior de Minas Gerais, na cidade de Pedro Leopoldo, em 2 de abril de 1910, Francisco de Paula Cândido (seu nome de batismo) completaria 100 anos na próxima sexta-feira (coincidência ou não, Sexta-feira Santa). O centenário de Chico Xavier será marcado por uma série de comemorações realizadas por todo o Brasil. Chico Xavier faleceu aos 92 anos, vítima de uma parada cardíaca, no dia 30 de junho de 2002, em Uberaba, cidade do interior de Minas Gerais onde Chico morou durante 63 anos.
Foram dois dias de velório na sede do Grupo Espírita da Prece, centro fundado por ele em 1975 e mantido até os dias atuais pelo filho adotivo, Eurípedes Humberto Higino dos Reis. Mais de 30 mil pessoas acompanharam o cortejo ao Cemitério São João Batista, onde o médium foi enterrado.
Obras - Responsável pela difusão da doutrina espírita no Brasil, Chico Xavier psicografou mais de 400 obras. Um legado que o consagraria, sem sombra de dúvida, como um dos mais importantes escritores da sua época. A primeira psicografia do espírita, Parnaso de além-túmulo, reuniu 53 poemas de 14 renomados poetas já falecidos, como Casimiro de Abreu, Castro Alves e Augusto dos Anjos. Mas Chico Xavier não queria os louvores para si: diziase apenas “uma tomada entre os dois mundos”.
E não foi apenas dos elogios que ele abriu mão: toda renda dos direitos autorais de suas obras – mais de 50 milhões de exemplares vendidos – foi renunciada pelo médium e destinada a instituições espíritas para ser aplicada em projetos de assistência social. A editora da Federação Espírita Brasileira (FEB), por exemplo, já editou mais de 18 milhões de títulos psicografados por Chico Xavier. Para o presidente da FEB, Nestor João Masotti, ele “ se tornou alvo do reconhecimento, não apenas da comunidade espírita, mas das pessoas que foram beneficiadas pelo seu trabalho e exemplo de vida”.
Todavia, sua trajetória não foi fácil. Por várias vezes foi acusado de impostor pela imprensa e até mesmo pelo próprio sobrinho, Amauri Xavier Pena. Intrigante e reservado, Chico Xavier despertou a curiosidade de todos e conseguiu atrair o apreço até dos mais céticos que, ao visitarem o médium na sede do Centro Espírita Luís Gonzaga – fundado por ele e pelo irmão José Xavier –, deparavamse com um homem franzino, de aparência frágil, que, de repente, colocava a mão sobre a testa e desfilava palavras sobre o papel com uma rapidez impressionante.
O mentor espiritual - O contato de Chico Xavier com os “seres do outro mundo” começou na infância. Aos 5 anos, Chico perdeu a mãe e ficou sob os cuidados da madrinha, Rita de Cássia. Uma convivência marcada por castigos, tapas e até garfadas (irritada com as “alucinações” do menino, a tutora, certa vez, enfiou um garfo na barriga do garoto). Em meio ao sofrimento, teve a sua primeira visão: a mãe, Maria João de Deus, apareceu para confortá-lo e pedir que perdoasse a madrinha e, em breve, um anjo iria aparecer no seu caminho.
No final daquele ano, 1915, o pai de Chico, João Cândido Xavier, casou-se com Cidália Batista. Ele e seus oito irmãos voltaram a formar uma família. Chico decifrou a mensagem da mãe: o anjo era a Cidália, que, mesmo sem compreender suas visões, o acolhia e o confortava. Foi aos 21 anos, ao ver pela primeira vez o espírito Emmanuel – o seu mentor espiritual – que Chico descobriu sua missão na Terra.
Servir de interlocutor entre o mundo espiritual e o terreno passou a ser objetivo de vida do jovem mineiro que abriu mão de tudo: sexo, dinheiro e possibilidade de construir uma família para se dedicar à sua fé. Emmanuel o incumbiu da primeira tarefa: escrever 30 livros. Foi o começo de uma produção intensa.
Chico tentava se preservar, mas, em pouco tempo, a pacata cidade do interior mineiro não era mais a mesma. A cidade de Uberaba passou a receber milhares de pessoas que procuravam Chico Xavier em busca de conforto espiritual e contato com parentes já falecidos.

“Se doarmos mais um tanto, se repartirmos um tanto mais, se houver um entendimento maior, estaremos contribuindo para a diminuição de agressividade”
CHICO XAVIER, médium mineiro

“Chico teve reconhecimento não apenas da comunidade espírita, mas das pessoas beneficiadas pelo seu trabalho”
NESTOR JOÃO MASOTTI, presidente da FEB
Fonte: Alertas Google; Jornal A Tarde, matéria de Bruna Hercog 




Microsoft planeja investir para atender mercado local

Brasil é um dos cinco países onde a Microsoft possui centros de pesquisa e desenvolvimento














Michel Levy, Presidente da Microsoft, no Brasil

A Microsoft tem planos de investimento no Brasil voltados para o mercado local, informou o presidente da companhia no País, Michel Levy. De acordo com ele, após a crise econômica internacional, "a corporação está olhando o Brasil talvez como um dos cinco mercados mais importantes" para a empresa, de matriz americana.
Na mesma linha, o presidente da empresa para América Latina, Hernán Rincón, disse que o presidente da companhia, Steven Ballmer, virá ao Brasil este ano fazer um anúncio. "A América Latina é a parte do mundo que mais rapidamente está se recuperando, principalmente a parte sul, com Brasil, Chile, Peru e Argentina", afirmou Rincón. Ele fugiu, porém, de pergunta sobre de quanto vai ser o investimento. "Estamos sempre investindo", disse.
Segundo Rincón, o Brasil é um dos cinco países onde a Microsoft possui centros de pesquisa e desenvolvimento. Os outros são Estados Unidos, China, Índia e Irlanda. No Brasil, a empresa tem centros no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Levy comentou também o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) que o governo está preparando. Para ele, "o País ganha" com o plano, H-independentemente da escolha de reativar ou não a Telebrás, ou das alternativas de usar outra estatal ou deixar por conta da iniciativa privada.
De acordo com Levy, a banda larga representa hoje um gargalo. "Os países que investiram nisso deram um salto em produtividade e tecnologia", afirmou, citando como exemplo a Coreia. "Achamos (o PNBL) fundamental como alavanca para os nossos produtos", disse.
Rincón e Levy participaram do lançamento de projeto em que funcionários da Microsoft vão treinar 2.250 alunos e cerca de 200 professores da rede pública de ensino, além de instrutores dos telecentros da Prefeitura do Rio de Janeiro. "Temos esse acordo com vários níveis de governo", disse Levy.


Hérnam Rincón, Presidente da Microsoft para a América Latina

Fonte: Alertas Google; Jornal O Estado de São Paulo, matéria de Adriana Chiarini, da Agência do Estado

MINISTRO DO MEIO AMBIENTE EM TERESÓPOLIS

MINISTRO DO MEIO AMBIENTE CARLOS MINC

PREFEITO JORGE MARIO

O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve em Teresópolis, segunda feira, dia 29/03/2010. Junto com o Prefeito Jorge Mario, Minc assistiu a posse dos vinte titulares e dos vinte suplentes da Agenda 21, no Teatro Municipal. Na ocasião o Prefeito Jorge Mario recebeu o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, contendo os problemas e as potencialidades de Teresópolis, apontando ações que devem ser tomadas, nas questões do meio ambiente e geração de empregos entre outras. Além do Ministro, outras autoridades estiveram presentes ao evento, entre elas, o diretor de Unidades de Conservação de Proteção Integral, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ricardo Soavinsck; o Diretor Chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Ernesto Viveiros de Castro; o Superintendente do Grupo Executivo do Programa Agenda 21, da Secretaria Estadual do Ambiente, Carlos Frederico Castello Branco; o Coordenador da Agenda 21 do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), Ricardo Frosini, além de políticos locais e autoridades de outros municípios. O Ministro Carlos Minc discursou, saudando os presentes e parabenizando os empossados. Durante seu discurso, Minc elogiou o Prefeito Jorge Mario, por sua luta em prol do desenvolvimento sustentável, do município de Teresópolis. Carlos Minc falou também, que Teresópolis receberá para o trabalho de despoluição do Rio Paquequer, recursos do PAC do Saneamento,

BAHPF/YBSHPF

terça-feira, 30 de março de 2010

RÁDIO BRASIL RURAL FM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO


BRASIL CONQUISTA A COPA DE 1970 NO MÉXICO E FICA DEFINITIVAMENTE COM A POSSE DA TAÇA JULES RIMET

 
A TAÇA JULES RIMET

OS JOGADORES BRASILEIROS PERFILADOS DURANTE A EXECUÇÃO DOS HINOS NACIONAIS,ANTES DO CONFRONTO DECISIVO

O Brasil chegou ao México, para disputar a Copa, desacreditado pela má campanha de quatro anos antes, quando foi eliminado na primeira fase. Nos grupos da Copa do México, não era cabeça de chave. Honra feita a Inglaterra, última campeã; México, anfitrião; Uruguai e Alemanha Ocidental. Pela primeira vez a CONCACAF, sediava uma copa, as anteriores foram na Europa e na América do Sul. A FIFA escolheu o México em Congresso, durante as Olimpíadas de 1964 em Tóquio. A copa de 1970 trouxe novidades, as substituições que até então não valiam, passaram a valer duas por time e introduziram os cartões amarelos e vermelhos, mas só os amarelos foram usados, pela primeira e única vez em copas, não houve expulsões. O Brasil no grupo três, em Guadalajara, com a Inglaterra, a Tchecoslováquia e a Romênia, estreou em 3/6, contra a Tchecoslováquia, que fez 1X0, o Brasil virou e venceu, 4x1, Jairzinho (2), Pelé e Rivelino, que foram destaques, juntos com o canhoto, Gerson, que fez lançamentos perfeitos, em dois deles sairão gols. O segundo jogo, em 7/6, era contra a Inglaterra, Paulo Cesar, substituiria a Gerson, machucado, foi um jogaço, Banks fechou o gol e fez à famosa e mais bela defesa de todas as copas, após cabeçada de Pelé, mas deu Brasil 1X0, gol de Jairzinho na fase final, após um drible espetacular de Tostão e um passe de Pelé. No terceiro jogo, Brasil 3x2 Romênia, Pelé (2) e Jairzinho. Primeiro colocado do grupo, o Brasil jogaria agora com o Peru, uma ótima partida, no final Brasil 4x2 Peru, gols de Tostão (2), Jairzinho e Rivelino. Veio às semifinais, o adversário seria o Uruguai. Dezenove minutos e Cubillas faz 1x0, Uruguai, em falha Felix, que escorregou na bola mal chutada por Cubillas, mas aos quarenta e quatro minutos, Clodoaldo empatou. Na fase final o Brasil melhorou, com uma defesa sólida, onde Brito pontificava, Felix agora estava bem e Gerson, Clodoaldo, Rivelino, Pelé e Tostão mandavam no jogo. Vinte minutos, Jairzinho faz Brasil 2X1, aos quarenta e três minutos é Rivelino quem marca, final de jogo, Brasil 3x1 Uruguai. Era a hora de sair do Jalisco, em Guadalajara e ir para o Asteca, na Cidade do México, para decidir em 21/6, a Copa contra a Itália. Ambos tinham duas copas, quem vencesse teria a Jules Rimet, definitivamente, O Brasil começou bem, e aos vinte minutos Rivelino cruzou, Pelé subiu e cabeceou, Brasil 1X0; mas aos quarenta minutos, Clodoaldo atrasou de calcanhar, Boninsegna roubou, driblou Felix e empatou, fim da primeira fase. Na fase final, aos vinte minutos, Gerson fez um golaço cortou a zaga e chutou com a famosa canhota, Brasil 2x1; aos vinte e cinco era a vez de Jairzinho, Brasil 3x1; para fechar o placar, Carlos Alberto, aos quarenta e dois minutos recebe de Pelé e marca Brasil 4x1 Itália e a Taça Jules Rimet é do Brasil. Classificação Brasil campeão, 2ºItália,3ºAlemanha Ocidental,4º Uruguai.O artilheiro, com 11 (onze) gols, Muller, da Alemanha Ocidental.                       
  CARTAZ PROMOCIONAL DA COPA DO MUNDO DE 1970

 TIME DO BRASIL TRICAMPEÃO MUNDIAL NO JOGO FINAL CONTRA A ITÁLIA
EM PÉ DA ESQUERDA PARA À DIREITA: CARLOS ALBERTO, FÉLIX, WILSON PIAZZA, BRITO, CLODOALDO E EVERALDO; AGACHADOS,NA MESMA ORDEM, O MASSAGISTA MÁRIO AMÉRICO E JAIRZINHO, GÉRSON, TOSTÃO, PELÉ E RIVELINO

Vídeo dos melhores momentos do jogo final, Brasil 4x1 Itália:

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem  de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire



NOTÍCIAS GERAIS

O Blog do Planalto publicou um novo artigo:

'Governo destinará R$ 220 bilhões do Orçamento ao PAC 2'
httpv://www.youtube.com/watch?v=aDY5ULaVR9s
O governo vai destinar R$ 220 bilhões do Orçamento Geral da União (OGU) paraas obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A
informação foi detalhada em entrevista coletiva pela secretária-executiva
PAC, Miriam Belchior, após a divulgação dos projetos, nesta segunda-feira
(29/3), em Brasília, em cerimônia que teve a participação do presidente
Lula, ministros, governadores e prefeitos. Segundo Miriam, outros R$ 300
bilhões serão investidos por empresas estatais e R$ 46 bilhões virão de
grupos privados. O montante de investimentos para o período 2011/2014 chegam a
R$ 958,9 bilhões.
Você pode ler o artigo completo em:
http://blog.planalto.gov.br/governo-destinara-r-220-bilhoes-do-orcamento-ao-pac-2/

=== Alerta do Google de notícias sobre: governo federal ===

Polícia Federal pede reforço ao governo para combater corrupção
JB Online
É o equivalente a tudo o que o governo federal gastaria, em valores de
hoje, para custear por mais de uma década o Bolsa Família ou, numa só
pancada, ...

Veja todos os artigos sobre este tópico:

http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/03/27/e270320026.asp

Governo Federal permite utilizar FGTS para quitação do consórcio ...
Portal do Jornal A Crítica de Campo Grande/MS
Foi regulamentado pelo Governo Federal o termo que permite que o Fundo de
Garantia do Tempo de Serviço - FGTS - seja utilizado para liquidar,
amortizar ou ...

http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=10611
Veja todos os artigos sobre este tópico:

http://news.google.com/news/story?ncl=http://www.acritica.net/index.php%3Fconteudo%3DNoticias%26id%3D10611&hl=pt-BR

As políticas sociais no Paraná no Governo Requião
Gazeta do Povo
... com a quitação de sua conta de luz quando o consumo mensal não
ultrapassar a 100 kWh (inscritas no Bolsa Família ou outro programa do
Governo Federal). ...

http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=987030&tit=As-politicas-sociais-no-Parana-no-Governo-Requiao
Veja todos os artigos sobre este tópico:

http://news.google.com/news/story?ncl=http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml%3Ftl%3D1%26id%3D987030%26tit%3DAs-politicas-sociais-no-Parana-no-Governo-Requiao&hl=pt-BR
Candidatos discursam em evento sobre a saúde e não passam do lugar ...
Cidade Biz
Não ocorreu a nenhum deles que já havia ali uma clara distorção: a
concentração no governo federal de verba e decisão de um serviço
tipicamente municipal, ...

http://cidadebiz.oi.com.br/paginas/51001_52000/51904-1.html
Veja todos os artigos sobre este tópico:

http://news.google.com/news/story?ncl=http://cidadebiz.oi.com.br/paginas/51001_52000/51904-1.html&hl=pt-BR

Dilma e Serra têm empate técnico
O Dia Online
“Isso se deve às parcerias que estão sendo realizadas entre o governo
do estado eo governo federal, como as obras que estão acontecendo no Rio
de Janeiro, ...

http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/3/dilma_e_serra_tem_empate_tecnico_em_pesquisa_71864.html
Veja todos os artigos sobre este tópico:

http://news.google.com/news/story?ncl=http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/3/dilma_e_serra_tem_empate_tecnico_em_pesquisa_71864.html&hl=pt-BR

União não fiscaliza mais de R$ 17 bilhões em repasses
O Globo
O governo federal não sabe o destino de R$ 17,3 bilhões repassados a
estados, municípios, ONGs e centrais sindicais. Levantamento do Tribunal
de Contas da ...

Veja todos os artigos sobre este tópico:
http://news.google.com/news/story?ncl=http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/03/27/uniao-nao-fiscaliza-mais-de-17-bilhoes-em-repasses-278680.asp&hl=pt-BR

Educação como plano estratégico do desenvolvimento do País
Paraná-Online (Assinatura)
Governo federal e sociedade civil realizam do dia 28 de março a 1.º de
abril talvez a mais importante conferência da história do País: a II
Conferência ...

http://www.parana-online.com.br/colunistas/3/75488/
Veja todos os artigos sobre este tópico:

http://news.google.com/news/story?ncl=http://www.parana-online.com.br/colunistas/3/75488/&hl=pt-BR
As muitas vozes da Teia 2010
Vermelho
O grande encontro dos participantes do programa Cultura Viva, do Governo
Federal, vem reunindo em Fortaleza anunciados 2500 representantes de Pontos
de ...

http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_noticia=126673&id_secao=61
Veja todos os artigos sobre este tópico:

http://news.google.com/news/story?ncl=http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php%3Fid_noticia%3D126673%26id_secao%3D61&hl=pt-BR
Indígenas divergem opiniões sobre nova Secretaria de Saúde
Portal Amazônia
BOA VISTA - Uma medida provisória do governo Federal criou,nesta semana, a
Secretaria Nacional de Políticas de Saúde para os Índios. Com a nova
instituição, ...

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=102667
Veja todos os artigos sobre este tópico:
http://news.google.com/news/story?ncl=http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php%3FidN%3D102667&hl=pt-BR

Ministros candidatos aumentam em 110% liberação de verbas a seus ...
Estadão
O levantamento, feito pelo Estado no Portal Transparência, do governo
federal, levou em conta apenas recursos efetivamente liberados, ou seja,
...

Veja todos os artigos sobre este tópico:
http://news.google.com/news/story?ncl=http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100328/not_imp530247,0.php&hl=pt-BR

=== Alerta do Google de blogs sobre: governo federal ===
BRASIL! BRASIL!: Polícia Federal pede reforço ao governo para ...
de Nogueira Jr.
... Desvios de Verbas Públicas e o Serviço de Repressão às Fraudes e
Licitações, ferramenta indispensável para penetrar no sutil mundo das
concorrências públicas onde atuam as empreiteiras e os grandes
fornecedores do governo federal. ...

BRASIL! BRASIL!
http://nogueirajr.blogspot.com/



Alagoas em Tempo Real
Motta lembrou que a meta é reduzir a mortalidade infantil em 10% a cada
ano, 5% a mais que o determinado pelo governo federal. As medidas adotadas
já começaram a dar resultado. ”Vamos trabalhar para garantir o direito
humano à ...

Alagoas em Tempo Real - RSS Últimas...
http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=ultimas_noticias

O Blog do Planalto publicou um novo artigo:

'Prefeitos apostam na implantação da segunda fase do PAC'
Representados pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, 228 gestores de
prefeituras com mais de cem mil habitantes estiveram presentes ao lançamento da
segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, hoje (29/03)
em Brasília. Confira aqui o nosso infográfico sobre o programa.
Ao destacar a atenção dada às cidades no Programa, Paes disse que "a vida
nas cidades melhorou, doa a quem doer. A vida no campo melhorou, doa a quem
doer. Essas ações continuam porque melhoraram a vida." O prefeito do Rio foi
muito aplaudido quando afirmou que "o PAC não olha a cor partidária".
O Blog do Planalto conversou com alguns prefeitos presentes ao lançamento do
PAC 2, confira a seguir:
O prefeito de Alvorada (RS), João Carlos Brum, citou a regularização
fundiária de áreas degradadas e a duplicação de uma importante rodovia em
seu município com recursos do PAC 2. "Temos que nos qualificar, apresentar os
projetos e conquistar esses recursos”, disse ele:

httpv://www.youtube.com/watch?v=KZmPTidd9lk
Você pode ler o artigo completo em:
http://blog.planalto.gov.br/prefeitos-apostam-na-implantacao-da-segunda-fase-do-pac/

HISTÓRIA

Dr. Sigmound Froid, o pai da Psicanálise, também tinha suas manias

O GRANDE FREUD E ALGUMAS DE SUAS LOUCAS MANIAS

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, era um austríaco, nascido em 06 de maio de 1856, em Freiberg, na cidade de Moravia, que hoje se chama Pribor e pertence à República Tcheca e morreu em 23 de setembro de 1939, com oitenta e três anos, em Londres na Inglaterra. Alguns estudiosos, biógrafos da vida de Freud, dizem que o famoso psicanalista era um homem que em determinados momentos, parecia atormentado, tal o número de estranhas manias e tiques nervosos que ele possuía. Segundo esses estudiosos era comum ver Freud coçar a ponta do queixo, por longos minutos seguidos; outra de suas manias era a de só conseguir conciliar o sono agitando continuadamente os pés, até conseguir dormir; outra de suas manias, uma das mais estranhas entre todas as que ele possuía, acontecia na parte das manhãs, quando assim que acordava, pegava o relógio que sempre estava adiantado vinte e cinco minutos e o acertava, para em ato contínuo adiantá-lo novamente em vinte e cinco minutos; outra de suas estranhas manias, segundo alguns biógrafos, era a de ao receber um paciente, por na mão um lápis e sempre que ele dava o tom à conversa, falando, ou questionando o paciente, ele batia insistentemente com aquele lápis na testa, até terminar o questionamento ou o assunto, cessando imediatamente essa prática, quando a palavra era passada ao paciente,para retomá-la da mesma forma imediatamente, quando ele, Freud, retomava o rumo da conversa.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

CURIOSIDADES

O PÁSSARO DOS POETAS


A Cotovia, pássaro emblemático da poesia

A cotovia é um pequeno pássaro encontrado na Europa e em parte da região norte da África, tem hábitos migratórios e sua alimentação basicamente é formada por pequenas sementes, porém, no período do acasalamento, ela também se alimenta de pequenos insetos. A cotovia raramente pousa em árvores, prefere pousar sobre as pedras, tocos cortados, fiações, cercas ou ainda no chão, onde sua cor de tom acastanhado às vezes a confunde com o solo, dependendo das cores formadas pela sedimentação dos terrenos. Esta ave é emblemática para os poetas. Quando chega o fim da madrugada e a alvorada se inicia, para a introdução das manhãs, a cotovia põe-se a trinar de forma maravilhosa e o seu canto é tão soberbo e tão magnificamente mavioso, que os poetas europeus a escolheram como símbolo da poesia. Por isso, a cotovia simboliza a beleza das poesias e por extensão, simboliza também, os poetas e as suas inspirações mais românticas.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem deYuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

segunda-feira, 29 de março de 2010

PROGRAMA IDÉIAS E SOLUÇÕES

O Programa Idéias e Soluções, apresentado pelo Professor Nilo Sérgio, na Rádio Brasil Rural FM, 105,5, recebeu na sexta feira, dia 23/03/2010, a visita da Dra. Marise Galdio, advogada e presidente da Comissão de Mulheres Advogadas da OAB - Teresópolis. Durante o programa, a convidada explicou como funciona esta comissão, que já existe em diversas cidades do Brasil, onde a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil tem representação, disse ainda, que a própria OAB foi quem criou este setor destinado à mulher, dentro da instituição e que a mesma é regimental. A Dra. Marise Galdio, disse que, um dos principais objetivos da comissão é a busca dos direitos de igualdade para a mulher nas questões referentes ao direito. Continuando, ela disse que a Comissão de Mulheres Advogadas vem recebendo mulheres com diversos problemas na sociedade, entre elas, mulheres vítimas de violência no lar ou fora dele, mulheres que buscam a comissão para serem orientadas como resolver problema de direitos trabalhistas, e outros problemas. Segundo a Dra. Marise Galdio, a comissão atende mulheres de qualquer idade e até mesmos menores de idade são atendidas. Segunda a advogada, depois ouvir as queixas, a comissão orienta e encaminha as mulheres, ao órgão competente para resolver o problema. A advogada, Dra. Marise Gáldio, disse ainda que, os atendimentos são sempre feitos as segundas feiras, na parte da tarde, mas antes, é necessário telefonar para a OAB, telefone 2742-2567 e falar com a atendente, Henrieth, para agendar uma entrevista.

BAHPF/YBSHPF

NOVA LEI AMBIENTAL PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O Governador Sérgio Cabal Filho sancionou na sexta feira, dia 26 de março de 2010, a lei 5669, que determina que as indústrias que emitem líquidos poluentes sejam obrigadas a instalar caixas de inspeção. A medida segundo o INEA-Instituto Estadual do Ambiente, tem a finalidade de proporcionar a visualização e a análise das substâncias geradas por essas indústrias. A engenheira do INEA, Érika Cantanhede disse: “Não basta haver estação de tratamento nessas empresas. A caixa de inspeção permite a visualização da aparência dos efluentes, pois além das análises de concentração e outras previstas na legislação ambiental existem regras, como as de caráter visual, que legitimam a proibição de coloração desses efluentes”, concluiu. Agora essas empresas têm um prazo de noventa dias, a contar da data em que a lei foi sancionada, para se adaptarem a essas novas regras. A violação ou o não cumprimento das novas medidas estabelecidas na lei é passível de penalidades previstas na legislação do meio ambiente, em vigor. O deputado Mario Marques foi o autor do projeto.

Governador Sérgio Cabral Filho,sancionou semana passada uma nova lei ambiental


Deputado Mário Marques autor do projeto da nova lei ambiental

 
BAHPF/YBSHPF

CRIANÇAS AJUDAM O MEIO AMBIENTE

As Secretarias de Educação e do Meio Ambiente de Teresópolis, em parceria, promoveram junto com vinte e cinco crianças, da rede municipal de ensino de Teresópolis, uma ação benéfica para o meio ambiente, na semana passada. A ação foi patrocinada pela Ampla, concessionária de energia elétrica e teve lugar no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, onde vinte e cinco alunos da escola municipal Estado de Israel, no Jardim Salaco, colocaram na natureza mudas de árvores, nativas da Mata Atlântica. Os alunos tiveram a orientação de funcionários das secretarias do Meio Ambiente e de Educação, de Teresópolis. A defesa civil de Teresópolis, também ajudou na orientação dos estudantes.

A Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn orienta as crianças no plantio das mudas no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis



 
 
BAHPF/YBSHPF

NOTÍCIAS GERAIS

O Blog do Planalto publicou um novo artigo:


'Luz para Todos'

Foram atendidos 100 mil quilombolas, 103 mil indígenas e um milhão de
assentados da reforma agrária, além de 11.853 escolas rurais. No total, 11,2
milhões de brasileiros foram beneficiados.
Você pode ler o artigo completo em:
 http://blog.planalto.gov.br/luz-para-todos/
 
 
O Blog do Planalto publicou um novo artigo:

'Pescadores e aquicultores agora contam com o apoio da Embrapa para melhorar
atividade'

Os setores de pesca e aquicultura vão contar a partir do dia 30 de março com
um reforço e tanto para desenvolverem suas atividades no País: será criada,
em Palmas (TO), a Embrapa Aquicultura e Pesca, com a função de dar
assistência técnica e desenvolver pesquisas. O anúncio foi feito pelo
ministro da Pesca e [...]

Você pode ler o artigo completo em:
  http://blog.planalto.gov.br/pescadores-e-aquicultores-agora-contam-com-o-apoio-da-embrapa-para-melhorar-atividade/


O Blog do Planalto publicou um novo artigo:

'Pré-sal: discussão sobre royalties não pode atrapalhar aprovação de marco
regulatório'

Não é justo que a questão dos royalties atrapalhe o fato essencial, que é a
aprovação do marco regulatório do Pré-sal, afirmou o presidente Lula em
entrevista exclusiva concedida ao jornal A Tarde, de Salvador (BA), e publicada
nesta sexta-feira (26/3). É preciso ter sensatez em relação à votação dos
projetos do marco regulatório no Congresso, disse Lula na entrevista.
Lula afirmou ainda que a riqueza do Pré-sal não pode ser consumida para
resolver gastos correntes das prefeituras. "A riqueza do Pré-sal é enorme, mas
não é infinita. Por isso temos de garantir um destino que ajude o País a se
desenvolver e crie uma poupança para as gerações futuras", disse ele.

Leia aqui a íntegra da entrevista concedida ao jornal A Tarde.
Você pode ler o artigo completo em:
 http://blog.planalto.gov.br/pre-sal-discussao-sobre-royalties-nao-pode-atrapalhar-aprovacao-de-marco-regulatorio/
 
 
 
O Blog do Planalto publicou um novo artigo:

'Petrobras lança campanha institucional na TV'

Dois vídeos produzidos sob encomenda da Petrobras foram apresentados nesta
sexta-feira (26/3) durante a inauguração do Gasoduto Sudeste-Nordeste
(Gasene), em Itabuna (BA). O vídeo traz depoimentos de funcionários da
empresa, que revelam seu dia-a-dia de trabalho.

Confira:httpv://www.youtube.com/watch?v=MB5sY0k78Jk


Você pode ler o artigo completo em:
http://blog.planalto.gov.br/petrobras-lanca-campanha-institucional-na-tv/
 
Fonte: Blog do Planalto

sexta-feira, 26 de março de 2010

NOTÍCIAS GERAIS

A HORA DO PLANETA

No sábado, dia 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participará oficialmente da "Hora do Planeta". Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global. A "Hora do Planeta" começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes.
Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.


SAIBA COMO PARTICIPAR

 Existem diversas formas de participação. A primeira delas é se cadastrar no site oficial do movimento internacional: www.horadoplaneta.org.br. O cadastro dos participantes é a principal maneira que se tem de avaliar quantas pessoas apagarão as luzes. Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta. Os nomes das empresas cadastradas vão aparecer na página Apoiadores neste site.
Participe! E espalhe a divulgação da "Hora do Planeta" para o maior número possível de pessoas.

 FIQUE POR DENTRO: http://www.horadoplaneta.org.br/

Fonte:horadoplaneta.org

NOTÍCIAS GERAIS

O PT do estado do Rio de Janeiro realiza, neste domingo (28), as prévias para decidir quem será o candidato do partido ao Senado. Disputam o pleito a secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva, e o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias.

Em Teresópolis a votação acontecerá no Hotel Várzea (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 55) das 9h às 17h. Podem votar nas prévias todos aqueles que estiverem filiados a mais de um ano no partido.

Fonte:Rodrigo Mathias
Secretário de Comunicação do PT de Teresópolis

NOTÍCIAS GERAIS

'MP transforma CGU e secretarias em órgãos essenciais da Presidência da
República'

A Controladoria-Geral da União (CGU) e as secretarias de Direitos Humanos,
Políticas para as Mulheres, Políticas de Promoção da Igualdade Racial e
Portos foram transformadas em órgãos essenciais da Presidência da República
esta semana com a assinatura da Medida Provisória pelo presidente Lula. Assim,
esses órgãos se juntam à Casa Civil e às secretarias Geral, [...]

Veja mais em:http://blog.planalto.gov.br/mp-transforma-cgu-e-secretarias-em-orgaos-essenciais-da-presidencia-da-republica/

Fonte:Blog do Planalto

NOTÍCIAS GERAIS

Prezados colegas da imprensa:
Neste sábado, dia 27, acontecerá a 3ª edição do projeto Prefeito nos Bairros. Será no CIEP da Barra do Imbuí, localizado na Av. Presidente Roosevelt, a partir das 9h. O Prefeito Jorge Mario e os secretários do Governo Municipal estarão no local atendendo à população.
CONTAMOS COM A SUA COBERTURA!

Fonte:Fabiana Fuchs
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Teresópolis
(21) 2742-3229 / 2742-8773
comunicacao@teresopolis.rj.gov.br

NOTÍCIAS GERAIS

'Segunda fase do PAC terá dois milhões de casas'

No segundo compromisso de sua agenda hoje em São Paulo - entrega de 106
apartamentos de unidade habitacional em Osasco que faz parte do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC) -, o presidente Lula afirmou que não há
cidade brasileira que não tenha obra do governo federal atualmente. E o volume
vai aumentar com o [...]

Veja mais em:http://blog.planalto.gov.br/segunda-fase-do-pac-tera-dois-milhoes-de-casas/

Fonte:Blog do Planalto

NOTÍCIAS GERAIS

Pauta: Minc prestigia inauguração da Estação Elevatória de Esgoto no Rio


25/03/2010
Pauta: Ministro Carlos Minc prestigia inauguração da Estação Elevatória de Esgotos do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro
Quando: sexta-feira, 26 de março, às 8h30
Onde: Av. Gláucio Gil, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ)
Nesta sexta-feira, 26 de março, às 8h30, o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, participa da inauguração da Estação Elevatória de Esgotos do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22, e também terá a presença do governador Sérgio Cabral, do prefeito da cidade, Eduardo Paes, da secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, e do presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Wagner Victer.
A inauguração marca a implantação do novo sistema de esgotamento sanitário do bairro, que representa um investimento da ordem de R$ 70 milhões com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). A elevatória está capacitada para receber e transportar para a Estação de Tratamento da Barra da Tijuca, e posteriormente ao Emissário Submarino, até 1.200 litros de esgoto por segundo, podendo beneficiar uma população futura de até 240 mil habitantes.
A obra vai ao encontro dos compromissos assumidos pelo País junto ao COI (Comitê Olímpico Internacional), para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrerão na capital fluminense.
Em seguida, às 11h, o ministro vai participar da 7ª Reunião do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa). Na ocasião será lançado o livro Amazônia em debate: oportunidades, desafios e soluções , que é resultado de uma série de encontros com 32 especialistas e traz propostas para um novo modelo de desenvolvimento na região que pode contribuir na administração do Fundo Amazônia. O BNDES é gestor do Fundo, que conta, atualmente, com uma carteira de cerca de 50 projetos, dos quais cinco já foram aprovados. A reunião vai acontecer na Sala de Reuniões da Diretoria do BNDES ( Av. República do Chile, 100- Centro).
Às 12h, Carlos Minc participa ainda do 6º Encontro da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA/RJ -Rua do Russel-nº1, Glória), e às 14h, vai integrar o I Colóquio sobre Mudanças Climáticas, evento paralelo do V Fórum  Urbano Mundial, no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro( Rua Santa Luzia, 732, Centro).
Fonte:Daniela Mendes
Assessoria de Comunicação
Ministério do Meio Ambiente

+5561-2028.1227/1754
daniela.mendes@mma.gov.br

NOTÍCIAS GERAIS

Ritmo do desmatamento mundial retrocede pela primeira vez em 10 anos
AFP
Um dos dados mais importantes do estudo é o de que o Brasil, com uma
superfície de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, grande parte deles
cobertos pela ...

Veja mais em: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5g_KtVglBi0vGraMK6kqFJUxQfiPw

Fonte:Google


OIT: para mais de 20% dos trabalhadores, jornada passa de 48 horas ...
G1.com.br
Gênero e idade, segundo a pesquisa, parecem ser fatores importantes para
determinar a duração do trabalho. “Os homens tendem a executar jornadas
mais longas ...

Veja mais em:http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1543216-9356,00-OIT+PARA+MAIS+DE+DOS+TRABALHADORES+JORNADA+PASSA+DE+HORAS+SEMANAIS.html

Fonte: Portal G1-Globo

NOTÍCIAS GERAIS

Justiça: SUS terá que fornecer remédios para hipertensão pulmonar
Extra Online
A decisão partiu de uma ação do Ministério Público Federal (MPF), que
alegou que o Estado de São Paulo já adotou diretrizes que incluem os
remédios no ...

Veja mais em :http://www.sidneyrezende.com/noticia/79175+ministerio+publico+recomenda+proibicao+de+voos+duplos+de+asa+delta

Fonte:Jornal Extra

NOTÍCIAS GERAIS

'Segunda fase do PAC terá dois milhões de casas'

No segundo compromisso de sua agenda hoje em São Paulo - entrega de 106
apartamentos de unidade habitacional em Osasco que faz parte do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC) -, o presidente Lula afirmou que não há
cidade brasileira que não tenha obra do governo federal atualmente. E o volume
vai aumentar com o [...]

Você pode ler o artigo completo em:
http://blog.planalto.gov.br/segunda-fase-do-pac-tera-dois-milhoes-de-casas/'

Fonte:Blog do Planalto

CURIOSIDADES


TAPAH UM DESCONHECIDO, RARO E DELICIOSO PEIXE
Tapah em seu habitat natural



Um pescador de sorte com o seu Tapah


Alguns gourmets, especialistas em carnes de peixe, que tiveram a sorte de degustar o Tapah, consideram este peixe, como o mais saboroso peixe do mundo. Segundo eles, sua carne tem um sabor único e inigualável. Mas, por que então o Tapah é tão pouco conhecido nas artes culinárias? E por que até mesmo muitos apreciadores de carnes de peixe, desconhecem a sua existência? Acontece que o Tapah, ou Ikan Tapah, como também é conhecido, é um peixe de água doce raríssimo, que é encontrado em poucos lugares, sua ocorrência maior está em alguns rios da Ilha de Bornéu, na Ásia. Além de tudo isso, o Tapah, que tem hábitos noturnos, é astuto, não se deixando apanhar com facilidade. Mesmo os nativos da Ilha de Bornéu, acostumados com a sua pesca, tem dificuldades para encontra-los e para pega-los. Por isso, é tão pouco conhecido. Seu nome científico é Attu Wallago, mas mesmo a ciência, sabe pouco sobre ele.   

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

MEDICINA ORTOMOLECULAR


UMA TÉCNICA AVANÇADA DE MEDICINA ALTERNATIVA OU UMA FRAUDE?

Dr. Linus Pauling, criador da Medicina Otomolecular




Dr. Daniel Tabak,famoso hematologista,que fez críticas ao médico otomolecular do Rio



Assistimos neste final de semana em rede nacional de televisão, uma reportagem sobre medicina ortomolecular, técnica usada em muitos países, incluindo o Brasil. A medicina ortomolecular, criada no início dos anos sessenta, por um bioquímico, o famoso Dr. Linus Pauling, duas vezes Prêmio Nobel, só muito tempo depois chegou ao Brasil. A medicina ortomolecular, tem como alguns de seus objetivos principais, restabelecer o equilíbrio químico do organismo, combatendo os radicais livres; neutralizar efeitos tóxicos de diversas substâncias, entre elas o fumo, proporcionando uma melhor qualidade de vida; tratar as deficiências de nutrientes no organismo e tratar a obesidade, evitando a diabetes, entre outros.  Diferente de outros tratamentos de medicina alternativa, como a acupuntura e a fitoterapia, por exemplo, que são aceitas sem maiores questionamentos por parte dos médicos tradicionalistas, a medicina ortomolecular, ao contrário, vem causando polêmica entre estes profissionais e, entre eles, poucos acreditam na eficiência do tratamento, muitos até alertaram, durante a reportagem mostrada na televisão, para os riscos que correm as pessoas que buscam este tipo de tratamento. Realmente, durante a reportagem constatamos diversos absurdos ditos e até mesmo receitados, por profissionais que empregam esta técnica. A reportagem foi realizada em quatro clínicas de medicina ortomolecular, em algumas capitais de estados da federação, por uma repórter, que se fez passar por  paciente. Foi constatado que em muitas dessas clínicas, os responsáveis pelo tratamento, nem médicos eram, alguns são terapeutas. Em uma dessas clínicas, uma terapeuta examinou a repórter e depois de fazer um diagnóstico estapafúrdio, indicou remédios caros, que deveriam ser manipulados em um laboratório, pertencente a um sócio da clínica.  Em uma clínica no Rio, foi um médico que atendeu a repórter e chegou a dizer que o seu problema de sangue decorria do fato de que ela, ou sua mãe, ou ainda a sua avó haviam freqüentado o espiritismo. Realmente um absurdo, um diagnóstico sem pé e sem cabeça. Depois de “diagnosticar” a “paciente”, ainda vendeu a ela diversos medicamentos, o que é irregular, já que é proibido por lei, o comércio de medicamentos, em clínicas médicas, (a terapeuta de São Paulo, também vendeu os remédios). Na clínica do Rio os remédios custaram R$ 3.100,00 (Três mil e cem reais), para o tratamento por um mês e o médico ainda disse que, para o caso daquela “paciente”, a repórter, o tratamento tinha que ser de no mínimo dois meses. Esses remédios foram enviados a um laboratório credenciado pela ANVISA, para análises e os resultados devem sair dentro de poucos dias. O mesmo profissional, do Rio, em um dado momento da reportagem, disse que a “paciente”, precisava receber injeção de água oxigenada na veia. Para tal absurdo, o conceituado médico hematologista, Doutor Daniel Tabak, disse que a água oxigenada é para aplicação externa e só mesmo na cabeça daquele homem, ela poderia ter uso injetável, uma barbaridade. Apesar da reportagem, alguns profissionais e até pacientes adeptos da medicina ortomolecular, disseram que a técnica é séria e eficaz e que apesar do grande número de irresponsabilidades, desconhecimentos e explorações, mostradas na reportagem, ainda sim, são casos isolados, onde charlatões e pessoas desqualificadas e irresponsáveis procuram tirar proveito, explorando pessoas leigas e inocentes, que procuram por um tratamento sério na medicina ortomolecular. Agora a sociedade brasileira, espera as providências que devem ser tomadas por parte dos órgãos e das autoridades competentes no assunto, esperando que caso a medicina ortomolecular tenha sua eficácia comprovada cientificamente, que ela seja reconhecida pelo Conselho Nacional de Medicina, de forma total e não com ressalvas (por que ressalvas?), como acontece atualmente, regulamentando, normatizando e principalmente fiscalizando a sua prática, para que outros absurdos, como os expostos acima, não voltem acontecer. Em caso contrário, ou seja, se cientificamente a eficácia da medicina ortomolecular, não for comprovada, o que passa a ser uma fraude, que ela então seja proibida em todo o território nacional e, que aqueles que insistirem em sua prática, sejam processados na forma da lei, por charlatanismo e sejam levados às barras dos tribunais e até as prisões.

BAHPF/YBSHPF